quarta-feira, 11 de abril de 2012

Grand Canyon National Park

Dificil escrever sobre o destino turístico de 5 milhões de pessoas por ano. Um destino amplamente divulgado, o Grand Canyon é assim: antes de ter estado lá, suas paisagens parecem velhas conhecidas. Mas a primeira reação ao ver o imenso canyon que se ergue no horizonte é a mesma: UAU!


Contemplando o belo

Resumindo, o Grand Canyon é uma gigantesca garganta sinuosa e profunda cavada por um curso de água (ajuda do dicionário Aurélio). O tal curso de água é o Rio Colorado que durante milhares e milhares de anos desenhou as formas que hoje milhares e milhares de pessoas não se cansam de olhar. Com tanta história sobre rochas, o Grand Canyon é o paraíso dos geólogos. Mas para pessoas comuns como nós, também é bastante interessante, principalmente depois de assistir ao filme no Centro de Visitantes.


Por do sol disputado

No parque, muitos mirantes deixam o turista doido. Com tanta paisagem linda e profunda, os cliques das  cameras digitais não param. É o que carinhosamente chamo de dedinhos nervosos. A vontade de captar toda aquela imensidão, o tempo todo. Mas nenhuma foto, nenhuma, consegue captar o que tanto deslumbrou os olhos.
Olha lá o Rio Colorado

No Grand Canyon tem programa para todo mundo: dos mais aventureiros que desejam fazer rafting nas águas do Colorado até os senhorzinhos de cadeiras de rodas e bebês de colo. Muitas trilhas são acessíveis a todos, o que ajuda a tornar o parque tão visitado.
Mas se você for aventureiro de verdade e quiser fazer trilhas mais puxadas, também tem opções. Além do rafting, existem três trilhas longas e difíceis: a South Kaibab, a Bright Angel e a Hermit Trail. Existe a opção de fazer apenas um trecho delas, que dura meio dia e tem uma altimetria mais suave.Nós fizemos um trecho da South Kaibab e gostamos bastante do que vimos.


Mesmo sendo fácil, a trilha do South Kaibab desce bem nesse primeiro trecho

Também fizemos vários mirantes espalhados pelo parque. Na nossa opinião, os melhores foram o Hopi Point (para o pôr do sol) e o Lipan Point (para se ver o rio Colorado), no Desert View. Outra trilha que foi bem bacana foi a Trail of Time, com exemplares de rochas de até bilhões de anos.
Para quem quer menos muvuca e mais sossego, o North Rim é menos turístico, mesmo porque o inverno desse lado é mais rigoroso. Caso seja essa a intenção, verifique as condições no www.nps.gov
Não quer congestionamento nas trilhas? Vai para o North Rim!

O Grand Canyon é um ícone para os estadunidenses. E apesar deles terem o costume de exaltarem seu patrimônio natural mais do que necessário, esse parque oferece exatamente o que o visitante quer: belas imagens para sua retina e seu porta retrato!
Dicas:
  • Por ser o parque mais visitado, o Grand Canyon oferece a melhor infraestrutura que vimos nos parques nacionais estadunidenses. Tem diversas opções de hospedagem, como chalés, lodges e campings. O Mather Campground está aberto o ano inteiro, mas não tem tomadas. O trailer Village (onde ficamos) tem tomada, banheiros e mesas. Os outros campings são abertos apenas na alta estação. O Grand Canyon Village ainda conta com supermercado, lanchonetes e até correio! