sábado, 24 de dezembro de 2011

Dois meses de viagem

                Coincidem com o Natal nossos dois meses de viagem. Em 61 dias, já rodamos mais de 11 mil km. O que dá uma média de 180 km/ dia. Já passamos por todos os estados do Sudeste e do Nordeste e pousamos em 30 cidades diferentes, mas conhecemos muito mais do que isso. Não sabemos ao certo, mas devem ser umas 45. Nesse caminho, nessas estradas, vimos muitas coisas. Nesse post, vamos contar algumas.
                No geral, as estradas estão boas. Muitas estradas que estavam marcadas no guia como ruins, já foram ou estão sendo recuperadas ou reconstruídas. Mas passamos por trechos muito ruins mesmo, como a BR222 em Tianguá (CE) e 40 km da PI 140 entre Itaueiras e Canto do Buriti. Saindo do sudeste, os pedágios desapareceram. Pegamos um na Bahia e só. Junto, desapareceram as estradas duplicadas e redes de serviço. Mas preferimos assim, estradas simples, mas sem pagar uma fortuna em pedágios.
                Principalmente no estado do Piauí, vimos muitos animais na pista, vivos e atropelados. São jegues, bois, cabras, porcos, galinhas criados livremente. Todo cuidado é pouco. Portanto, o ideal é viajar de dia, quando a visibilidade é melhor. Fazendo isso, também é mais seguro.
Lotação no Maranhão, não é na Índia não.
                A gente já tinha notado no Rio de Janeiro mas no nordeste em geral, as leis de trânsito são muito desrespeitadas, principalmente por causa da pouca fiscalização. Motoqueiros não usam capacete, motos carregam até quatro pessoas, lotações abarrotadas substituíram os paus-de-arara, motoristas dirigem alcoolizados, entre outras infrações ‘menores’ como estacionamento irregular, dirigir na contramão e passar sobre o canteiro para realizar um retorno. Parar o carro numa rua e sair para resolver alguma pendência, deixando o veículo atravessado então, é super comum. Fora a maneira como o pessoal dirige, quem é mais cabra, passa. Estranhamos bastante principalmente o trânsito de Recife e São Luis. Uma pessoa comentou que deveria ser proibido dirigir bêbado pois é muito perigoso. Mas já não é? Pra quem passa muito tempo dentro do carro como a gente, é importante conhecer essas características, pois a atenção deve ser redobrada.
E agora José, pra onde vamos?
                Outro fato que chama muito a atenção são placas de trânsito pichadas. Algumas de propósito, para evitar que o turista consiga se virar sozinho e chegue em determinada atração,  os próprios guias rasuram ou arrancam as placas indicativas. Desse tipo, vimos muito quando estávamos indo para Jericoacora. Outras, é apenas vandalismo mesmo. Colam cartazes e picham à toa. Desse tipo, é mais comum em capitais. Portanto, um GPS e um mapa atualizado é uma forma de se proteger dessas atitudes.
                As pessoas do nordeste são muito amáveis, com destaque para a Bahia, Paraíba e Maranhão. Conversam mais, se aproximam. Nunca vamos nos esquecer da Cecília que nos emprestou seu guarda chuva numa noite de um toró arrasador em Lençóis/BA. E como você volta prá casa?, perguntamos. “Não esquente não. Meu irmão vem me buscar com outro”. Perfeito, não? Muitas outras pessoas cruzaram nosso caminho com essa mesma postura, de ajuda, de preocupação. Muito bacana mesmo!               
                Mas principalmente, nesses dois meses, conseguimos realizar um de nossos objetivos: constatar que a vida acontece além da nossa ostra. Acostumados em Santos, onde o discurso e postura da população falam das belezas e futuro da cidade (o tal pré sal), percebemos que o futuro para muitas cidades já é presente. Tem muita coisa acontecendo e muita cidade bombando nesse Brasil (se bem que outras continuam esquecidas). A ampliação do nosso horizonte numa viagem como essa tem sido impressionante. Também constatamos que nosso país ainda não encara o turismo com profissionalismo. A intenção da maioria é explorar o turista. 
Precisamos ser mais do que bonitos por natureza
                Aproveitam que o Brasil tem muita beleza natural e cobram uma fortuna sem estrutura compatível. Tem muito estacionamento que é melhor que camping. Chamam de rústico uma coisa que é ruim. E cobram caro por isso. É triste, mas é a realidade.
                Viajante no Brasil tem que ser guerreiro. 

9 comentários:

  1. Pessoal parabéns pelos dois meses de viagem, que venham muitos meses de alegrias e descobertas!
    Ainda bem que as fotos têm legenda porque me deixaria em dúvida todo aquele povo no caminhão :(
    Nós sempre queremos um Brasil melhor, e ver o turismo, principalmente os turistas, sendo tratados de tal forma é decepcionante!
    Um Feliz 2012 para vocês, muita saúde, alegrias e proteção nas estradas.

    Abraços,

    Dani e Leo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!! Feliz Natal e um Excelente Ano Novo pra vcs!

    Marcio, Michele e Alicia

    ResponderExcluir
  3. Oba! Vao visitando tudo, que depois quero detalhes dos melhores lugares pra eu escolher pra onde migrar!!!! (É sério, héin)
    Super-gostoso a leitura do blog, as informacoes e as imagens. Parabéns!!!
    Depois voces me contam o que acharam do livro do Milan Kundera, que eu adoro!!!
    Beijos, Boas Viagens e um 2012 de muita felicidade e protecao divina nesse caminho afora...

    ResponderExcluir
  4. Ola Casal !!
    Ando acompanhando a viagem.
    Olhando o roteiro de vcs, vi que vamos nos encontrar em algum momento da volta do Alaska.
    Saio de Curitiba em março/2012 para uma voltinha pelo nosso planeta.
    Um grande abraço e até breve!!
    Mauro
    maurovieira@onda.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tristeza constatar que turismo no Brasil e' considerado como oportunidade de exploracao (negativa) do turista. Nao que nao soubesse, mas voces estao vendo isso "ao vivo". Falta muito pro Brasil ser levado a serio.

    ResponderExcluir
  6. Parabens pelos 2 meses de estrada, muito bom!
    E muito bom saber pelo olhar de vcs, a situacao do turismo e das estradas no Brasil!
    Desejamos um feliz 2012, cheio de novidades, experiencias e momentos felizes pra vcs, nessa viagem maravilhosa! E que continue dando tudo certo pelo caminho!
    Gde abraco, saudades
    Lena & Ellen

    ResponderExcluir
  7. Que viagem fantastica! Estamos acompanhando via FB e blog :)
    Divirtam-se!
    Marcelo, Paula & Vivi :)

    ResponderExcluir
  8. Quantos comentários!
    Adoramos quando os amigos comentam. Alimentam a gente!
    Retribuimos toda essa vibração positiva para nossos seguidores, visitantes, amigos de hoje, ontem, amanhã e sempre!
    Um grande abraço, Marina e Mauro

    ResponderExcluir
  9. Marina,
    O tempo voa. Dois meses já. Muitas histórias para contar. Muita gente pelo caminho e a certeza de que a vida acontece além da nossa ostra.
    Sigam com o espírito carregado de boas energias.
    Tenham um 2012 maravilhoso.
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...