sábado, 13 de outubro de 2012

Os primeiros destinos no México


As primeiras cidades por onde passamos no México foram Monterrey e San Luis Potosí. Mas dessas duas cidades não aproveitamos nada. Foram apenas pontos de parada de estrada. Como já falamos no post anterior, tivemos que cortar e reduzir várias cidades por conta do visto.
A primeira cidade que conhecemos foi San Miguel de Allende. Uma cidade muito bonitinha, com casarões preservados e muita, muita cor. Bom, o México inteiro é colorido mas foi em Allende que percebemos essa característica do país.

San Miguel de Allende


Ainda estávamos nos acostumando com o México e reorganizando nosso roteiro para caber tudo em 30 dias. Portanto, não fizemos grandes passeios além de flanar pela cidade observando a arquitetura de suas casas e igrejas. Mas valeu só por termos parado na pracinha central, sentar e tomar um café expresso decente em xícara de porcelana, que foi bom demais depois de meses de chafé estadunidense em copinho de papel.


Também visitamos o lindo santuário de Atotonilco, que se localiza a 11 km ao norte de San Miguel. O santuário é muito importante para os mexicanos e faz parte de uma rota de peregrinos. É pequeno mas muito bonito. Vale a passagem.

Atotonilco

Saímos de San Miguel e fomos para Guanajuato, outra cidade muito simpática. O centro dela fica em colinas, portanto prepare suas pernas para subir e descer bastante. O mais legal de Guanajuato foram os túneis subterrâneos que foram construídos aproveitando um antigo leito de rio. É impressionante aquele monte de ruas indo e vindo, tudo isso por baixo da cidade. Se você não estiver de carro, vale procurar uma das entradas para dar uma olhadinha. A sensação é de estar perdido em alguma cidade medieval européia.

Guanajuato

Como não encontramos um camping decente, decidimos continuar a viagem até Guadalajara e ficamos super pouco em Guanajuato. Mas tem alguns lugares bacanas para serem vistos como por exemplo, o museu e casa de Diego Rivera.
Em Guanajuato, não tomamos café. Mas tomamos um caldo de camarão imperdível no mercado central. Sem miséria no camarão que era graúdo, por MX 50 (menos de R$10) pra duas pessoas. Terminando com um picolé de manga com cobertura de pimenta.


Um detalhe que vale a pena ser lembrado é que tanto San Miguel quanto Guanajuato são péssimas para dirigir e estacionar. Vale a pena deixar o carro distante e pegar um dos transportes públicos (vans) até o centro, porque assim você passeia sem se estressar com o trânsito.

2 comentários:

  1. Ai que delícia o México. Sou doida pela cultura e pela alegria desse país!!!! San Miguel Allende e Guanajuato foram duas cidades que amei ter conhecido. Guadalajara nem tanto. Divirtam-se muito e tomem cuidado em alguns trechos!

    Beijo

    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Estou ansiosa pelos próximos posts. Bj

    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...