sábado, 17 de dezembro de 2011

Tubaínas

                O quêêê, o casal saúde falando de tubaínas? Pois é, gente. Nessa viagem, nós temos que nos adaptar em muitas coisas, também na alimentação.
                Refrigerantes então, não faziam parte de nossa despensa. Até tínhamos algumas latas para visitas, mas nós mesmo nunca consumíamos. Nem em festa de criança.
                Mas em viagem, temos que ser flexíveis, comer e beber de tudo. E assim acabamos incluindo os refrigerantes em nossa dieta. E já que entramos nessa, enfiamos o pé na jaca: decidimos experimentar os refrigerantes diferentes que encontramos pelo caminho. Segue nossa lista até o momento:


Guaraná Jesus
Mesmo depois de ter sido comprado pela Coca-Cola, continua sendo vendido só no MA. E assim com a inacessibilidade, ele mantém seu status. Mas o Jesus não é só fama não, é realmente um refrigerante bem diferente dos outros: cor rosa, sabor leve de tutti-frutti com guaraná, apesar de um pouco mais doce que os outros, é muito bom. Pros fãs de tubaína que estão longe do MA, vale a pena mandar ‘importar’ uma latinha.


Funada Limão
Super leve e refrescante, menos doce que os outros refris de limão, ficamos fã do Funada Limão já no primeiro copo. Experimentamos no Mato Grosso do Sul e pagamos R$ 1 a garrafa de 600 ml, enquanto 500 ml de água mineral custava R$ 1,50. Desde Presidente Prudente (SP) para todo o país, além dos sabores tradicionais, a Funada também tem refrigerante sabor abacaxi, que infelizmente não conseguimos experimentar.

Grapette, quem bebe repete

Tinha certeza de que era um refri extinto até encontrarmos um espécime numa prateleira, infelizmente não me lembro onde. Grapette uva é um clássico mas nem por isso é mais saborosa, achamos doce demais e com pouco gás.







JotaEfe Guaraná

Não sentimos nenhum diferencial no guaraná JotaEfe, de Ouro Fino (sul de MG). Do mesmo produtos da Tampico, valeu apenas para ter aumentado nossa lista.






Indaiá Cola

Do mesmo fabricante da água mineral Indaiá, dizem que é fabricado com a mesma água. Gostamos demais da cola, menos doce e mais saborosa que a Coca. Da Indaiá Guaraná não gostamos tanto assim. Ainda não experimentamos os outros sabores: laranja, uva e limão.






Refrigerante de Caju São Geraldo

É isso mesmo, refrigerante de caju !! Produzido em Juazeiro do Norte (CE) e distribuído em vários estados do país, principalmente no NE. Nós o encontramos em Tianguá (CE). Cor e aroma são muito parecidos com guaraná, mas com leve sabor de caju.





Cajuína
Encontrada em todo o nordeste, especialmente em Teresina (PI), a cajuína não é uma tubaína, mas entrou nessa lista por falta de uma lista melhor pra ela. Bebida totalmente natural, a cajuína é feita basicamente de suco de caju decantado e filtrado. Bem doce, mas sem adição de açúcar, não é gaseificado, nem alcoólico e toma-se bem gelada. Tem o sabor concentrado de caju, muito mais que o refrigerante do mesmo sabor e pra nós é bem mais gostoso. 
Tem várias marcas no mercado, e experimentamos a São João. Mas ganhamos do Tião, do Camping de Jijoca (CE), 1 litro de cajuína caseira, embalado numa garrafa de Ypióca. Estamos esperando o melhor momento para abri-la já que 1 litro é muito para se tomar de uma vez.



              Por enquanto, nossa lista é essa. Mas temos certeza de que ela irá aumentar. Iremos atualizando sempre que possível. 
                E para você? Qual a tubaína mais gostosa?

Gostou? Veja também as Tubaínas Internacionais

11 comentários:

  1. Também faço parte da galera "saúde", mas confesso que provo tudo isso quando estou fora de casa. Viajar é isso, né? Temos que quebrar paradigmas.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Eu também conheci "Jesus" ! É bom, mas esse Cajuína deve ser uma delícia! bj! Bruna

    ResponderExcluir
  3. Refrigerantes exóticos vcs encontrarão por todo o caminho...no Peru a famosa Inca-Cola (de abacaxi) e depois acharão de banana, de coco, de um monte de outras coisas...nos EUA tomem cuidados pois tem um maldito que eles adoram e tem gosto de remédio estragado...kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Estou horas aqui "viajando" com vcs... que delícia! Dá vontade de arrumar as malas e partir!
    Agora estou de férias e ficará mais fácil acompanhar suas aventuras e aprender com vcs.
    Ah! as fotos estão divinas!
    Fiquem com Deus!
    bjos, Ana paula

    ResponderExcluir
  5. Imagino, Adriano! Se dentro do Brasil a infinidade é gigantesca, imagin fora!
    abx

    ResponderExcluir
  6. Concordamos quanto ao quebrar paradigmas, Claudia. Adoramos experimentar coisas diferentes. Mas precisamos nos policiar, pois teremos muita coisa diferente nesse um ano! bj

    ResponderExcluir
  7. Bruna e Jayme, Jesus é bom demais :)
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Ana Paula, seja bem vinda e escreva sempre.
    Nunca iremos esquecer nossa estadia em João Pessoa. Grande beijo e mande um para o Paulo!

    ResponderExcluir
  9. Mariana,
    Vc não está me reconhecendo...rsss Sou a Ana Paula, amiga da Ghislaine (professora em Gjá e cubatão). Te conheci qdo estava visitando a UME Maranhão,lembra? rsss
    Estarei acompanhando vcs! bjos
    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Marian/.Mauro, feliz ano novo, estou mandando bastante luz para vcs, ou melhor(masaseba) quer dizer somente coisas positivas., estou certa que tudo saira da melhor maneira possivel, vcs estarao nas minhas meditacoes o tempo todo, beijos Lena

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Lena! As boas vibrações que recebemos sempre são bem vindas e tentamos refleti-las a todos, com um espelho. bj

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...