sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Natal e Fortaleza

Saímos de João Pessoa com uma semana de atraso no nosso cronograma, com chuva fraca. Decidimos então tirar um pouco desse atraso e cancelamos a parada prevista na Praia da Pipa. A chuva parou antes de chegarmos a Natal, mas o tempo continuou fechado. Mais uma vez, optamos por pegar a estrada, dessa vez fazendo uma parada estratégica em Natal para comprar, na Toyota, umas porcas de roda que haviam se soltado, passar no banco e no supermercado. Encontramos na Av. Roberto Freire uma ótima estrutura de apoio para turistas e moradores com muitos postos de combustível, supermercados, bancos e galerias de lojas prestadoras de serviços diversos.
                Assim, passamos apenas uma noite em Natal, no camping CCB RN02 (S 06⁰01,830' W 35⁰13,116''), distante 25 km do centro da capital do Rio Grande do Norte. Como o sol se põe cedo na capital potiguar, tivemos que voltar cedo para o camping para preparar o jantar e as 20:30 já nos encontrávamos nos braços de Morfeu.
                A praia de Ponta Negra é o grande point turístico. É lá que se concentram os hotéis, restaurantes e guias oferecendo passeios para as atrações ao norte da cidade.  Ponta Negra é uma praia bonita, com quiosques que recebem os turistas que admiram o Morro do Careca, uma imensa duna no meio do morro, que escorre em direção a praia. Fora de Natal, Genipabu (a 16 km da cidade) é o mais conhecido e procurado dentre todos os passeios e inclui dunas, lagoas, buggys, aerobundas e esquibundas.
                Continuando a viagem, seguimos em direção ao Ceará e passamos pela cidade de Mossoró. Costumam vender na nossa terra a propaganda que envolve a seguinte frase “melões amarelos direto de Mossoró”, daí ficamos esperançosos de encontrar milhares deles, docinhos, prontos para serem devorados mas vimos apenas algumas grandes plantações na estrada. Chegamos a Mossoró próximo das 13h e entramos na cidade pra almoçar. Não encontramos nenhum lugar satisfatório para comer, mas pelo menos compramos nossa rede. Aqui no nordeste as pessoas usam muito rede. Nas casas, chegam a substituir sofás por elas. Em hotéis, existem ganchos para elas dentro dos quartos. É uma paixão regional!
                Passando a divisa RN/CE, fomos conhecer a famosa praia de Canoa Quebrada. A melhor forma de conhecer os atrativos dessa praia é de bugue. Nós resolvemos ficar na praia central, que o acesso é fácil por carro. Esse trecho da praia é recheado de quiosques com músicas bem altas. A praia é bonita, com falésias no canto direito. Por estar 170 km de distância de Fortaleza, Canoa Quebrada é mais procurada para passeios de um dia. Mas a vila possui estrutura, com algumas pousadas e restaurantes.  A noite, rola agito forte na Broadway, ao som de muito reggae.
                O que chamou atenção mesmo nessa praia foi o grande parque eólico, gerando energia branca para a região. Com o vento constante, essa região é propícia a gerar esse tipo de energia. A população não gostou muito da interferência na paisagem. Para nós, ficou interessante a ação humana tão presente nessa maravilha da natureza.
                Seguindo a viagem, chegamos a Aquiraz – 20km de Fortaleza – mais precisamente na praia da Prainha onde tínhamos a indicação de um camping. Cansados e já passando das 18h quando já é escuro por aqui, não achamos nenhum camping, e nos instalamos na simpática Pousada Nobre (S 03⁰54,209' W 38⁰20,922'').
                Descobrimos na Prainha uma organização de rendeiras que fazem bordados de bilro e labirinto, um trabalho lindo e regional. Um ótimo lugar para encontrar a lembrança certa!
                Decididamente não demos sorte em Fortaleza. Tínhamos outra indicação de camping dessa vez na Praia do Futuro. Esse nós achamos e acabamos ficando, mas seria melhor não ter achado. Para ter idéia o apelidamos de camping do rato (S 03⁰43,936' W 38⁰27,490'')! Ele era horrível! Nem para estacionamento dava! Não tivemos coragem de usar o banheiro e não deu pra ficar mais de uma noite.  Desconfortáveis, aceitamos nossa sorte em Fortaleza e como já tínhamos estado por lá antes, decidimos novamente partir para a próxima parada.
                Mas antes paramos para tomar um sorvete de Cajá e de Graviola na sorveteria Barbaresco, em frente à feirinha de artesanato na Praia de Meireles. Também comemos bem no Restaurante Geppo’s, num local agradável e original, um Shopping aberto mas quase um bosque, com árvores e um riacho, próximo à Praça Portugal. Por sinal, essa praça estava com uma árvore natalina bem original, toda composta de redes brancas bordadas e grandes bolas prateadas. O vento incessante balança as redes e parece que a árvore dança...
                Encontramos em Fortaleza uma lavanderia nos moldes self service onde você mesmo coloca as roupas para lavar e secar. Infelizmente, não é comum no Brasil pois achamos muito prático para viajantes. Portanto, seguem as informações que conseguimos:
Lav e lev               Custa R$12,00 a ficha para lavar (40 minutos) uma máquina de roupas (aproximadamente 15 peças) mais R$12,00 de outra ficha para secar (25 minutos). A funcionária nos explicou que muitas vezes são necessárias duas fichas para secagem. É necessário realizar a troca das roupas da lavadora para a secadora. Caso queira, você pode terceirizar esse serviço pelo preço de R$12,00. Também existe a opção de lavar por peça. Os preços são os seguintes para lavar, secar e passar: R$6,00 a calça jeans e R$4,50 a camiseta. Na Av. Abolição, 2685 e na Av. Antônio Sales, 2080.