segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Zion National Park


Os parques nacionais estadunidenses são ótimos para quem gosta de natureza e vida ao ar livre. Mas quando se fala desses lugares, o primeiro que vem a cabeça é o Grand Canyon. No máximo, alguns podem lembrar do Yellowstone, talvez influenciados pelo guloso Zé Colmeia.
Nossa recomendação é: não perca o Zion National Park. Localizado no estado de Utah, relativamente próximo ao Grand Canyon, o Zion é o paraíso para quem gosta de trilhas. Com uma paisagem maravilhosa resposnável por trazer muitos turistas que preferem apenas percorrer sua scenic drive, as trillhas de diversos níveis de dificuldade são o grande diferencial do parque. Com isso, o Zion virou nosso queridinho entre os parques dessa viagem.
Passamos duas noites lá, acampados noWatchman campground. Tomamos banho na simpática cidade de Springfieldd já que o parque não conta com chuveiros. Também fizemos barbecue, quer dizer, tentamos fazer um churrasquinho mesmo mas foi impossível por causa do tipo de grill que eles ofereciam e acabamos comendo carne e abobrinhas defumadas.
Mas vamos ao parque. O Virgin  River cavou um espetacular canyon no Zion, e criou o o que nomearam The Narrows, a trilha mais famosa. Com certeza, ela deve ser muito bonita mesma se feita até o final. Vimos umas fotos no centro de Visitante do parque de cair o queixo! O caminho é por dentro dessa fenda que forma o canyon. Mas para fazer essa trilha de 15km, leva pelo menos 8 horas, com água gelada muitas vezes na altura do peito. Além disso, é importante verificar as condições climáticas porque chuvas na cabeceira podem causar inundações - o que é perigoso estando dentro de um canyon e não tendo para onde fugir. No centro de visitantes eles informam as condições metereológica e na cidade de Springfield eles alugam roupas impermeáveis para realizar essa travessia. São roupas de neoprene que protegem o corpo até o pescoço. Se não me engano, custava U$ 40 para alugar mas para fazer essa trilha, é indispensável. O Mauro num momento mané resolveu atravessar apenas dois trechos de rio descalço e seus dedos dos pés quase congelaram. Nós não fizemos a trilha pois caminhar 15 km com água gelada sem tomar um banho quente gostoso depois realmente não estava nos nossos planos.

Eita rio gelado esse Virgin

Amplie a foto para ver as pessoas
Mas fizemos a Angels Landing. Meu Deus do céu, que que foi aquilo? Ok, deve ter muita gente que tira de letra, gente que não tem medo de altura, por exemplo. Mas para nós, foi um tremendo desafio. A trilha mais exigente até o momento. São 9 km percorridos em 5 horas.O primeiro trecho, ok. Teve uma subida absurda no final mas tudo bem, sem grandes problemas além de sempre ter que parar para respirar. Mas o segundo trecho fez tremer as pernas. Uma montanha com uma trilha bem estreita, com correntes para dar suporte. trilha estreita e íngreme. Estreita do tipo: ande com cuidado pois dos dois lados, precipício.

Eu encostei numa pedra e disse: eu não vou. O Mauro tentou me convencer mas eu estava irredutível. O que me fez mudar de ideia foi uma senhora de uns 60 anos voltando e dizendo que não foi tão difícil. Foi o incentivo que eu precisava.
Olha, não é fácil e para minha surpresa, subir foi pior que descecr. Mas valeu a pena. Pela sensação de ter vencido um medo muito grande e de ter conseguido alcaçar o topo de algo aparentemente impossível.


Na volta até consegui sorrir
Lá no topo






















No outro dia, resolvemos fazer a Hidden Canyon, já que estava escrito no folder do parque que era uma trilha fácil. Fácil eu não sei prá quem. Depopis de passar pela Angel, até que não foi tão aterrorizante, tipo, eu conseguia segurar nas correntes apenas com uma mão. Mas não é fácil. São 4 km feitos em 3 horas. Não fomos até o fim porque começou a garoar e voltamos rápido para não ter o risco extra de escorregar.


Com esse acesso, ter que se chamar Hidden Canyon



Existem trilhas fáceis mesmo como a Wepping Rock, de meia hora com pé nas costas. Ou a Riverside Walk  1 hora e meia, 3,5 km, com caminho bom inclusive para cadeirantes.
Além disso, existem mais de 14 trilhas catalogadas para escolher fora as caminhadas por conta própria para explorar as rochas. São centenas de opção!
Esse é um parque que deu vontade de voltar.





Panorâmica da trilha Wepping Rock.


Dicas
- da primavera ao outono, a Scenic Drive é aberta apenas para os shuttles. 
- não perca exposição fotográfica próximo ao cinema (o acesso pode ser tanto pelo parque quanto pela cidade de Springfield).
- veículos muito largos e altos não são autorizados no parque pois as estradas não estreitas e os túneis são baixos

Queremos voltar!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...