sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vinhedos da California

A Califórnia é um estado versátil: tem praia, parques nacionais, deserto e ainda tem um forte setor agrícola. Nas estradas, vimos muitas fazendas com laranjas, muitas mesmo. E comece a reparar na procedência de frutas e vegetais comprados em supermercados: muitos são californianos, principalmente as deliciosas mexiriquinhas sem caroço, feita para crianças, mas que entraram na nossa lista de compras (elas chamam-se cutties).
Além de suas laranjas, a Califórnia é muito conhecida por seus vinhos, produzidos na região das cidades de Napa e Sonoma. As cidades são um charme, com lojinhas, restaurantes e hotéis lindinhos. Mas o programa principal é visitar as vinícolas. O esquema foi diferente da nossa experiência em vínicolas nas Serras Gaúchas. Na Califórnia o pessoal visita as vinícolas para beber o vinho e não necessariamente, para comprá-lo depois. Tanto que as vinícolas tem um espaço muito legal para ficar bebendo e apreciando a paisagem, geralmente, para suas vinhas.




As vinícolas são bem movimentadas. Pára de tudo, de ônibus de excursão a limusines. Ficamos com impressão de que o pessoal vai prá encher a cara pois todos os lugares estavam lotados e a galera estava bem, hum, animada. Até encontramos um grupo fazendo uma despedida de solteira para uma moça. Nosso esquema não era de beber, queríamos apenas experimentar o vinho para saber se valia a pena ou não. Acabamos comprando três garrafas diferentes, que demos de presente a amigos. Para nós, acabamos comprando o vinho californiano vendido em supermercados, que vem em garrafinhas menores, ideal para duas pessoas sem muita sede e é mais barato.


Nossa avaliação é que realmente a Califórnia produz alguns vinhos bons. Mas com relação a gastronomia, nossa expectativa era maior. Pensamos que nessa região iríamos encontrar uma culinária mais refinada, que acompanhasse o vinho. Que nada! Os estadunidenses tomam vinho com hamburguer e vamo que vamo!

Como assim? Desde quando cheeseburguer merece se harmonizar com alguma coisa?

O vale se chama Napa mas a região de Sonoma tem mais vinhedos, muitos menores e mais desconhecidos principalmente prá gente que é leigo. Nossa opção foi visitar as vinícolas menos famosas.
Segue a lista de algumas vinícolas da região.

Napa
- Silenus
- Mumm Napa
- Etude Wines
- St Clement

Sonoma
- Francis Coppola
- In Vino Veritas
- Simi Winery
- Russian River Vineyards

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...