quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Costa Rica Pura Vida


Existe um burburinho muito grande relacionado a Costa Rica. Que eles concentram 5% de toda a biodiversidade da terra, que 25% do seu território são áreas protegidas e por ai vai. Na verdade, estávamos com os dois pés atrás com a Costa Rica. Lembrávamos muito daqueles inúmeros programas de “aventura” que passam nas TVs a cabo sobre esse lugar com muita natureza, muito sapo e muita segurança – segurança nas ruas e nas tais atividades de aventura, como por exemplo tirolesa. E esses programas são feitos por gringos e para gringos. Que gostam de controlar tudo e que pagam muito por tudo.

Playa Carrilo

Para quem nasceu e viveu no Brasil, floresta tropical é o jardim de casa e sapo é um bicho nojento. Mesmo assim, a Costa Rica tem suas surpresas e é um país que vale a pena ser conhecido e explorado.
Prá começar, foi na Costa Rica que conseguimos voltar a acampar, simplesmente porque existiam campings. Realmente, a sensação de segurança nesse país é bem maior. Aquele monte de policiais armados que víamos desde o México sumiram. E isso foi muito bom.

Camping na praia - vista da varanda do jumbo

Tem muita natureza, é muito verde para todos os lados. O país é pequeno, tem dois oceanos, uma cadeia de montanhas que atingem mais de 3.300 metros e vulcões. Com esses diferentes ecossistemas, obviamente a diversidade de fauna e flora é grande. Mas diminua suas expectativas quanto a ver animais na natureza. Não é tão fácil quanto parece e lendo melhor guias de viagem ninguém garante que você vai vê-los. A mata é densa, tem muita neblina nos lugares mais altos e chove bastante.

Passarinho azul

O que encheu nossos olhos foram os vulcões. A Costa Rica tem vários vulcões, cada um com seu correpondente Parque Nacional. É lindo vê-los, principalmente ao longe, na silhueta da paisagem. O que mais gostamos foi o Arenal. Ele tem a forma cônica e é muito alto. O que aconteceu é que pegamos um mau tempo danado e sempre o vimos com uma nuvenzinha no topo. Mas ele é lindo e enigmático. Fomos na expectativa de ver a lava escorrendo a noite. Qual nada. Desde 2010 o vulcão está dormindo o sono dos justos e deixou essa história de lava para os sortudos que o visitaram antes. Uma pena.

Vulcão Arenal

No rio termal
Outra coisa que prá gente foi muito show foi o tomar banho em rio de água termal. Nunca tinha posto os pezinhos num rio quente, cuja água é aquecida por vulcão. Existem muitos lugares na rodovia 142 que possuem essas águas termais (hot springs). Nos indicaram um local para aproveitar o rio quente de graça, numa entrada próxima ao Tabacon. Estava cheio de gente, todo mundo querendo virar batata cozinha. E a água estava quente, bem quente. O Mauro estava morrendo de calor, mas eu aproveitei e relaxei a beça. Não esqueça de observar bem a mata. Vimos vários beija-flores diferentes. Fique de olho!


Essas montanhas de mais de 3000 metros de altura também são curiosas. A Pan Americana passa por elas logo após San Jose, não tem como fugir. O percurso fica lento, afinal muitas curvas e um tremendo sobe e desce. Acostumados no Brasil “planinho” cujo pico mais alto tem 2994 metros é uma tremenda diferença. Apesar da floresta tropical, a temperatura é fria. Com a chuva que estava, chegamos a pegar 8 graus. Mas com uma porção de aves tropicais, entre elas o famoso quetzal que infelizmente não vimos.
As praias do pacífico também foram show de bola. Coqueiros sem fim enfeitam a costa, mar verdinho e algumas ondas. Ok, nas praias que visitamos eram poucas as ondas por isso mesmo ideal para aprender a surfar. E isso é possível pois várias escolinhas de surf te ensinam. Ficamos um tempão vendo as pessoas aprendendo a pegar onda. E rindo bastante. Até deu vontade de cair na água com uma prancha. Mas deixo a vontade para Santos, quem sabe algum sobrinho não queira me acompanhar?

