sábado, 28 de abril de 2012

Upgrade do Jumbo

O Jumbo de hoje não é o mesmo que saiu de Santos seis meses atrás. Ele foi passando por melhorias e adaptações durante a viagem, principalmente após nossa chegada aos Estados Unidos. Aproveitando os preços mais em conta nos EUA, compramos um banheiro químico, um microondas além de dois aquecedores, um a gás e outro elétrico. 
O banheiro químico (porta potti) está sendo muito útil. Fácil de usar e de limpar, nosso 'super penico' nos deu muita autonomia. Principalmente por causa dele, conseguimos agora dormir tranquilamente no carro em ruas, estacionamentos e paradas para descanso.
Vocês não tem ideia de como nossa vida melhorou!

Com chuva ou frio fica muito difícil cozinhar no nosso fogão externo. Mas com o microondas, conseguimos preparar um bom café da manhã (com ovo, salsicha, mingau, chá e café!), lanches e jantas dentro do Jumbo. Lógico que as receitas gourmets estão de lado por um tempo, mas temos nos alimentado até que bem com miojo (ainda temos alguns do Brasil), comida congelada e comida pronta em lata. 

Fast food

O micro nasceu para esse espacinho!






O aquecedor elétrico usamos sempre que estamos conectados na energia, normalmente em campings; já o a gás, usamos quando não estamos conectados. Graças a eles conseguimos dormir confortavelmente dentro do Jumbo. E olha que ainda não precisamos deixá-lo ligado a noite toda. Apenas para aquecer o ambiente e depois desligamos. 

Conforto térmico

Essas melhorias foram realizadas visando nosso conforto quando dormimos dentro do carro nas baixas temperaturas que estamos enfrentando nos EUA e no Canadá. Mas o jumbo também precisou de algumas adaptações. A primeira coisa foi 'converter' o hodômetro de km/h para milhas/hora, pois os EUA usam o sistema de unidades inglês. Nossa solução ficou meio 'nas coxas', mas resolveu o problema. Em seguida, tivemos que preparar o jumbo pro frio. 
Marcações em vermelho são milhas por hora

Esvaziamos nosso tanque de água pra não estragar a bomba e trocamos a tela do teto, de mosquiteiro para tecido impermeável. Assim, estamos protegidos contra vento e frio. Também aproveitamos pra colocar uma cortina por fora da janela, pois só com a cortina interna estava entrando água com qualquer chuva. 

Em movimento, a cortina fica enrol


Colocamos anti congelante na água do limpador de parabrisa e também trocamos o fluido do radiador. Apesar do original da Hilux já ser anticongelante, aumentamos a proporção de etileno glicol de 50% pra 70%, melhor para enfrentar o frio que pegaremos. Outro detalhe importante foi comprar um raspador pro gelo/neve do párabrisas. Além disso, aproveitamos pra fazer uma revisão geral e trocar óleo e filtros. 






O uso de correntes nos pneus em situações de muita neve ou gelo na pista é obrigatório em muitos estados, mesmo com o 4x4 e pneus para neve. Pensávamos que iríamos precisar delas apenas no Alasca. Mas passamos um sufoquinho no Yosemite National Park, pois na noite em que chegamos, as correntes eram obrigatórias, já que estava nevando e muito! Por sorte no dia seguinte parou de nevar e só com os pneus pra neve e o 4x4 conseguimos entrar. No final acabamos ganhando as nossas correntes de amigos em Vancouver. Um presentão que esperamos retribuir um dia. 

Correntes para neve

Dessa forma, o Jumbo está pronto para enfrentar o frio do Alasca de uma forma segura e confortável.

6 comentários:

  1. Vcs não têm GPS??? Nos EUA vcs transformam em milhas e têm as distâncias e velocidades corretas, sem gambiarra...maior moleza...ehehehehe!!! Como eu não passei tanto frio assim, a moto não precisou de adaptações, aliás, o que pegou meeeeesmo foi o calor!!! Abraaax

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos sim! Mas ou a gente deixa na quilometragem ou no mapa. E a gente prefere mapa. Agora: por que só EUA e Inglaterra usam milhas, pounds, gallons, eis a questão! Vamo que vamo!

      Excluir
  2. Que viagem produtiva. Jumbo agradece.HAHAHA.
    Aproveitem muito essa super viagem.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Que legal acompanhar esta transformação do Jumbo!! Ele tá ficando chique! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chiquérrimo! Cada dia a gente inventa uma coisa diferente para melhorar ele. O Mauro agora está pensando em colocar uma pia dentro. Quero não...
      Beijos

      Excluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...