quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

No fundo do mar..



Foto cortesia Jamie/ BYCD
Foi em Honduras que fizemos nosso curso de mergulho, Open Water Diver. Isso significa que estamos certificados para realizar mergulho com cilindro até 18 metros de profundidade.
Há muito tempo atrás, pensamos em fazer esse curso em Santos, mas desistimos depois de nos informar sobre os preços. Se você também quer fazer esse curso e terá a oportunidade de ir para Honduras, espere e faça lá. Você não vai se arrepender.
Escolhemos a ilha de Utila para fazer o curso. Utila é uma das Ilhas da Baia, ou Bay Islands como são mais conhecidas. É uma ilha pequena no caribe, com águas muito claras e calmas e muita fauna marinha. Famosa por ter como principal visitante o tubarão baleia, tem vários pontos para mergulhar. É um paraíso para mergulhadores!

Mas ficamos decepcionados com a ilha em si. Esperávamos que fosse algo parecido com Caye Caulker, em Belize mas não teve nada a ver. Tem poucas opções de restaurante, todos oferecendo muito frango ao invés de deliciosos peixes e frutos do mar e a ilha tem um trânsito meio amalucado de motos dirigidas por locais numas ruas muito estreitas. Para piorar, choveu muito a semana que passamos lá e estava com uma quantidade astronômica de mosquitos e sand flies (tipo de um pólvora com mais apetite). Ou seja, a primeira recomendação é: leve e passe muito repelente, principalmente ao entardecer.
Por do sol em Utila
Mas Utila cumpriu com louvor seu objetivo que era o curso de mergulho em si. A ilha tem uma infinidade de escolas de mergulho. Todas as que visitamos eram certificadas pelo PADI. Elas oferecem praticamente o mesmo pelo mesmo preço.  Vou explicar detalhadamente o que está incluído porque nós tínhamos dúvidas nas pesquisas que fizemos na internet. O “pacote”consiste em:

Primeiras aulas em espaço confinado: piscina ou mar raso
- curso teórico, com vídeos, exercícios, provinhas escritas.
- parte prática: dois mergulhos em piscina ou espaço confinado no mar onde você vai realizar as habilidades ensinadas no vídeo. Tirar e colocar a máscara, flutuar, simular falta de ar são algumas habilidades que você terá que aprender.
- quatro mergulhos em mar aberto, dois até 12 metros e dois até 18 metros onde além de ver peixes, você terá que repetir todas as habilidades ensinadas e praticadas no confinamento.
- dois mergulhos para se divertir (fun dive), sem realizar skills, apenas aproveitando as belezas do mar
- quatro noites de hospedagem. As hospedagens variam um pouco. Nós ficamos num apartamento com ventilador, banho quente e cozinha na própria escola. Recomendamos pois com chuva, é horrível ter que se deslocar para ir para escola de manhã cedo, principalmente tendo que se encontrar as 7 da manhã durante os quatro dias...
- o material (que pode ser impresso ou digital), um caderninho para anotar as informações sobre seus mergulhos, uma camiseta e a carteirinha que será enviada para sua casa.
- todo o equipamento está incluído: máscara, snorkel, bcd (colete responsável pela flutuação onde todo o equipamento é preso), reguladores, tanques de oxigênio, cinto com pesos, nadadeiras e roupa de neoprene.
Aulas de habilidades, chatas, mas super importantes.
Vou ser sincera: a primeira parte do curso, teoria: assistir a uns vídeos e algumas provas escritas, é muito chata. Fazer as habilidades (skills) é chato também pois você tem que nadar sem máscara e fazer outras coisas muito desconfortáveis várias vezes. E o curso será todo em inglês, é importante ter um conhecimento da língua.
Mas mergulhar é uma das experiências mais intensas que você pode fazer na sua vida. Os movimentos parecem os de um astronauta, lentos. A gravidade muda, você pode mergulhar de ponta cabeça, de barriga prá baixo, não importa! A velocidade do som é mais rápida.
Mergulhar é entrar num outro mundo, cheio de animais e plantas esquisitos e diferentes. É participar de algo que continua sendo um mistério para quem vê o mar na superfície. Tudo muda depois de colocada uma máscara no rosto.
Para nós, tudo mudou apenas com um óculos de natação mesmo, o “equipamento “que usamos na Venezuela para ver peixes em Morrocoy. Em Belize, já estávamos mais equipados, com máscara e snorkel, até um pé de pato meio mequetrefe. Dai para o mergulho com cilindro foi um pulo.
Tem riscos? Claro, um monte! Por isso a parte chata é tão importante. Você tem que aprender como resolver pequenos problemas dentro da água, como pedir ajuda e como ajudar os outros. Mas é um esporte seguro. O mais importante é respirar sempre já que o maior risco são com os pulmões.

Eu tive várias nóias do tipo: 18 metros de mar sobre meu corpo equivalem a mais de duas atmosferas me esmagando; esse ambiente não é o natural para seres humanos afinal de contas, não somos peixes; tive vários problemas para tirar água de dentro da minha máscara. Vários mesmo, que aqui entra a dica mais importante desse post, principalmente para gente preocupada como eu.
A escola que você escolhe deve ser muito boa. Como disse no começo, fomos a algumas escolas antes de optar pela Bay Island College of Diving. Foi uma das melhores escolhas da nossa viagem.
O equipamento deles havia sido trocado há poucos meses e estava super novo, as instalações são boas e os barcos são ótimos, com motor potente e muito espaço.

Mas o melhor são os profissionais. Todos foram demais com a gente. Caso nosso tanque estivesse com problema, davam na hora outro tanque para você. O tamanho da roupa está pequeno, temos outras, pode trocar. O respirador não está funcionando bem, troca. A mensagem é: estamos preocupados com você e temos estrutura para te deixar sempre seguro.
Heather, Jamie e Marina
O destaque fica por conta da nossa instrutora Heather. Estadunidense, jovem e muito, muito eficaz ela era confiante e me deixou muito tranquila. Precisei ter uma aula extra na piscina por causa da máscara e de algumas outras habilidades e lá estava ela, pronta para revisar, mesmo depois de dois mergulhos... Recomendo ardorosamente seu trabalho. Faria novamente o curso nessa escola sem nenhuma dúvida.
Mergulhar é mágico. A primeira vez que mergulhei, só pensava “o que estou fazendo aqui?”. Mas assim que começamos a passear e ver todos aqueles animais, mudei. Só pensava “Por que demorei tanto tempo para fazer isso?”

2 comentários:

  1. Marina,

    Ainda não fiz curso de mergulho. Acho que vou ter as mesmas reações que você teve. Mas, confesso que no fundo tenho vontade.

    Bjs

    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Claudia, siga essa vontade! Vale muito a pena e você jamais irá se arrepender.
    Beijos, Marina

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...