quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Paraíba

                É muito bom ser surpreendido com coisas boas. Na Paraíba foi assim: estávamos sem muita expectativa e fomos surpreendidos com uma capital maravilhosa, cheia de atrativos e muito organizada. Além disso, João Pessoa ainda não é o destino mais procurado dos turistas que de dirigem ao nordeste e por isso mesmo, é muito mais tranqüila e menos inflacionada que as demais capitais. Junte a isso a simpatia do paraibano que ama sua região com fervor e se disponibiliza a mostrar o que tem de melhor. Pois bem, a receita de sucesso está formada. Agora, se sua vontade é conhecê-la na sua essência, faça uma visita o mais breve possível. Saímos de lá com a sensação de que com os investimentos feitos da área do turismo aliado a forte beleza natural , a cidade tem tudo para estar bombando em breve.
                Um dos grandes programas turísticos da região é admirar o pôr do sol na Lagoa do Jacaré. Já virou tradição e por isso, é um programa bem lotado, principalmente nos finais de semana. Tenha sol ou não, o Jurandir do Sax toca o bolero de Ravel ao entardecer, num barco. Existem muitas barracas de onde se pode assistir a apresentação. A entrada custa R$5,00 por pessoa, pagos como couvert artístico. Optamos em participar um pouco mais afastados e sozinhos, num píer no canto direito da lagoa, próximo às marinas e recomendamos (dá prá se escutar perfeitamente). Outra opção mais exclusiva é assistir dos barcos. Dessa forma, você evita a multidão. Atenção: o horário da apresentação é as 17:00 horas e quando acabar, é bom agilizar a saída para evitar a galera saindo toda junta.  A Lagoa do Jacaré fica em Cabedelo, município limítrofe a João Pessoa.
                O mar de João Pessoa não é constantemente clarinho: quando chove ou venta muito, suas águas ficam mais escuras. Mas a visibilidade é boa e dá prá realizar com gosto o mergulho de superfície (máscara e snorkel) próximo a costa, no Picãozinho, admirando os muitos peixinhos coloridos que moram em recifes. Os barcos que fazem esse passeio saem da praia de Tambaú e possuem uma mega estrutura, oferecendo aos turistas petiscos e bebidas. Aproveite o passeio no barco para observar a cidade de outro ângulo, com suas construções escalonadas (na orla, apenas construções de 12 metros de altura) e muito verde.
                Por falar em orla, a da capital da Paraíba é bem estruturada, com ciclovia, calçada para caminhantes, quiosques e restaurantes, principalmente no trecho da praia do Barro Branco, que ainda possui quadras de vôlei e futebol armadas e é muito bem iluminada à noite.

                Na Ponta do Seixas, fica o ponto mais oriental das Américas. Interessante perceber como a maré tem avançado no litoral, pois alguns pontos do calçamento nesse ponto chegaram a ceder. Para nós do Anima foi muito importante chegar exatamente ao ponto mais oriental, pois nos demais extremos da América apenas chegaremos próximos.
                Cansou de praia? Visite o Centro Histórico. Com casarões preservados, o Centro Histórico de João Pessoa é encantador. Comece caminhando pela Praça Antenor Navarro onde muitas casinhas coloridas saúdam o visitante. Vire a esquerda e siga para a Igreja São Pedro e o Hotel Globo. Hoje transformado em Posto de Informação ao turista da PBTUR, possui uma pequena exposição de objetos utilizados no antigo hotel além da bela vista para o Rio Paraíba. Lá perto, está a Igreja São Francisco, em estilo barroco. É possível conhecer suas dependências e ver objetos sacros (R$4,00 a entrada). Na praça Pedro Américo, passe pelo Theatro Santa Roza, um dos mais antigos do país. O parque Solon de Lucena tem um grande lago rodeado por ipês amarelos que florescem de setembro ao começo de novembro. Não perca o totem em homenagem a Ariano Suassuna e faz a ligação entre o Varadouro (onde se concentram essas atrações e a praia).
                Para quem adora ver lojinhas, o MAP (Mercado de Artesanato de Paraibano, Av. Sen. Rui Carneiro, 241, próximo a praia de Tambaú)) tem várias, todas comercializando produtos regionais. Para conhecer um pouco mais da história do processo artístico, visite a Casa do Artista Popular, que conta com maiores detalhes os trabalhos desenvolvidos pelos artesãos e artistas regionais.

