segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Chapada Diamantina

                Mistério, natureza impactante, sensação de paz e simpatia do povo. A Chapada Diamantina tem isso tudo e muito mais. Esse pedaço da Bahia, que já foi fundo de oceano, sempre nos encantou. Essa foi nossa quinta vez lá, e vamos voltar ainda pois ainda não conhecemos tudo.
                Tem muitos programas de natureza para fazer. São cachoeiras, travessias, grutas e poços sem fim nessa terra caprichada por Deus, que com esmero, enfeitou aquela paisagem deslumbrante com flores diversas, muitas endêmicas da região.
                Dessa vez, não demos tanta sorte com o clima. Choveu muito. Demais. E natureza molhada escorrega e encharca. Portanto, não fizemos tantos passeios quanto gostaríamos. Fizemos – novamente - a trilha para a Cachoeira da Fumaça por cima. A trilha não é puxada, mas tem uma subida íngreme de aproximadamente uma hora. Depois mais uma hora de caminhada, com mais altos do que planos, alguns riozinhos para atravessar, chega-se ao mirante. Ou onde seria o mirante pois não vimos nada devido a neblina intensa , frio, vento e chuva. Mas a caminhada foi boa e ainda fizemos novos amigos, o Alex e a Evelyn que conhecemos no percurso.  A paisagem do Vale do Capão, mesmo encoberto, fica presa na retina. Montanhas misteriosas essas da Chapada...

                Fomos também ao Serrano, a cachoeira do rio que corta e abastece a cidade de Lençóis. A trilha começa praticamente dentro da cidade, à direita da Embasa (distribuidora de água da região). Uma trilha fácil que é possível fazer numa tarde, com poços gostosos para banho.

                A pérola dessa visita foi a trilha para a Cachoeira das Águas Claras. Essa cachoeira fica aos pés do Morrão, o morro mais imponente da Chapada. O mais legal dessa trilha é passar pelos vales e perceber como as paisagens se modificam a cada curva, como os morros ficam diferentes vistos de outros ângulos. Estar naquele lugar é mágico, a sensação de estar conectado com o todo, de fazer parte daquilo tudo, é muito boa. Quem quiser fazer a trilha sozinho, é possível sim. Dá para sair a pé de Lençóis ou ir de carro até uma entrada (sem indicação nenhuma) pouco antes do Morro do Pai Inácio, ao lado esquerdo da estrada. A trilha é fácil, para se chegar à cachoeira são duas horas e meia de caminhada quase plana. Veja no nosso tracklog esse percurso caso queira se aventurar sozinho. Caso sinta receio, contate alguém com experiência. No centro de Lençóis há vários serviços de guias credenciados, que fazem passeios para toda Chapada. Se preferir, baixe nosso tracklog e faça a trilha sozinho.

                Lençóis é a cidade com maior infraestrutura da região. Tem bancos, mercadinhos, farmácia e posto médico. Possui muitos restaurantes e barzinhos que abrem, na sua maioria, para a noite. Indicamos três lugares que dá para se comer bem:
Fruta Café: na Rua das Pedras, serve o melhor açaí que já provamos, além de sanduíches deliciosos. A dona, Eliene, é uma fofa, super atenciosa.
Fazendinha: cachaçaria, pizzaria e pratos com carnes muito gostosos. Com ambiente descontraído, fica nas ruas das pedras também.
Cozinha Aberta: para quem deseja comer algo mais elaborado, tem uma cozinha moderna e utiliza bons produtos. Fica atrás da prefeitura, na r. Altina Alves, 747.

                Quando ficamos em Lençóis, sempre ficamos na Estalagem do Alcino. Além do melhor café da manhã do mundo, Alcino é mestre em receber bem. Integra os hóspedes em sua mesa, onde todos interagem, perguntando sobre passeios e programas, não importa em que língua. Dá várias dicas de programas na Chapada e fora dela. Fora as peças escolhidas para fazerem parte da decoração! Muitas obras de seu atelier e outras escolhidas a dedo! Recomendamos nosso amigo Alcino com louvor!

                Como dissemos no começo do post, essa não foi nossa primeira vez lá. No site tem várias informações sobre as atrações da Chapada Diamantina para quem quiser pesquisar mais. Aproveite também o link para as dicas! Boa pesquisa!

5 comentários:

  1. Marina,
    Gostei da cidadezinha colonial. Parece Paraty. Linda!!
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Marina e Mauro

    A chapada é efetivamente um cenário único daqueles que se imprime na memória para sempre,com a certeza de que uma vez deva mesmo ser pouco.Valeu a dica do Alcino
    Até o próximo destino e boa viagem.

    ResponderExcluir
  3. Galera, a Chapada é um super destino! Vale mesmo a pena!
    bjos, MM

    ResponderExcluir
  4. Apesar do mau tempo esse dia foi muito legal. Se nao posse por voces nos nao teriamos cruzado aquele riozinho! Um grande abraco e Boa viajem. Alex e Evelyn

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Alex e Evelyn. O tempo nào ajudou nem um pouquinho. Mas que foi uma aventura danada, ahhh isso foi! beijos Marina e Mauro

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...