segunda-feira, 5 de novembro de 2012

México, última parada: Chetumal

Paramos por uma noite em Chetumal pois havíamos enviado para lá o licenciamento do carro pro ano 2012. Se não fossse por isso, provavelmente não teríamos passado lá. Aproveitando que estávamos em Chetumal e que lá existe um consulado de Belize, resolvemos passar para tirar uma dúvida muito importante: afinal, brasileiros precisam de visto para entrar em Belize?
Bye bye México!
Uma coisa simples, não? Que no máximo demoraria uma hora caso precisássemos do visto. Para verem  que como resolver pequenas coisinhas podem virar um grande problema, demoramos mais de três horas rodando a cidade e não encontramos o bendito consulado.
Sim, pesquisamos antes o endereço na internet e milagrosamente o GPS funcionou e nos levou direitinho até lá. Mas era o endereço de uma família comum, localizado num bairro super residencial. Partimos para outra, desconfiados que o consulado deveria tem mudado de endereço. No guia da Lonely Planet havia uma seta indicando a direção que ficava o ditocujo. Passamos umas 8 vezes na mesma rua, e nada. Resolvemos perguntar para um taxista, uma missão quase impossível porque eles simplesmente não paravam para nos atender. Uma alma caridosa nos disse que o consulado ficava naquela rua mas tinham se mudado. Para onde? Ah, ninguém sabe, ninguém viu.
Resolvemos passar num órgão oficial do governo mexicano e perguntamos para uma funcionária que nos disse que ficava na esquina da rua Cancun com a rua Laguna de Bacalar.
Tal esquina não existia, pois as ruas eram paralelas, não se cruzavam. Passamos nessas duas ruas, de cabo a rabo. E nada.
Chegando ao hotel, falamos com a moça da recepção que tinha o último endereço e um telefone. A informação era parecida com a da funcionária do governo, um pouco mais precisa. Juro, acho que eles devem ter camuflado o consulado, passamos várias vezes pela rua e não o encontramos. Ela nos disse que já estava fechado - funciona até as 13 horas, mas ligou para lá e falamos com uma funcionária que confirmou com o consul a informação que tinhamos: a partir de meados de setembro, brasileiros NÃO precisam de visto para entrar em Belize.
Isso três horas depois de rodarmos iguais dois perus antes de Natal, perdidos pela cidade.
Depois dessa resolvemos passar nos correios - que chamam de telegrafos aqui no México, apesar de estar escrito correo na placa, vai entender? Foi outra complicação mas depois de uma hora e 15 minutos conseguimos enviar uns cds com arquivos pessoais para casa.
Segue o endereço do Consulado de Belize em Chetumal: Rua Genova (entre Isla Cancun e Laguna Bacalar), local 369. Telefone: 2853511


O que será que quer dizer essa placa na estrada em Chetumal?
A fronteira
Psicológicamente, já estávamos preparados para uma longa fronteira. Graças a Deus, todo o processo de saida do México e entrada em Belize durou 1 hora. Mas sabemos que não será sempre assim. Vamos aos documentos, taxas e outras informações:
Saída do México: Chetumal fica a 10 km de Belize. Existem placas indicando duas fronteiras e optamos em passar pela Subteniente Lopez. Do lado direito da rodovia você pára na imigração para fazer sua saída do país. Vamos ignorar o fato que o funcionário pediu propina para a gente e afirmar que não existe nenhuma taxa para ser paga na sua saída. Caso peçam dinheiro para você também, ignore ou grite. Dai fomos fazer a saída do carro que fica num prédio logo a frente, do lado esquerdo. O Mauro estacionou o carro e eu fiquei por lá. Uma funcionária devolveu os U$ 400 que demos como garantia na entrada, tirou o adesivo do carro e conferiu o chassi. Pronto, estávamos livres do México.

4 comentários:

  1. O México é realmente um lixo...são Não-Americanos que pensam que o são...cambada de palhaço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Adriano, as coisas não foram fáceis nas fronteiras mexicanas. Mas sobrevivemos! E você também! Somos vencedores!!!

      Excluir
  2. Este post está excelente!! Dei muita risada!! Mesmo depois de tudo o que vocês passaram, ainda tiveram muito bom humor para escrever o post e relatar o ocorrido, sem ofender ninguém, mas dando o recado.
    Uma pena que o México esteja assim e deixou uma péssima impressão para vocês. Mas cada viagem e cada um tem uma experiência diferente, e a experiência de vocês foi essa aí. É como a minha experiência em NY: Ught!! Péésssssimaa !! Mas, quiçá um dia mudaremos nossa opinião?... ou não! bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna e Jayme, a gente realmente tenta não ofender ninguém mas gostamos de contar como foi a nossa experiência, que pode ser diferente da maioria. Ou não? Que bom que gostaram do post, o bom humor as vezes é o melhor remédio! Beijos

      Excluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...