quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

As estelas de Copán

Chegamos a Honduras pela  fronteira ao lado da cidade de Copan Ruínas. Cheios de apreensão, acabou sendo uma das fronteiras mais tranquilas que enfrentamos até o momento, tanto para o carro quanto para nós.

Cabeça da serpente emplumada: resquicios de cor
A cidade de Copan Ruínas é pequena mas muito simpática. Tem tudo o que os turistas precisam: banco, restaurantes e hotéis. Acabamos ficando mais tempo do que planejado porque as ruínas estavam fechadas por greve. Ainda bem que isso durou apenas dois dias e pudemos visitar esse sítio arqueológico maravilhoso.

Em greve. Parque fechado por dois dias
Copán foi uma das melhores ruínas pré colombianas que fizemos. Logo na entrada um bando de araras vermelhas recepcionou os visitantes. É muito bonito ver as árvores adornadas com esses verdadeiros "brincos" vermelhos barulhentos. Aves como papagaios, araras e o famosíssimo quetzal (esse não vimos) são animais importantes para os pré colombianos e estão retratados em muitas gravuras e esculturas.

Araras vermelhas, uma recepção barulhenta

Na praça principal, a Gran Plaza, Copán já dá seu recado: estelas espalhadas contam os feitos de seus governantes em grandes blocos e pedras. Esses monolitos são geralmente esculpidos nas quatro faces, uma delas com a figura do governante e as outras três, com a história dele. A frente de algumas, está posicionado um pequeno altar para colocar oferendas. Impressionante!

Estelas na Gran Plaza
Outra grande atração de Copán é a escadaria dos hieroglifos. Em cada um dos 62 degraus, hieroglifos contam a história de seus governantes. Com 2200 glifos, a escadaria é o mais longo texto maia conhecido.
A Praça do Jaguar conta com a entrada para dois túneis que passam por dentro de algumas construções. Achamos que não valia o custo-benefício e não fizemos os túneis. Mas na praça, umas gravuras de jaguares esculpidas pareciam dançar rap.

Jaguar
Um dos mais famosos monumentos de Copán é o Altar Q. Dedicado ao rei Iax Pasaj Chan Yopaat tem esculpido em suas laterais a figura dos doze primeiros reis de Copan sentados sobre o glifo de seus nomes. Uma cópia fica exposta junto as ruínas. Mas no museu do sítio, você pode ver a original como inumeras outras peças desse habilidoso povo maia.

Literalmente, passando o bastão para o próximo governante
No museu você também encontrará uma réplica em tamanho real do Templo de Rosalila. Todo coberto com estuco vermelho, esse templo se encontra no interior do Templo XVI. Lembre-se que os pré colombianos costumavam contruir um templo sobre o outro. Na verdade, era uma obrigacão de cada governante construir dessa forma para aumentar o valor perante os deuses. Um dos melhores lugares para compreender essa construção em camadas é no Templo Mayor, na Cidade do México. O que chama a atenção no caso da Rosalila é que tomaram muito cuidado para preservá-la. Um dos tuneis que mencionamos acima passa por um pequeno trecho desse templo.

Réplica do Templo de Rosalila
Copán é um sítio de valor inigualável. Para quem pretende conhecer a história desses povos que habitaram a América antes da chegada dos espanhóis, é imperdível.
Notas:
- na bilheteria, a venda das atrações não é casada como no México. Você opta por comprar a entrada para as ruínas, o museu e os tuneis separadamente.
Estela original
- dá para chegar as ruínas caminhando cerca de 1 km a partir da praça da cidade. Para quem vai de carro, o estacionamento é gratuito.
- todas as estelas e outros monumentos que não são originais estão sinalizados. No museu você encontra os originais.
- as ruínas possuem um campo de pelotas adornado com cabeças de papagaios. No museu está a melhor explicação sobre os campos de pelotas que lemos.
- se ainda não se convenceu, vamos ser mais enfáticos: não perca o museu. Ele está bem organizado e tem a vantagem de ter muita informação já que muitos glifos de Copán já foram decifrados e são os melhores contadores de história desse povo.
- as esculturas e gravuras esculpidas tem uma qualidade estética e detalhes de cair o queixo. Não perca a escultura dos velhos, observe como quiseram retratar a expressão senil. Os jaguares, os papagaios, todos os glifos... O sítio é maravilhoso e rico em detalhes. Aproveite!















Glifos das costas de uma estela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...