quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Problemas na fronteira com o México


Saimos cedo de Corpus Christi, TX em direção ao México, pois sabemos que os trâmites de fronteira são sempre complicados e nossa intenção era chegar em Ciudad Victoria com luz do dia ainda. Mas os planos mudaram por causa da demora nos dois lados da fronteira.

Com essa paisagem de Mad Max, demos nosso adeus aos EUA

Sair dos EUA que seria simples já acabou demorando uma hora. Como realizamos a importação temporária do carro, queríamos avisá-los para cancelá-la, mas não sabíamos se precisávamos fazer alguma coisa. Estadunidense é engraçado, eles sempre seguem um padrão de atendimento e como saimos do padrão eles não sabiam o que fazer com a gente. Nessa fronteira, a maioria das pessoas que passam com carro ou vai só ficar na fronteira e voltar logo ou tem a intenção de vendê-los no México. No final, descobrimos que para quem está nessa situação de viajante com próprio carro, o melhor é sair do país sem cancelar a importação do carro mesmo. Afinal de contas, o documento da importação temporária ficou com a gente e um policial nos acompanhou até a fronteira para ver se iamos sair mesmo do México.


Não fomos bem vindos ao México.

Chegando no México, em Matamoros, aí que a coisa complicou. Mas dessa vez, a questão não era inexperiência das pessoas. Foi malandragem mesmo. Ninguém pediu dinheiro para a gente, afinal de contas vários cartazes espalhados e um telefone para denúncia de servidores corruptos intimidam. Mas que eles esperaram que que gente abrisse a carteira para agilizar o processo, isso esperaram. Afinal de contas, nada justifica uma espera de cinco horas para realizar uma importação temporária com tanta gente trabalhando e só nós pra atender.
Tiraram até foto do carro para saber o que fazer com o veículo, encresparam com o licenciamento. Pediram até o recibo de compra do carro. Fala sério, hein galera! O negócio de vocês era dindin. Mas nós não podemos mostrar que estamos com pressa, nem com fome; esperamos e no final não levaram nada além das taxas e impostos legais.

Será que funciona?



Mas o pior estava por vir. Quando fomos fazer a nossa entrada, mas o simpático da aduana olhou para nossa cara e nos deu 30 dias de permanência, pois segundo ele não somos turistas, estamos em trânsito! Falamos que como turista precisávamos de pelo menos dois meses. O cara ficou bravo, afinal de contas, estávamos discutindo com uma autoridade. E não teve jeito, nosso visto foi de 30 dias mesmo.
Com isso, apesar de não gostarmos de cair no estereótipo de um povo, os mexicanos já deram seu recado: um povo autoritário, burocrático, que não estão preocupados em atender o turista e que gostam de propina. Só de resgatar essas histórias para escrever aqui no blog, minhas mãos ficam geladas de nervoso. Que ódio!
No final, saimos tarde de Matamoros, sem almoçar e acabamos mudando nosso destino, que de manhã era Ciudad Victoria para Monterrey.
A orientação de não dirigir a noite em estradas no México faz muito sentido. Aparentemente, eles estão numa guerra declarada contra o narcotráfico e vimos uma forte presença militar com armamento pesado. Coisa que se vê em noticiários sobre a guerra no oriente médio. Isso nas estradas e cidades. Perguntamos no hotel de Monterrey e eles disseram que isso é super comum. Mas até hoje estranhamos, mesmo também morando num país com problemas com drogas e segurança.

Em todas as cidades, em todas as estradas

Resumindo: tinhamos feito um roteiro pelo México e tivemos que mudar, concentrando nesses poucos 30 dias. Azar dos mexicanos, que perdem dois viajantes super gente boa que poderiam ficar mais tempo em seu país, gastando na sua moeda.
Para os viajantes de carro, fica o recado: além dos documentos, o mais importante é a paciência!

Seguem os documentos que necessitam ser apresentados na fronteira e os valores das taxas (informações referentes a setembro/2012).
Para pessoas: o passaporte brasileiro com o visto dos EUA válido é o suficiente. Mas isso muda conforme o humor da embaixada deles. Portanto verifique essa informação antes de cair na estrada. Pagamos uma taxa de 294 pesos mexicanos por pessoa; pelo que descobrimos essa taxa é paga apenas em fronteiras terrestres.
Para o veículo: original e cópias do documento do carro, CNH, passaporte. Pagamento de taxa para a importação temporária de U$ 48,84. O seguro do carro não é obrigatório mas é recomendável e fizemos contra terceiros. Além disso, você deixa um depósito de U$ 400 (em moeda ou no cartão de crédito); esse valor será devolvido na saída do México.

5 comentários:

  1. Que aventuras! E eu que pensava que para entrar nos E.U.A é que era complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Marta. A diferença é que nos EUA os funcionários são profissionais. Aqui no México, não!
      Um abraço!

      Excluir
  2. Olá, estou acompanhando a aventura de vcs há algum tempo, gostaria de alertá-los, caso vcs já não saibam, mas o México é super perigoso na região de Chiapas, próximo a San Cristobal de Las Casas, próximo ao Sitio Arqueológico de Palenque (que é lindo). Eu e meu marido fomos assaltados(o ônibus que estávamos) na nossa lua-de-mel, pelos Zapatistas (diziam ser) que habitam naquela região, foi muito tenso, e depois ouvimos muitas histórias sobre assaltos e sequestros de turistas por lá. É uma região do tráfico de drogas intenso, na fronteira da Guatemala. Não sei quais são os seus planos de viagem, mas fica a dica. Se fossemos resumir o México em uma palavra, seria "propina"!!! Tô adorando a viagem de vcs. Boa sorte! Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Obrigada pela dica e por acompanhar nosso blog. Já saimos do México e passamos por San Cristobal de las Casas e por Palenque. Não tivemos problema algum mas ouvimos vários relatos sobre isso. O que fazemos sempre é perguntar aos locais sobre as condições da estrada e sempre, sempre viajar de dia. Essa região é linda mas o México é um país muito complicado. Torcemos para que suas próximas viagens tenham lembranças melhores do que essa - ninguém merece passar por isso, principalmente na lua de mel. E como curiosidade: se quiser acompanhar nossos passos em tempo real, clique no link no topo da página que se chama Onde estamos~`. Um beijo!

      Excluir
  3. Ola! Acabei de encontrar o seu site no Drive The Americas. Eh muito bom ler sobre as suas aventuras. Eu e a minha esposa estamos fazendo uma viagem paracida a vcs. Estou muito feliz encontrar outros quem sao locos como nos ;) rsrsrs. Eu sou Americano de chicago, e a minha esposa eh Brasileira de Cubatao, SP. Ja fomos ao Alaska e vamos entrar no Mexico apos o Natal pelo California. Pretendemos chegar em Santos/Cubatao no 2014 e morar la por um tempo. Obrigado pelos licoes e dicas que vcs compartilham aqui no blog, aqui nos estados unidos todo mundo acha que o Mexico eh o iferno e que a gente vai morrer. Entao, fico contente ouvir que voces e outros estao fazendo essa viajem agora mesmo sem problemas. Boa viajem, e fique com Deus! Um Abraco! Johnny and Patricia www.wandaroundtheworld.com

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...