segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Em território brasileiro

Saimos de Caulker sob uma tempestade tropical muito forte. Com o mau tempo, decidimos seguir para Dangriga no litoral sul de Belize, seguindo recomendações do guia. Sinceramente, nem perca seu tempo: não sei se foi a chuva, Dangriga não vale a pena. A cidade é muito feia e oferece pouco apoio ao turista - poucos restaurantes péssimas opções de hospedagem.
Passamos a noite numa vila entre Dangriga e Belmopan, a capital, onde precisávamos passar na Embaixada do Brasil para justificar nosso voto.

Como foi bom passar na Embaixada! Após nove meses, colocamos nosso pezinho no Brasil e pudemos conversar em português com o vice consul, Sr. Gerôncio, uma simpatia! Ficamos muito a vontade de novo na nossa terrinha! Apesar de não resolvermos nossa justificativa para as eleições municipais, recebemos a orientação sobre como proceder.
Belmopan não tem nada interessante, somente as embaixadas. Agora a pergunta: por que será que a embaixada dos EUA é tão gigante? São três quadras de embaixada! Num país minúsculo!
De Belmopán seguimos para Spanish Lookout, cuma cidade colonizada pelos menonitas, muito diferente do resto de Belize. A cidade é próspera, vive da extração de petróleo e os habitantes são descendentes de alemães.
San Ignácio, terminal internacional de ônibus
Próximo de Lookout, está a cidade de San Ignacio. San Ignacio é a última "cidade grande" antes da fronteira com a Guatemala. Resolvemos passar a noite nela e aproveitamos para visitar as ruínas maias de El Pilar.

El Pilar no meio da floresta
Fica próximo a cidade, uns 18 km mas o acesso é ruim, melhor fazer com um 4x4. O complexo El Pilar fica na fronteira com a Guatemala, tem até uma parte do sítio arqueológico que está naquele país. Na estrada para o sítio, até pensamos que seria uma roubada, no meio da floresta, numa trilha esburacada, no meio do nada.
No final, foi uma experiência única.
As ruínas maias do México foram reconstruídas e apesar de todo o encanto de Palenque e Chichen Itzá, foram modificadas. Além de serem super turísticas, claro.
El Pilar está quase toda encoberta. Apenas uma pequena parte das ruínas está à mostra, partes de uma casa com um quarto, e algumas paredes, chamado de Tzunu' un. Dizem que a terra que cobre as ruínas também as protegem.
Éramos os únicos visitantes do sítio. Apesar de poucas pessoas visitarem El Pilar, o sítio é bem mantido. Mas possui poucas placas explicativas e você precisa usar sua imaginação para tentar visualizar o que tem por baixo daqueles montículos de terra.
Saimos de Belize no dia seguinte, por Benque Viejo. Do lado esquerdo da estrada está a imigração. Para saída, é necessario pagar Bel. 37,50 por pessoa. Neste mesmo prédio, voce dará baixa na importação temporária do veículo - eles irão carimbar seu passaporte. É bom trocar algum dinheiro com os cambistas cadastrados pois na entrada da Guatemala você precisará de quetzales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...