terça-feira, 1 de novembro de 2011

Receitas com amigos: as alcachofras de Gonçalves

Conhecer e reencontrar amigos fez parte dessa primeira semana de viagem.
Primeiro em Gonçalves, Ocid e Carla, no seu Santo Canto, com seus orgânicos e cachorros. Fazia anos que o Mauro não via a Carla Beschizza.  Mas parecia que a gente se encontrava sempre, tal a sinergia. Assistimos filme juntos, visitamos plantações. Ficamos íntimos de Gonçalves. Graças a esses doisJ

Ocid

Carla Carciofini


Depois, em São Francisco Xavier, Nicolau e Alda, amigos de longa data, de tantas casinhas. Até de carro! Foram eles que compraram nossa trackerzinha. Amigos do peito, foi ótimo tê-los encontrado. Quem sabe em outro ponto da viagem?

Alda e Nico


Aproveitando, falando de amigos, casinhas e plantações, vou dar inicio ao registro de algumas comidinhas que vamos fazendo pelo caminho. Na casinha  2 do Nicolau, numa outra ocasião, fiz um camarão com alho di-vi-no. Impossível lembrar a receita. Tinha rolado umas caipirinhas que ajudaram no tempero mas apagaram da memória. Se eu tivesse registrado um dia depois, talvez. Mas hoje? Só lembro que ficou na memória de todos que estavam naquela verdadeira Festa de Babette.

Presentãos pros amigos: orgânicos


Portanto, vou aproveitar a frescura do fato e registrar a tempo de detalhes:


Alcachofras da Nina
Pois é, elas tem meu nome mesmo. Porque é uma mistura de duas receitas, da minha mãe e da tia Wilma. Essa eu fiz em Gonçalves. Covardia, pois lá as alcachofras praticamente estavam vivas, As vimos no pé, duas horas antes. Foram escolhidas a dedo. Bem repolhudas! O Mauro prefere as pequenas, pois diz que é mais macia. Mas essa observação não se aplicou as colhidas na hora de Gonçalves. Caso compre as suas na feira, de uma chacoalhada no cabinho. Se ela estiver flexível, está mais nova. Se estiver durona, é mais velha. Prefira as novas.
Que delícia, observado meu futuro almoço

Lave bem as folhinhas. Elas ficam grudadas no meio, mas insista com delicadeza. Tem gente que gosta de cortas as pontinhas. Eu não corto, só abro. Ponha para cozinhar numa panela com um pouco de vinagre, folhinhas para cima. O ponto de cozimento é quando puxar uma folhinha e ela soltar fácil.
Enquanto elas cozinham, você prepara a farofa: farinha de pão grossa (faço no liquidificador e separo a fina pra milanesa), queijo ralado, azeitona e bacon picadinhos, sal e pimenta do reino moída na hora. Mistura tudo com a mão mesmo. Quando cozidas, colocar essa farofa de forma generosa nas folhinhas (essa parte é chata) e regar com azeite do bom, sem miséria. Levar ao forno por uns quinze minutos, senão ela resseca.

Colocar a farofa com amigos fica mais gostoso!


Para quem nunca comeu uma alcachofra na vida, a graça está em chupar as folhinhas, que nessa receita vem acompanhada dessa deliciosa farofinha. Despreze  os espinhos e curta o coração, o filé mignon dos vegetais.
Fácil, né? Vamos ver o que vai rolar no resto da viagem!
Bom apetite!

6 comentários:

  1. Hum!!! Que espetáculo. Amo alcachofra. Nunca comi com farofa. Sempre como com manteiga ou vinagrete. Além de deliciosas são super saudáveis. A viagem está indo de vento em popa. Começaram bem!!!!
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Foi uma delícia te-los conosco... aliás, melhor ainda com essa receita de alcachofra, que tive chance de experimentar...rsrsrsrsr Bom ter visitas que cozinham, e a gente fica sem fazer nada...
    Como comentamos, quem sabe, a volta não é lançar um livro de receitas por aqui, um filme, o livro de viagem...estamos aqui, acompanhando o passo a passo da viagem, e vou ficar de olho nas novas receitas que vocês com certeza vão experimentar por ai...
    Beijo grande
    Carla e Ocid

    ResponderExcluir
  3. Estamos acompanhando a viagem via blog e facebook....da ate inveja dessa liberdade toda...e das alcachofras tbem....receita anotada! Continuem nos atualizando sobre o roteiro! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Paaaaara de comer e fazer vontade na gente...e toca o barco!!! kkkkkkkk...Abrax

    ResponderExcluir
  5. Estamos viajando c/ vcs.,e alegres por terem a oportunidade dessa aventura,maravilhosa,cheia de cultura e conhecimentos que fiacarão de exemplos p/ muitos.beijos e mta proteção.sds.Tia Aneusa e familia.
    Ah1amei as alcachofras vou fazer p/ o Foca afinal,p/todos obrigada valeu....

    ResponderExcluir
  6. Tia, faça as alcachofras para o foquinha... Ele vai lamber os beiços! bjos com carinho, Marina e Mauro

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...