domingo, 21 de outubro de 2012

Jalisco e Michoacan


Saimos de Guanajuato e fomos para a cidade de Guadalajara, no estado de Jalisco. Fomos para Guadalajara na intenção de realizar dois passeios: conhecer o museu de arte de Zapopan e o de cerâmica em Tlaquepaque. Qual não foi nossa frustação depois de demorar uma hora para conseguir estacionar o carro e pagar o estacionamento,  descobrir na porta do museu que ele estava fechado e que iria reabrir em novembro! Dessa forma, abortamos a visita a Tlaquepaque e seguimos em direção a zona produtora de tequila, com certeza as fábricas estariam abertas para visita.

Agave azul

E não erramos dessa vez. Alegres turistas lotavam as principais destilarias experimentando diferentes tequilas. Dois são os principais destilados no México: o mezcal e a tequila. Os dois são produzidos com agave mas a diferença é que a tequila é feita com agave azul que é cultivada apenas no estado de Jalisco. A primeira fábrica da tequila e a mais conhecida do mundo, a José Cuervo, fica na cidade de Tequila. Os tours são pagos e com horários fixos, quando chegamos havia acabado de sair um, por isso não fizemos e resolvemos passar em outra tequilaria no caminho, as Tres Mujeres para provar as tequilas. É muito importante ressaltar que o jeito que costuma-se beber tequila no Brasil como um shot com limão e sal não tem nada a ver como eles bebem a tequila por aqui. Ela vem em copinhos e é feita para ser saboreada aos pouquinhos. Mesmo por que, ela é super forte. Nossa impressão é que essa maneira de beber de uma vez é coisa inventada por estadunidense...
Alambique nas Tres Mujeres

Bar vendendo drinks com tequila na Jose Cuervo

De Jalisco fomos para o estado de Michoacan, um estado agrícola e com uma cultura popular bem marcante. Dizem que esse estado tem a melhor comemoração do dia dos mortos, em 2 de novembro. Macabro escrever assim mas como os mexicanos veneram e lidam com a morte é no mínimo bizarra.
Em Michoacan, ficamos num camping na cidade de Pátzcuaro, mais uma linda cidade colonial no caminho com muitas lojinhas e restaurantes, super charmosa. O ponto de encontro são as praças, a vida noturna e diurna se concentram por lá.

Em Pátzcuaro, vimos um jogo super curioso: com uma bola incendiada. Chamava-se huaukua.

Aproveitamos a proximidade e visitamos a cidade de Uruapan, conhecida principalmente pelos seus abacates. São deliciosos e foi nessa cidade que provei uma bebida de abacate, suco de laranja e soda di-vi-na. Mas não somos tão fascinados por abacate para justificar nossa visita a Uruapan. É que lá próximo se encontra o vulcão Paricutin, o vulcão mais novo do mundo, nascido em 1943. A história do nascimento do vulcão é muito interessante: num dia de trabalho no campo, um agricultor ouvindo uns barulhos estranhos no solo, percebeu uma fissura. Chamou uns amigos e tentaram tampar essa fissura com pedras e terra mas o vulcão cresceu e entrou em atividade causando muitos tremores de terra e lançando cinzas e lava. Em poucas semanas, duas cidades foram soterradas e tiveram que se mudar. Isso serve para a gente pensar que apesar de toda sensação de controle que temos, o ser humano é extremamente vulnerável aos fenômenos da natureza.

Vulcão Paricutin

Hoje existem passeios que sobem a pé ou a cavalo no topo do vulcão. Nos contentamos em fazer uma parte do percurso com o carro e visitar a igreja de San Juan Parangaricutiro que foi parcialmente coberta pela lava. Foi um passeio fantástico, passear pela cidade soterrada e observar o vulcão ao longe.
Apesar de ser muito popular entre os locais, achar e fazer o melhor caminho até a igreja é difícil. Nosso caminho foi terrível, uma estrada de terra muito esburacada que sai de Nuevo  San Juan de Parangaricutiro e chega até a ruína da igreja. O melhor é pegar a estrada em direção as ruínas a partir de Angahuan, um caminho mais curto e mais utilizado.

Ruínas com vulcão ao fundo

Segue a posição geográfica das ruínas da igreja de San Juan: N 19° 32,070'     W 102° 14,908'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...