sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sequoia

Sabe aquela frase "Estou no meio de gigantes"? Pois então, visitar o Sequoia National Park na Califórnia traz a mente exatamente essa frase. Eu estava bem curiosa com relação a esse parque. Tinha muita vontade de conhecer essas árvores gigantes, as sequóias. Elas são as maiores árvores do mundo em volume, vivem muitíssimos anos e parecem eternas.

O Jumbo ficou pequeno!

Além disso, uma das partes do livro "O Senhor dos Anéis" que mais gostei foi a que fala dos ents e das entesposas, as árvores gigantes e vivas que caminhavam e lutaram a favor da sociedade do anel. 
Mas, bem , estamos aqui para falar das sequóias gigantes. Portanto, vamos aos números pois esses são bem interessantes!

 
- circunferência: 31 metros
- volume: 1.500 metros cúbicos
- peso: 1.300 toneladas
- altura: 84 metros
- idade: 2.200 anos (estimativa)
Esses dados são da General Sherman, a árvore mais famosa do parque. E olha que ela nem é a mais antiga. Tem uma vovozinha com 4.000 anos. Pode? Só nesse mundo encantado!
Bom, diante dos números dá bem para se sentir pequenino diante desse fóssil vivo. Mesmo quem não liga para plantas fica embasbacado com a força da natureza. 
Esse parque foi o segundo criado nos EUA, visando a proteção da espécie. Já viu com uma árvore desse porte com o tanto de madeira que pode ser extraído, o montão de sequoias que foram derrubadas. Por sinal, outro fato interessante é que a sequóia não morre por em incêndios (sua casca é muito grossa, uma proteção natural contra o fogo) nem por cupim. Aparentemente, elas são imortais (lindo isso, não?) e a única maneira de matar uma sequóia e por derrubada mesmo. 

Repare no tronquinho da pequena.

E já que estamos fazendo referências nesse post, outra coisa que voltou na minha mente foi aquele desenho do pica-pau enfiando uma sequóia inteira numa máquina e do outro lado saindo um palito de dente. Exagero do exagero, sempre é bom lembrar que muitas vezes a vida real supera a ficção!
Para chegar na parte onde as sequóias vivem, precisa passar por uma estrada muito sinuosa e íngreme já que essas gigantes crescem naturalmente de 1500 a 2100 metros de altitude. O dia que visitamos os parque, muitas estradas estavam interditadas devido o mau tempo, mas os carros estavam liberados do uso de correntes (que muitas vezes é obrigatório do tipo: não entra no parque quem estiver sem correntes).  Mas caso você precise, algumas lojas alugam correntes para todos os tamanhos de pneus próximo a entrada do parque. 

O caminho marcado no GPS, absurdamente sinuoso.

Infelizmente, não pudemos fazer o parque todo e conhecer as outras sequoias que fazem alegria da galera, com tuneis carvados dentro delas por exemplo. Mesmo assim, ficamos satisfeitos com a experiência de poder tocar nesses verdadeiros highlanders!

Com o tanto de neve, muitas trilhas estavam fechadas.



2 comentários:

  1. Ah!!Marina, Mauro...que experiência heim???Demais!!!O texto também tá muito gostoso de ler!!!beijos e muito mais experiências boas!!!
    Roberta Petin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Roberta. São experiências cravadas na memória. Coladas, feito tatuagem. Tem sido demais...

      Excluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...