sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Mangue Seco, BA

                Saindo de Salvador, pegamos a linha verde com destino a Aracaju. No caminho, resolvemos passar na famosa praia de Mangue Seco, na divisa com o estado de Sergipe. O percurso normal seria pagar um serviço de translado num buggy, 4x4 ou atravessar de barco, das cidades de Pontal ou Terra Caída, já no estado sergipano. Mas decidimos testar a valentia do Jumbo e economizar uma graninha realizando a travessia de 4x4 por nossa conta.
                Esse acesso é realizado pela praia da Costa Azul/BA e o caminho é pela areia da praia mesmo, com coqueiros de um lado e o oceano Atlântico do outro, numa distância de aproximadamente 26 km. Como a maré estava baixa, fizemos esse caminho de ida bem tranqüilos. Veja nosso caminho.
                Mangue Seco é linda! Tá certo que a dificuldade do acesso aumenta a beleza dos lugares, ou pelo menos os deixa menos lotados. Mas praias com mar clarinho e dunas branquinhas, com pouca gente, é de arrancar suspiros. Pra refrescar a memória, foi lá que a novela Tieta foi filmada, no início dos anos 90. São aqueles cenários que você encontra, a cada duna percorrida.
                Assim que chegamos ao povoado, sentamos numa barraquinha e provamos o aratu (tipo de siri vermelho que existe na região) catado, que ambulantes  locais preparam e vendem embrulhado em folhas de palmeira de licuri. Nessa mesma barraca, um grupo de 4x4 estava realizando um encontro animado com seus trollers, trackers e jipes, equipados ou não. Daí a dica para o pessoal 4x4: essa trilha é muito gostosa de fazer, principalmente por causa das dunas. E vão se acostumando. No nordeste o pessoal chama o 4x4 de traçado (“Seu carro é traçado? Então, traça ele e vai!).
                Não conseguimos nos conter e passeamos pelas dunas com o Jumbo, uma doidera, pois o Jumbo cava muito, por duas vezes quase atolou na areia. Isso porque ele é pesadão, afinal carrega uma casa nas costas, e também tem sapatos finos, nossos pneus são 215 e não 265 como a Hilux cabine dupla e outros 4x4. Mas outros 4x4 fazem as dunas sem mais problemas, tomando o cuidado de seguir as trilhas dos buggys sem ir na areia fofa.  Voltamos pela mesma trilha até Costa Azul, só que dessa vez, com a maré subindo, o trecho de areia sumindo e a adrenalina aumentando.
Dicas: faça essa trilha somente com carros altos e com tração nas quatro rodas. Carros comuns não chegam ou não voltam. Se informe com os locais sobre os horários da maré, que horário ela enche e vaza – importantíssimo a não ser que tenha um carro anfíbio. Se tiver interesse, veja nossa trilha em formato gpx.
                Pra quem vai com carro de passeio, o acesso mais fácil é por barcos que partem das cidades de Pontal ou Terra Caída, do lado de Sergipe.
                Mangue Seco é mais procurada como destino de um dia mas caso deseje ficar por um período mais longo, existem algumas pousadas por lá. Nada muito chique, pois a vila é bem simples e tem pouca estrutura de apoio ao turista. Mas a beleza das lagoas e praias compensa !

5 comentários:

  1. Mauro, seguimos acompanhando, está show o blog.
    Que continuem a mil.

    Abraços e bons ventos.

    Jeison

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marina, Mauro!!
    que delícia poder acompanhar por aqui essa aventura de vocês!!!
    A gente viaja junto e vai conhecendo um pouquinho desse mundão!!!
    beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Mangue Seco é lindo e ainda consegue ser um lugar reservado.
    Aproveitem.
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. E não é, Roberta? Cada beleza nesse Brasilzão!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...