segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Recife

                Em Recife, ficamos na casa de amigos, que além de nos receberem de braços abertos, saíram para passear conosco. Aproveitamos o clima acolhedor e tiramos alguns dias de descanso, repondo as energias num lugar com pessoas próximas. Portanto, demos uma relaxada e descansamos à beça. 
                Recife é peculiar. A começar pela sua geografia. Desenhada pelos rios Capibaribe e Beberibe, a capital de Pernambuco é formada por várias ilhas, além da parte continental, tudo ligado por muitas pontes. De cada canto da cidade, uma paisagem diferente. Com mais de 1 milhão de habitantes e ruas estreitas, é uma verdadeira epopéia cruzar suas avenidas. Interessante que não foi somente em horários de ‘rush’, pegamos trânsito em Recife em todas as horas do dia, e achamos os recifenses mais agressivos ao volante do que estamos acostumados. Mas nada que um pouquinho de paciência e um carro bem grande não resolvam.
                Esse horário de ‘rush’ permanente não acontece apenas nas ruas. À procura de um cafezinho no frescor de um ar condicionado, fomos ao Shopping Center Recife numa segunda feira, três da tarde e nos deparamos com uma verdadeira multidão, digna de um dia de sábado nos shoppings de São Paulo. Perguntamos aos locais e eles confirmaram que os shoppings estão sempre lotados. Mas não souberam explicar o motivo.
                O centro histórico fica no Recife Antigo. São inúmeros casarões que contam a história da cidade, mas que infelizmente têm muito da sua beleza encoberta pela sujeira e descuido de anos. Existem projetos de revitalização do Recife Antigo, mas ainda não engataram. Portanto, contente-se em conhecer o antigo prédio da Alfândega transformado em shopping. Que por sinal é muito bonito: Internamente, os arcos de um antigo convento (antes de ser Alfândega, o prédio pertencia à Igreja) estão expostos, trazendo muita harmonia ao projeto de restauração. E no piso, alguns mosaicos com desenhos de Cordel inspirados na obra de Ariano Suassuna. Ali pertinho, o Marco Zero, um obelisco bem moderno de Francisco Brennand, contrasta com os prédios antigos.

                Por falar em Francisco Brennand, não perca a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand. Apesar de distar  20 km do centro, vale a pena conhecer o acervo desse grande escultor brasileiro. Francisco Brennand é pernambucano e fez de uma antiga olaria, sua oficina onde modelou muitas esculturas que representam o homem na sua complexidade, o sexo como grande força geradora, a natureza de forma simbólica e personagens mitológicos. Ele compôs com a cerâmica um conjunto arquitetônico monumental! Um verdadeiro museu a céu aberto! Achamos impressionante também a imensa quantidade de obras criadas pelo artista, muitas de grandes proporções. Os jardins projetados por Burle Marx tornam o ambiente ainda mais agradável. Programa imperdível!
                No Mercado de São José é possível encontrar de tudo um pouco: desde pequenas cerâmicas a artigos para candomblé ao delicioso bolo-de-rolo, iguaria da cozinha pernambucana. No seu entorno se concentra um fortíssimo comércio popular. Por isso, evite ir de carro, pois tem poucas vagas de estacionamento e algumas ruas são tomadas pelos pedestres. Lembra um pouco a 25 de março paulistana.
                A praia mais bonita e o bairro bacana de Recife é a de Boa Viagem. Lá o mar clarinho deixa pouco espaço para os banhistas que são alertados por placas de aviso dos pontos com alta incidência de ataques de tubarão, recomendando-os a não entrar no mar. Mas já que não dá para nadar, é possível caminhar, correr e até andar de bicicleta na ciclovia que acompanha a praia. Ou ficar lagarteando num dos muitos quiosques de praia. Para quem gosta, uma feirinha de artesanato com muitas barraquinhas se localiza no começo da praia e funciona de quinta a domingo, no fim da tarde.

                Ao norte de Recife, em Itamaracá, visitamos o Projeto Peixe Boi. Nesse espaço, alguns tanques preservam vários espécimes fêmeas, machos e até filhotinhos. O Peixe Boi é um bicho muito grande! O mais pesado dos animais do projeto é uma fêmea que pesa 660 kg! Apesar de gigantesco, o peixe boi é um animal inofensivo. Por ser presa fácil e ter muita gordura em seu corpanzil, está na lista de animais brasileiros em risco de extinção. Ainda é possível assistir a um vídeo explicando mais sobre os mamíferos aquáticos e nessa, descobrimos que as baleias orcas e cachalotes na verdade não são baleias, são golfinhos!!! Vivendo e aprendendo...

Programe seu passeio!
Oficina de Cerâmica Francisco Brennand
Horário de funcionamento: de 2 ª a 5ª feira: das 8 `as 17 horas/ 6ª feira, das 8 `as 16
Sábados, domingos e feriados: fechado
End: Propriedade Cosme e Damião s/n, Várzea.
Entrada: R$ 10,00 (estudantes e professores pagam meia)

Mercado de S. José
Horário de funcionamento: 2ª à sábado: das 6 as 17:30/dom: das 6 as 12 horas
End: Praça D. Vital
Gratuito

Projeto Peixe-Boi
Horário de funcionamento: 3ª a domingo, das 10 as 16 horas.
End: Final da estrada do Forte, Itamaracá
Entrada: R$10,00 (estudantes e professores pagam meia)

3 comentários:

  1. Olá Mauro e Marina,

    Estamos acompanhando vocês pelo Spot!
    Mandamos um longo e-mail para vocês agradecendo o contato que nos enviaram e perguntando sobre o embarque do carro, vocês receberam?
    Aproveitem bastante a costa brasileira!
    Abraços, boa viagem,

    Dani e Leo

    ResponderExcluir
  2. Nada como ser apresentado a uma cidade por amigos. Adoro quando tenho alguém para indicar os lugares certos.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Amigos guias são o máximo!
    Em breve no post de João Pessoa mais uma localidade onde tivémos o prazer de conhecer em ótima companhia...
    Beijo, Claudia!

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...