sábado, 27 de outubro de 2012

A bebida dos deuses



Você gosta de chocolate? Muito ou pouco? Não importa o quanto, quando visitar Oaxaca não perca as lojas que preparam o chocolate na hora para você.
O chocolate nasceu das mãos dos Maias, que com as sementes do cacau faziam uma bebida amarga, que se chamava xocoatl. As sementes do cacau eram tão valiosas que valiam como moeda e apenas os ricos tinham direito de tomar essa iguaria. Já naquela época, a bebida era conhecida por dar energia e ser afrodisíaca.

A semente torrada parece café


Hoje, o chocolate como conhecemos não deve lembrar muito o chocolate da época dos maias, pois é acrescido de açúcar e leite. Mas com as alterações que ele sofreu, caiu no gosto popular e hoje é apreciado por todos, sem discriminação.
Tivemos a oportunidade de conhecer os chocolates belgas, a ultra sofisticação do produto maia, saboroso e macio. Eles são famosos por sua qualidade no mundo inteiro.
Mas qual não foi nossa surpresa em conhecer o chocolate feito na hora na cidade de Oaxaca. Uma prensa simples moe as sementes de cacau torradas. Junto a semente, eles colocam alguns paus de canela e favas de baunilha, para dar tempero. Essa moagem produz um líquido escuro e forte (pudemos provar).

Moedo as sementes com canela

Numa outra prensa, colocam esse líquido com o açúcar (a quantidade varia se quer mais amargo ou mais doce) e dai, sai uma pasta muito perfumada, pronta para o consumo puro ou dissolvida no leite.
Sério, ficamos encantados nessa loja. Tudo muito simples e feito na hora. Tudo muito lindo e muito mágico. Tudo muito perfumado e fascinante.

Produto final

Eles tem um provador dessa pasta além de venderem copos de malteada, uma espécie de chocolate frio batido, o melhor que já tomamos! Sério que naquela loja, fiquei com dúvidas de qual o melhor chocolate do mundo.
Chocólatras do mundo, se passarem pelo México incluam Oaxaca no roteiro! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...