quarta-feira, 7 de novembro de 2012

As Surpresas de Belize

 Belize é um país pequeno e singular.
Blue Hole (creditos Belize Tourism.org)
Tem menos de 300km de comprimento e 313 mil habitantes, menos que Santos, nossa cidade natal. E também é um país super recente. Até 1981 era uma colonia britânica, chamada British Honduras. Por conta dessa herança, é o único país da América Central onde a língua oficial é o inglês. Sua construção mais alta são ruínas maias de mais de 1000 anos de idade (pirâmide de Caana, no síto arqueológico El Caracol, com 42m de altura).
Mas apesar das ruínas Maias, o maior destino turístico de Belize está nas águas, com a segunda maior barreira de corais do mundo, atrás apenas da Grande Barreira de Corais Australiana. E também pelo "Blue Hole", um enorme buraco de mais de 120m de profundidade, conhecidíssimo no meio de mergulhadores, mas muito pouco fora desse meio. E lá também fica a tal da "Isla Bonita", cantada pela Madonna. 
Barbeiro, Mecânico e etc: em país pequeno as pessoas precisam se virar
Porém nada disso nos havia animado a passar por lá e Belize não estava em nosso roteiro inicial. Acabou entrando pois nos demos conta de que passar por lá era a melhor forma de irmos de Yucatán, no México para Tikal, Guatemala. Tínhamos ouvido pouca coisa a respeito desse pequeno país da América Central, sabíamos apenas que é um destino muito procurado por mergulhadores - o que ainda não é nosso caso. Mas não podíamos imaginar que iríamos ser abduzidos pelas belezas de suas águas caribenhas. 
Nemo 4D
Quando a gente fala de Caribe, logo pensamos no México. Mas o mar do Caribe banha o litoral desde a Venezuela até o México, lambendo com suas lindas cores as costas atlânticas desses países. A cor da água varia, de linda para maravilhosa. Brincadeiras a parte, a cor desse mar passeia entre as tonalidades mais claras do azul e do verde. As águas não são frias, tem muitos recifes de corais e quase não tem ondas. 
Apesar de imaginar que Belize tinha muitas belezas, jamais pensamos que era um lugar tão lindo e acessível. Ainda bem que estávamos enganados.
Já ficamos contentes com os trâmites na fronteira. Organizada e eficiente, com funcionários profissionais, educados e simpáticos. E não pediram propina como fizeram no México. 


mais uma bandeirinha no jumbo...
Segue o processo para entrar em Belize: 
Para pessoas: somente o passaporte válido. Brasileiros não precisam mais de visto, como já falamos nesse post. O rapaz da imigração fez algumas perguntas básicas e nos deu 30 dias de permanência (mais do que suficientes). 
Para o carro: primeiro faça a fumigação (U$ 5) numa casinha de madeira caindo aos pedaços antes da imigração. É obrigatória. Mais a frente, num prédio grande faça a sua imigração e no balcão de declaração de bens, a importação temporária do carro (sem custos). A funcionária pediu o documento do carro original e o passaporte. Antes de entrar no país, fizeram uma inspeção visual, perguntaram se a gente tinha frutas, cerveja ou cigarro, não conferiram nada e nos liberaram. No caminho, algumas pessoas vão te oferecer o seguro para o carro. Ignore-os e assim que liberado pelo pessoal da alfândega, siga para prédio oficial de seguros, visível de dentro da sala de imigração. Lá fizemos um seguro para duas semanas que custou U$ 23. Cole o selo no seu vidro e siga a estrada. Fácil e indolor. 
Por que todas as fronteiras não são assim?

4 comentários:

  1. Olá Mauro e Marina!
    Encontrei o link do seu blog via Mochileiros... Estou começando a planejar minha viagem de férias em novembro e fiquei muito interessado por Belize, inclusive seus relatos me animaram muito.
    Sou de São Vicente(praticamente vizinho de vcs) e queria te pedir uma orientação sobre onde seria mais estratégico me hospedar levando em conta que meu primeiro objetivo é praia e se puder me dar informações sobre o local que vcs se hospedaram agardeço...
    Grande abraço e parabéns pelo blog e pelos relatos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Fabio é Vânia. Tentei respondê-los por email mas não encontrei o contato de vcs em sua página web. Bom, Belize foi um dos top 10 da viagem. Juntou tudo que a gente queria: descanso, praia, natureza e preços em conta. Ficamos no hotel Tropical Paradise em Caye Caulker. Pelo que vi em seus vídeos, vcs adoram mergulhar. Pois Belize é o lugar certo! As águas são transparentes e tem muita fauna marinha. Temos outros posts sobre Belize aqui no blog e nesse aqui tem mais informações. Se quiserem, mandem o email de vcs para a gente se corresponder melhor. Um abraço, Marina
      http://www.projetoanima.me/2012/11/o-paraiso-e-aqui.html

      Excluir
  2. Olá! Esse carro que vocês utilizaram foi alugado? Porque li que não pode cruzar fronteira com carro de locadora.
    Quero ir a Belize saindo de El Salvador e se pudéssemos ir de carro facilitaria muito. Pegar um monte de ônibus seria enrolado e gastaria muito tempo.
    Ajude-nos!!!

    ResponderExcluir
  3. Poxa, acabei de ver que o carro é próprio :-(
    rsrs

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...