segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Yosemite National Park


Quando se fala da Califórnia, qual imagem vem a sua cabeça? Curtir a vida sobre as ondas e ser artista de cinema? Pois a Califórnia é um estado super versátil. E além de muita praia (de águas geladas, diga-se de passagem) esse estado dos Estados Unidos tem muita neve, com um lugar muito legal para aprender a esquiar: o Yosemite National Park.

Foto na entrada do parque: um hábito

Como assim? Como já mostramos em outros posts, passamos pelos parques estadunidenses em março/abril de 2012 e apesar de estarmos na primavera, a primavera na sua plenitude de flores e temperaturas amenas ainda não tinha chegado. Portanto, pegamos a maioria deles com muita neve, o que atrapalhou um monte para fazermos trilhas. Por outro lado, a paisagem estava linda, bucólica. E o pessoal estava mandando ver nos esportes de inverno.

Essa é a pista de esqui.

Não foi dessa vez que enfiei um esqui no pé. Não quisemos fazer uma aula para iniciantes no  Badger Pass Ski Area e ficamos observando o pessoal e principalmente, a criançada que mal sabe andar, descendo as pistas na maior facilidade.

Ainda tem espaço para o escorrega na neve!

Mas em compensação, participamos de uma caminhada com snowshoe gratuita organizada pelo parque nacional. Foi muito legal e super recomendamos pois não precisa de nenhuma habilidade extra além de saber andar. O parque empresta o snowshoe e o guarda belo dá algumas explicações iniciais sobre a história desse equipamento além de realizar uma caminhada com o grupo de 1 ½  hora pela neve, parando de vez em quando para explicar alguma coisa sobre a natureza ou sobre o parque – e claro, para os turistas recuperarem o fôlego porque apesar de ser fácil caminhar com snowshoe, cansa prá burro!

Guarda Belo
Empolgadíssima

Experimentado o equipamento

Yosemite Falls
Ainda bem que fizemos essa trilha na neve, porque tirando essa, apenas os caminhos pavimentados pelo vale estavam abertos nessa época do ano. Num deles, é possível ver a cachoeira Yosemite que é a cachoeira mais alta da América do Norte. O acesso a ela é muito fácil e o bacana é que cadeirantes e idosos também tem garantido o acesso até sua queda. Nisso sentimos que nem sempre o "bonito por natureza"  é para todo mundo. Sobre isso, vou fazer um post especial, em breve pois sentimos uma tremenda diferença entre americanos do norte e brasileiros no quesito lazer.

Existem muitas outras trilhas, mais puxadas. Principalmente porque no Yosemite está o Half Dome, uma pedra partida que é o sonho de muitos escaladores. Além dela, existe o El Capitan, outro maciço de granito cobiçado. Na verdade, o Yosemite é um parque muito procurado por escaladores no geral e pudemos ver um grupo aprendendo a escalar em umas rochas próximas a cachoeira.
Portanto, a próxima vez que visitar a Califórnia, saiba que próximo ao oceano, um parque cheio de possibilidades para esportes de aventura te espera!

Ali atrás está o Half Dome

Dicas:
- leia com atenção o jornalzinho que entregam na entrada do parque. Foi lá que encontramos a programação bimestral onde havia a dica do snowshoe, além de caminhadas explicativas sobre geologia ou temáticas como fotografia. A maioria gratuita.
- existem campings dentro do parque mas tivemos que ficar do lado de fora já que estavam com muita neve. Com certeza, no verão esse parque deve bombar. Portanto, se pretende acampar no parque, é bom reservar com antecedência.

Muito lindo esse Yosemite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...