domingo, 4 de dezembro de 2011

Litoral Sul de Pernambuco

                Saímos de Alagoas achando que seria difícil igualar a beleza de seu litoral, as praias de areia branquíssima ladeadas por coqueirais. Entramos em Pernambuco com poucas expectativas, afinal Recife não é famosa por suas praias e Porto de Galinhas não parecia tudo isso. Logo descobrimos que estávamos enganados.

          Nossa primeira parada em Pernambuco foi logo na Praia dos Carneiros, em Tamandaré. Menos badalada que sua vizinha Porto de Galinhas, é a praia mais linda de Pernambuco. Não se deixe enganar pelo jeitão de balneário da cidade. A beleza da praia é irretocável, com a areia branquinha, mar verdinho, coqueiros e uma simpática igreja que também tem vista pro mar. Um sonho!
                Os melhores pontos da praia estão em propriedade particular, o que dificulta o acesso. Se quiser, pode ficar em uma das barracas desse trecho. O preço não é muito amigo. Na Bora Bora cobram R$50,00 de taxa de estacionamento convertidos em consumação. Além do preço, não tem como saber se o que a barraca oferece agrada pois os carros são parados já na entrada da propriedade. Dessa forma, decidimos encontrar um acesso público e o encontramos próximo à igrejinha que fica de frente prá praia. A estrutura nesse ponto é mediana, com alguns mini-quiosques que servem porções simples em mesinhas pé na areia. Comemos um peixe frito maravilhoso a um preço mega honesto (R$25,00), mas lá não tinha banheiro. Pela praia, caminhando, é possível chegar a outros pontos, inclusive onde existe um rio que desemboca no mar e deixa a paisagem ainda mais bela.

Porto de Galinhas

                 A próxima parada seguindo para o norte foi em Porto de Galinhas. Famosíssima mais por causa dos resorts de luxo e da proximidade com Recife (81km) que pela beleza das praias, ela é muito procurada por turistas. Mas por outro lado, Porto de Galinhas tem uma estrutura bacana, com várias opções de hospedagem além de um centrinho cheio de lojas, restaurantes, sorveterias, tapiocarias, artesanato entre outros tipos de comércio que turista adora.
                As galinhas aparecem em todo canto, nas camisetas, bordados, móbiles, chaveiros, canetas. Também ficam espalhadas pela cidade na forma de esculturas esculpidas em caules de coqueiro. Mas o nome Porto de Galinhas aparentemente nada tem a ver com as penosas. Contam que antigamente, quando o tráfico negreiro foi proibido, esse porto continuava a receber escravos clandestinamente. E para avisar que havia negros escravos nos navios, o povo gritava “Nesse aqui tem galinha”.

                Além do centrinho e da praia, Porto tem passeios de jangada para recifes próximos para ver peixinhos com snorkel e máscara de mergulho. Por ficar próximo de Recife, fica bem mais cheia nos finais de semana quando os recifenses aproveitam a estrada duplicada para passar o dia em Porto de Galinhas.


Daqui, vamos direto pra Recife.

2 comentários:

  1. Porto de Galinhas é um dos posts mais lidos do meu blog!!!! Que lugar lindo!!!

    ResponderExcluir
  2. A praia de Carneiros foi a praia mais linda e maravilhosa (anda-se 10 metros e a água ainda nos joelhos) que já estive em toda minha vida... Você está linda bronzeada e Deus continue abençoando seu projeto... Estou adorando!
    BeijãoO Marina...
    Fabi

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...