segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Antigua

Antigua com o Vulcão Água ao fundo


Declarada Patrimônio Mundial Cultural e Natural da Unesco, Antigua  tem uma história trepidante. Chacoalhada por diversos terremotos, a antiga capital da Guatemala sobreviveu e apesar de ter cedido o posto político para Ciudad da Guatemala, hoje é um destino agradabilíssimo. Rodeada por vulcões, La Antigua Guatemala é uma daquelas cidades coloniais que enchem os olhos dos visitantes: casinhas coloridas, igrejas e uma grande praça central que concentra o lazer dos habitantes e turistas.

Casinhas coloridas em Antigua


Arco de Santa Catalina
Muitos estrangeiros - muitos mesmo- procuram Antigua para fazer curso de espanhol. Não é nosso caso que estamos fazendo nosso intensivão nas ruas, puxando muito lero com os locais, errando muito e aprendendo mais ainda. Principalmente porque o espanhol americano é tão diferente de um país para outro que causa muitos enganos da nossa parte.
Um exemplo: bolo no México é torta. Na Guatemala, é pastel. Complicadíssimo principalmente se você está atrás de um para comemorar um ano de estrada e chega numa loja, na maior propriedade perguntando se eles tem tortas para cumpleaños e a moça vira e pergunta "que?". Socorro!
Tecidos guatelmatecos
Mas voltando a Antigua, ela é linda e principalmente, vibrante. Muito por causa de seu povo pois os guatemaltecos são um poço de simpatia. O que estávamos esperando do México, encontramos aqui!
Além disso, conta com um forte comércio de rua onde várias mestiças, vestidas e enfeitadas com suas roupas tradicionais, se espalham pelas principais ruas tentando vender seus produtos - lindos, por sinal.
As mulheres carregam os bebês nesses carregadores


O ponto forte fica por conta dos tecidos, alegres e com padrões interessantes. Impossível não se encantar com essas verdadeiras obras de arte! Se quiser fazer suas comprinhas em um lugar fechado, o Mercado de Artesanias faz as honras. Aproveite para decorar sua casa com as ricas cores da Guatemala, os preços são bons.
O Parque Central é a praça principal da cidade e o ponto de referência. Vale a pena parar alguns minutos para apenas observar a vida das pessoas.  Também na praça, acontecem os grandes eventos culturais. No fim de semana que ficamos houve um show de balé, apresentação de marimba e soltura de balões. Diferente do Brasil, onde soltar balão é crime, no céu da Guatemala eles passeiam livres, leves e soltos. Para gente, isso foi uma grande surpresa.

Acendendo os balões
Impensável no Brasil





O onipresente Água

Perto da cidade, numa colina fica o Cerro de La Cruz, com uma visão panorâmica da região. Não visitamos por causa da falta de segurança pois todos dizem ser frequentes os assaltos aos turistas que se aventuram a fazer esse caminho a pé. Hum, vamos dizer que também ficamos com preguiça de subir a tal colina e preferimos flanar pela cidade mesmo.

Os tres vulcões que circundam a cidade são o Água, Acatenango e Pacaya. Existem passeios que levam ao topo deles os mais animados e preparados. Novamente, não foi nosso caso que da cidade mesmo conseguiamos avista-los sempre que as nuvens deixavam.
Drinks a base de chocolate
Um local bem interessante para se visitar é o Choco Museo, um museu comercial bem organizado com a história do cacau e do chocolate desde os maias até a atualidade. No local, eles organizam pequenas oficinas para confecção do seu chocolate, desde a moagem dos grãos até a degustação. No local ainda funciona um pequeno bar com bebidas a base de chocolate.
Máscaras de madeira
Foi em Antigua que levamos um chacoalhão e não por causa de erupções. Visitamos despretensiosamente o Centro Cultural de España en Guatemala. Vimos uma mostra de ilustrações de Dali feitas para comemorar os 700 anos da "A Divina Comédia" de Dante Alighieri, mas que nunca acabaram sendo impressas.
Mas o choque veio com a exposição fotográfica de Rodrigo Abd, um fotógrafo argentino que retrata a realidade dura da Guatemala. O lado B de um país que está em guerra interna. As imagens são impactantes, como o artista realizou tais retratos? Algumas das imagens que mais marcaram foram a exumação das vítimas da guerra civil e o garimpo que fazem no esgoto da capital, centenas de pessoas garimpando as águas podres em busca de metal. Vik Muniz fez o lixo virar pop. Esse artista transformou o lixo em miséria. Foi um soco no estômago. Mas um soco bom.




Exumação da Guerra Civil Guatemalteca/ Foto de Rodrigo Abd (veja link acima)




2 comentários:

  1. Marina e Mauro

    Parabéns pela marca de um ano de estrada. Incrível!!!! E vocês parecem estar aproveitando muito. Lindos relatos de viagem.

    Beijos

    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuito obrigado, Claudia!
      Esse ano trouxe tantas experiênicas que, diluído, caberia numa vida!
      Beijos e até a próxima

      Excluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...