quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cabras e trânsito na capital da Guatemala


Capitais sempre são um problema para viajantes com carro. Grandes, barulhentas, super populosas e com um trânsito maluco, a melhor saída é evitá-las a qualquer custo. Fomos para a Ciudad do México sem o carro e apesar de termos virado sardinhas nos metrôs supercheios, não havia a preocupação com trânsito.
O ônibus está exatamente onde a placa não indica
Mas não pudemos evitar a Cidade da Guatemala. O Mauro precisava ir ao dermatologista e precisávamos trocar a pastilha de freio do Jumbo e achamos que a capital seria o melhor lugar para realizar essas duas coisas. Até foi, passamos no médico, compramos o remédio e trocamos as pastilhas do carro. Mas a cidade é um inferno!
O trânsito é muito louco, o pior por onde passamos até agora. Pior que SP? Sim, muito pior. Não existem placas, o sentido das ruas trocam de lado de uma hora para outra e fazem uma divisão de pista com muro de concreto em muitas vias, impossibilitando a mudança de faixa, te levando pra onde você não quer ir. Para piorar, os guatemaltecos dirigem muito devagar, quando andam a 30 km/h eles brecam, pois está muito rápido.

Cuidando do jumbo
Se a Cidade da Guatemala conquistou o posto do pior trânsito, ela também conquistou o primeiro lugar em “acontecimentos bizarros”da viagem. Enquanto estávamos parados no trânsito do centro da cidade, um pastor levava suas cinco cabras para pastarem pela calçada. O mais engraçado: vimos as cabras pastando pelo centro os dois dias que ficamos ali. Algo totalmente impensável! Mas valeu como despedida divertida de um dos melhores destinos da América Central, principalmente por causa do seu povo acolhedor.


Repare na cara da menina vendo as cabras comendo folhinhas


Procedimentos para saída da Guatemala:
Passamos a fronteira chamada Floridos de Guatemala para Honduras. Essa fronteira fica perto de Copan Ruinas, nosso primeiro destino em Honduras. Contra todos os prognósticos, foi uma das fronteiras mais tranquilas até o momento.
Pessoas: dar baixa no passaporte
Carro: cancelar a importação temporária do veículo na aduana.
Chegando na fronteira, estacione o carro do lado direito da estrada e atravesse a estrada para realizar esses dois tramites. A imigração e a aduana ficam uma ao lado da outra. O processo foi sem custo.

2 comentários:

  1. Marina,

    Só cabras? Tá bom demais. Isso porque você não lembrou de Delhi, a capital da Índia. Aí, sim!!!! Bota bizarro nisso. Nunca vi nada igual. Já escrevi o primeiro post sobre a Índia. Dá uma olhada no caos e depois me fala.
    Só viajando é que se vê tantas diferenças culturais. Muito legal.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, que loucura a Índia! Essas diferenças, essas nuanças e muitas vezes abismos culturais e comportamentais são o que temperam a viagem. Me encanta! Ótimo post Claudia, fui, li e gostei! Beijos e até a próxima!

      Excluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...