quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Enfim, Bahia!

Ficamos mais dias do que prevíamos no Espírito Santo por causa da chuva que não passava. No dia que abriu um pouco o tempo, resolvemos seguir viagem para a Bahia. Finalmente, chegamos lá e nossa primeira parada foi em Cumuruxatiba, na intenção de ficar alguns dias curtindo uma prainha. Para chegar em Cumuru, precisa passar por 32 km de estrada de terra muito, muito ruim. Para motos (aiiii Adriano) as coisas são melhores, claro.. Mas de carro, fizemos esse trechinho em uma hora e meia.  Muita ondulação na pista...
A vila é bem pequena, com muitas pousadas e alguns campings. Nos instalamos no Camping Aldeia da Lua (R$15 pp/ S 17°06,224’ W 39°10,874’), no final da praia, log o depois dos quiosques, que estava vazio e possuía estrutura mediana. O terreno é todo de areia, sem nenhum trecho  gramado, os chuveiros para uso do camping estavam sem energia = banho gelado; haviam alguns pontos de energia, mas nenhum de água, e nenhuma área organizada ou coberta com mesa e cadeiras para descansar ou comer; muitos chapéus de sol protegem do sol que seguramente tem por lá (apesar de não termos visto), mas atenção para não ficar sob um dos muitos coqueiros, para não correr o risco de cair um côco em seu coco . Ainda bem a gerente quebrou nosso galho e deixou a gente tomar banho quente no banheiro da pousada.  Nessa época do ano, percebemos que os lugares pequenos voltados para o turismo de verão, não estão preparados para receber os turistas desavisados, que aparecem de supetão. Muitos lugares estão fechados ou com baixa manutenção.

Área do Camping Aldeia da Lua


A praia parece ser bem bonita e por perto muitas outras praias tão lindas quanto Cumuru para conhecer. Infelizmente, o tempo ruim nos perseguiu e no dia seguinte decidimos pegar novamente os 32 km de terra para continuar a estrada, porque cidade de praia com chuva é o ó.
Esse solzinho sumiu no dia seguinte

Mas com tempo bom lá tem programa sim. Todos recomendam ir até Barra do Caí, o local do descobrimento do Brasil, que assim como as praias do Moreira, do Imbassuaba e do Corumbau  são maravilhosas. Atenção: todas as praias com acesso por terra.
Em Cumuru mesmo, com a agência Acquamar, é possível avistar baleias jubarte acasalando ou com seus filhotes num passeio de barco que eles promovem, de julho a outubro. Vimos as fotos e deu uma vontade doida de fazer. Como as belas praisas, outra coisa que ficou só na vontade...

2 comentários:

  1. Marina e Mauro

    É como se diz:Baiano não nasce,estréia. Lugar melhor para o Brasil "estreiar" não tinha. O litoral baiano e muitas outras belezas deste estado confirmam isso.

    Desejamos que o sol apareça e permaneça, mas se ficar dificil é só lembrar daqueles versos do Gil imortalizado na voz do Skank:

    Guaporé, Guaporé
    Qualquer outro lugar ao sol
    Outro lugar ao sul
    Céu azul, céu azul....

    Um abraço e boa viagem

    ResponderExcluir
  2. Sorria, vcs estão na Bahia!!!

    Cê acha que aki no Sumpaulo dá pra deixar a peteca cair na baixa temporada???...isso é exclusivo dos irmãos do nordeste (acho que não todos)...meu celular de vez em quando vira baiano..."Procurando Rede"...mas é assim mesmo pois são os contrastes que fazem a viagem interessante...Vaaaai Jumbo, tá embaçando...kkkkk

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...