Pão delícia do Fina Fatia

                E não é que João Pessoa tem bons restaurantes? Não deixe de almoçar no Mangai (Av Edson Ramalho, 696, Manaíra), restaurante a quilo especializado em comida sertaneja e tente se controlar para não abarrotar o prato de carne de sol com nata, fava, arroz de leite, paçoca, carne de bode entre outras tantas delícias cheias de sustância. Crie um espaço na barriga para os doces e não deixe de experimentar o de jaca. Quer um lanchinho mais leve? Não perca o Fina Fatia (Av. Nego, 476, Tambaú). São tantas opções que fica difícil escolher. O jeito é voltar sempre! Não perca a tapioca de queijo manteiga, o pão delicia de carne de sol com nata e a arrasadora cartola, a sobremesa que leva banana, queijo coalho e açúcar. Para quem quer dar um tempo de ingredientes regionais, lá também é o lugar, com deliciosos salgados e tortas, todos feitos com massas leves, finas e delicadas. Experimente a torta de morango, vale a pena.

                Se a cidade é excelente, o camping da CCB não possui uma estrutura tão boa. Com muita areia e manutenção deficiente – além de infestado por saúvas famintas - foi difícil encontrar um canto bom para parar o carro. Para quem vai de motorhome ou trailer é bom pois tem pontos de luz, água e esgoto. Mas nós que usamos a estrutura do camping (banheiros, pia, tanque, mesas) achamos que o camping merece uma reforma.
Litoral sul da Paraíba
                Infelizmente, quando chegamos às Praias de Tambaba e Coqueirinhos, estava chovendo. Ainda assim, as consideramos entre as mais belas praias da nossa viagem. À esquerda de Tambaba, rendada por falésias multicores e com muitas ondas no mar transparente, fica a praia de Arapuca, bastante procurada por surfistas. À direita fica Tambaba, a famosa praia de naturismo. Muito bem preservada e regulada, só entram casais ou mulheres desacompanhadas que decidem abandonar suas roupas antes da elevação que os protege de olhares mais curiosos. Sob leve garoa e não tão libertos assim, deixamos a visita à praia de nudismo para uma outra ocasião.
                A praia de Coqueirinhos, com muitas rochas no mar e coqueiros é igualmente bela. No canto direito dela, após uma pequena caminhada, existe um canyon onde se fica cercado com os paredões de falésias. Impressionante! Desse lado também, fica o charmoso bar Canyon do Coqueirinho, imperdível para se tomar uma deliciosa caipirinha de caju, admirando toda a beleza da paisagem.
                A praia de Tabatinga também vale uma visita. Além de linda, o Tabatinga Arte Bar alia mesinhas, sombra, rede, cerveja e porções a objetos de cerâmicas e quadros expostos em coqueiros e árvores próximas. Adorei!
                Lógico que fazer tudo isso em boa companhia fez com que o passeio fosse muito mais prazeiroso.


Obrigado amigos! E até a próxima!

Programe sua viagem
PBTUR
Órgão oficial do Turismo da Paraíba, ajuda a organizar e planejar sua estadia. Fica na avenida da praia, quase que em frente ao  hotel Tropical Tambaú (S 06°628’ W34°49.404’)
CCB PB 01
Praia do Seixas (S 07°09.610’ W34°47.717’)

3 comentários:

  1. Eheheheheh...muito bom, muito bom...

    ResponderExcluir
  2. Estive em João Pessoa e concordo com muito do que você falou, a cidade é realmente interessante, os lugares são lindos, o clima é convidativo e tudo e a cada minuto é uma descoberta. Mas, claro, como toda grande cidade, a partir das 22h não é mais recomendável andar por aí e o único problema que achei foi ver as praias bem sujinhas na época em que fui (as pessoas jogavam lixo direto na praia e não havia cestos). Valeu a pena ter ido mas acho que o governo de lá está marcando touca, um lugar que poderia ser ainda melhor. Acorde, governo local, acorde!! Erica Weissmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, Erica, percebemos que o brasileiro tem esse péssimo costume de jogar lixo em tudo que é canto.
      Não percebi em João Pessoa, mas no Maranhão, Pará e Amazonas, o povo joga sem dó todo tipo de embalagem em rios e ruas.
      Uma pena estragar nossas belezas naturais dessa forma!
      Um abraço!

      Excluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...