quinta-feira, 3 de novembro de 2011

No litoral capixaba

O Espirito Santo é um estado bem pequeno mas ainda não conseguimos sair dele. Um dos motivos tem sido o clima. Com chuva, demos preferência em nos alongar por aqui e tentar pegar o sol na Bahia.
Realizamos dois trechos nesses dois dias. O primeiro foi de Guarapari até Regência. De tão pequena, essa vila não aparece no nosso guia rodoviário. Mas conhecemos o Pedro Paulo Martins, do Projeto Águas do Rio Doce que nos falou da foz do rio e do Projeto Tamar um pouco antes de Regência. Por esse motivo, saímos da BR 101 e pegamos a ES 040. Os primeiros 16 km dela são de asfalto. Os próximos 22km (até Regência), são de chão da pior espécie. Com a chuva dos últimos dias, então, era uma lama só. Muitos buracos e ondulações. Para cruzar esse trecho demoramos mais de uma hora de estrada. Pelo menos, nosso  GPS acertou e encontramos o Projeto Tamar na beira da praia. Essa região é uma das poucas do Brasil em que se encontra a tartaruga de couro, ou gigante, com até 2,5 m de comprimento. Estamos no período de desova das tartarugas e é possível realizar passeios para ver de perto como é. Essas visitas monitoradas ocorrem a noite ou madrugada. Nós já vimos uma desova em outra ocasião, sem o Tamar, e foi muito legal. Recomendamos!
Seguimos em direção a Regência e lá chegando, fomos dar uma espiadinha na Foz do Rio Doce. A vila é minúscula mas pareceu que é muito procurada no verão, principalmente por surfistas em busca de boas ondas capixabas e de pescadores. Na pequena vila, é possível encontrar algumas pousadinhas simples e muitas áreas para campings, ou melhor, espaços gramados que chamam de camping. Um deles nos chamou a atenção e entramos para nos informar. E então conhecemos a primeira personagem de nossa viagem: a dona Mariquinha.

A Pousada Camping Tia Mariquinha (R$10 pp/ S 19°38,971’W 39°49,797’) oferece espaço para camping ou alojamento em pequenas casas ou quartos espalhados pela propriedade. Tem muitas árvores frutíferas e ainda, fogões a lenha que a d. Mariquinha deixa usar. Mas o que tem, mesmo, em abundancia, é carinho. A d. Mariquinha é uma fofa! Extremamente atenciosa e amorosa fez tudo para que nos sentíssemos à vontade. Usamos seu fogão a lenha, nos deu um pouco de sua couve refogada, fez suco natural de pitanga e até bolinho de chuva! E proseou muito com a gente, contou um monte de histórias da vida dela e de seu marido, que estão nessa região a quase 40 anos.
Encantados por conhecer figura tão amável, seguimos viagem para Conceição da Barra. Essa cidade serve como apoio para o Parque Estadual de Itaúnas. Até Conceição da Barra, é asfalto. Para Itaúnas, mais chão, um pouco melhor do que para Regência.

Por volta de 1940, as dunas invadiram a então cidade de Itaúnas, expulsando seus moradores para o outro lado do rio, onde criaram a nova Itaúnas. A área que abrange as dunas virou parque estadual que irá completar 20 anos no próximo dia 08. Além das famosas dunas, o parque abriga diferentes ecossistemas, como a mata atlântica, o cerrado, áreas de mangues e restinga. Nas caminhadas até a praia, muitos cajueiros enfeitam as trilhas, com seus frutos lindo e suculentos.
Vale a pena conhecer o parque. A entrada é gratuita e como fomos de dia de semana, estava bem tranqüilo. Na praia das dunas, alguns quiosques dão suporte aos turistas, comercializando bebidas e petiscos.
Itaúnas também possui um núcleo do Tamar, que fica na entrada do parque. A vila é pequena mas bem ajeitada. Possui restaurantes, muitas pousadas e alguns campings. Também tem uma picoleteria Dunas (olha só que alegria: R$1 o picolé - experimente o de tapioca, delicioso!), do Saulo. Ficamos um tempão conversando com ele, pois também gosta de realizar suas aventuras de moto. Conversa vai, picolé vem, resolvemos voltar e nos estabelecer num camping um pouco antes de Conceição (R$15 pp/ S 18° 33,893’ W 39°46,267’)
Amanhã, pretendemos chegar à Bahia. Vem com a gente!!!
ps: fotos amanhã/ internet leeeennnnnta

1. Tenho ótimas lembranças das moquecas do Espírito Santo!!! Hum!!!!
    Aproveitem!!
    Bj
    Claudia

2. Oi Marina e Mauro

Uma viagem incrível como essa, além de lugares igualmente assim oferecem outra riqueza, a humana, como a D. Mariquinha por exemplo.

O Projeto tamar é sem dúvida o baluarte da preservação, conhecemos uma base na praia do Forte /BA. Ver as pequeninas tartarugas nascendo é uma experiência inesquecível.

Um abraço e até o próximo destino

3. Há alguns anos, venho desenvolvendo uma rede social com um estilo bem diferente. Há poucos dias, o site entrou no ar (por sinal já uma grande vitória). O Viagem Pública começa engatinhando e logo logo será um tremendo sucesso, pois vêm grandes surpresas como por exemplo, sorteios de viagens, de milhas aéreas, cortesias em hotéis, etc. Além de disponibilizar o velho e conhecido bate-papo, vem mostrar um estilo bem diferente de rede social, voltado para as emoções e histórias nas principais cidades do mundo. O projeto inicial é chegar um certo número de usuários, para daí então passar a ocorrer promoções, como por exemplo: A melhor história de uma viagem, fatos marcantes, fatos cômicos e pitorescos que ocorreram. Além de comunidades que são cidades turísticas, curiosidades e dúvidas sobre as mesmas como: Onde se hospedar, onde fazer as refeições, onde se divertir, etc. Vale a pena conferir e convidar amigos, afinal estamos ajudando o crescimento de uma rede inovadora e diferente.

OBS: Pode se cadastrar acessando www.viagempublica.com ou diretamente aqui: http://www.viagempublica.com/main/authorization/signUp?

Atenciosamente,

Frederico Rios

4. Maurinho e Marina, experiencias como essas de encontrar pessoas como a Dona Mariquinha é uma delicia... principalmente quando estamos longe de casa, só quem vive sabe dizer!! O Espirito Santo parece que guarda lugares incríveis, heim?!
    Gde beijo a vcs!!!

5. Fala Maurão !!
    Cara, achei muito legal este projeto !!
    Estamos aqui na Presta seguindo vocês por todos os lados....
    Traz um sorvete pra mim do Alaska ! :-)
    Boa sorte e aproveitem !
    Abraços.
    Luciano

6. Legal Luciano, um grande abraço a você e a todo o pessoal da Presta. Abraços,Mauro

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...