quarta-feira, 9 de maio de 2012

A costa do Alasca

Uma das maneiras de se conhecer o Alasca é num cruzeiro. Tem vários, partindo dos Estados Unidos ou mesmo do Canadá. Na verdade, muitas cidades do Alasca são acessíveis apenas por mar e ar. Portanto, é um jeito interessante de se conhecer essa região riquíssima em fauna marinha pois águas geladas são uma maravilha para o krill, a base de alimentação de muitos animais marinhos. Sendo assim, a costa do Alasca é o lugar certo para ver baleias, orcas, lontras, leões marinhos e golfinhos, todos atrás de comida. Além disso, o salmão habita essas águas e uma vez por ano sobe o rio para desovar, trazendo com ele milhares de ursos e águias famintas, todos doidos por um bom sushi. Lógico que tudo tem sua época, no inverno muitas baleias migram para águas mais quentes, ursos hibernam... portanto, é importante se informar sobre qual a melhor época para ver determinado bicho.

Cauda de jubarte, em Seward

Em Valdez, uma das cidades que visitamos na costa, a senhora que nos atendeu no centro de visitantes foi categórica: voltem em julho para ver os animais. Essa cidade tem como lema a seguinte frase: "Valdez, até a natureza tem seus preferidos". Com certeza, deve ser bem fácil de se avistar bichos em seu habitat. A cidade é pequena mas acolhedora. Com uma marina gigante, cheia de barcos de pesca que buscam principalmente o halibut, Valdez nos conquistou mesmo por causa das pessoas, extremamente simpáticas. Foi em Valdez nossa experiência na escola.

Marina em Valdez

Próximo a Valdez tem o Thompson Pass, uma área especial para esportes de neve como esqui, snowboard e snowmobile. O que vimos de rastros de esqui em suas montanhas foi além da conta! Nós fomos lá umas semanas após uma tremenda tempestade de neve que assolou a cidade. Pediram até ajuda da guarda nacional para retirar a neve dos telhados. Nos disseram que a quantidade de neve acumulada nesse ano chegou a 10 metros. Por isso, Valdez também seja o destino preferido dos esquiadores.

Sowmobile

Ski dog :)

Ainda na costa, visitamos mais duas cidades que ficam na península de Kenai: Seward e Homer. De Homer, nossa melhor recordação é de um mirante maravilhoso para a peninsula, podendo avistar até vulcões. Uma paisagem de tirar o fôlego!
Mirante

Mas a estrela da península é Seward. De seu porto partem passeios de meio dia ou dia inteiro pela baía. Fizemos o de meio dia e recomendamos! Avistamos baleias, lontras marinhas, leões marinhos, mountain goats e Boto de Dall. Contratamos a empresa Major Marine Tours no mesmo dia, no período da manhã já que em abril ainda não fzem passeios de dia inteiro. Bem que tentamos o acesso por carro até oParque Nacional Kenai Fjords, mas estava fechado. Nele é possível chegar pertinho do Glaciar Exit.
A fofa lontra marinha, muito simpática

Adoramos a costa do Alasca e mesmo nunca tendo feito nenhum cruzeiro, ficamos curiosos em descobrir essas belezas escondidas das estradas. Ah, e por falar em estradas tanto a Richardson Highway, que chega a Seward quanto a Sterling Highway, que chega a Homer e Seward são consideradas cênicas pelas paisagens deslumbrantes encontradas a cada curva, de onde é possível avistar alguns glaciares. Vá com tempo, pois a estrada em si já é uma atração, com vistas para glaciares e muito mais!

Vá com calma e muito espaço no cartão de memória da câmera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...