Uma aluna tentando carregar a prancha
Agora tirolesa, rafting, boiacross, ver sapos, pererecas, orquídeas em cativeiro, isso não fizemos. Aproveitamos uma Costa Rica econômica e gostamos bastante.

Curiosidades:
- na estrada, passamos por um monte de plantação de algo espetado que demoramos para sacar o que era: pé de abacaxi. Milhares! Nunca vimos tanto e não tínhamos ideia que eles nasciam assim, tudo grudadinho uns nos outros. Bonito de ver, bom de comer!
Quem acha mais abacaxis?


- vimos poucas manifestações culturais autênticas na Costa Rica.Foi o país até o momento com maior influência dos Estados Unidos.
- o mote do país é "Costa Rica Pura Vida". Em tudo que é lugar se lê essa expressão
- os nativos de Costa Rica se auto denominam "ticos"e "ticas".
- o animal que mais vimos foram cachorros. Principalmente na praia. Na verdade, nunca vimos tantos cachorros em praia na nossa vida e apesar de serem fofos, cachorro correndo na praia lembra bicho geográfico. A maioria dos cachorros estava acompanhada por seus donos estrangeiros que com certeza absoluta em seus países são proibidos de passear com seu cãozinho pela areia. Mas sabe como é, no quintal do vizinho não tem problema.
- foi uma das fronteiras mais chatas por causa do vai e vem. Segue o processo:
Para pessoas: apenas o passaporte válido. O problema foi  fila, chegamos no meio da manhã e vários ônibus chegaram ao mesmo tempo causando uma espera de 1 hora e meia.
Para o carro: a primeira coisa é fazer o seguro, obrigatório. O lugar do seguro é num prédio afastado da imigração. Pagamos o valor de U$17 por 90 dias de vigência. De posse do seguro, você volta para uma casinha que fica em frente a imigração. Nesse momento, eles te entregam um formulário para ser preenchido a mão. Eles olham esse documento preenchido, anexam as cópias dos documentos (providencie cópias do passaporte, visto de entrada na CR, documento do carro e CNH). Depois dos documentos anexados, um funcionário irá verificar a placa e o chassi do carro e fazer uma vistoria. Depois disso, você volta para a aduana do seguro e entrega toda a documentação. Nesse local farão o documento de importação temporária.

Praia de Samara

6 comentários:

  1. Pelo seu relato, Costa Rica é um lugar que enche os olhos e a alma! Eu que sou fascinada pelas diferentes culturas, adoro mergulhar no interior desses países......este, certamente é mais um para a minha lista!

    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, com certeza você vai adorar a Costa Rica. Tem muita natureza!
      MM

      Excluir
  2. Lindo o post, as fotos, tudo! Nós também gostamos muito da Costa Rica, e voltaríamos fácil! Curti o "quem acha mais abacaxi"! Pena que não conseguiram ver lava, mas ainda vão passar por outros países com vulcões... Quem sabe algum deles ainda está ativo. beijos,
    Carla, William e Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu sabia que você ia gostar!
      Temos muitas outras fotos ótimas, depois vamos mostrar todas para vcs!
      Quanto ao vulcão, vocês tiveram sorte, que bom!
      Beijos nossos

      Excluir
  3. Estive em San Jose, capital da Costa Rica numa reunião de trabalho. Cheguei a visitar os vulcões, mas não pude conhecer as praias dos ticos pura vida. Pelo visto são lindas. Os surfistas adoram.

    Beijo

    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Costa Rica é muito linda! As belezas naturais deste país são supreendentes e fascinam qualquer um. Durante o meu intercâmbio na Costa Rica, eu tomei um curso de espanhol em San José na escola de idiomas Sprachcaffe e sou apaixonado pelo idioma espanhol e por esse país cativante. Uma viagem à Costa Rica vale realmente a pena além de adquirir experiências para toda a vida.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...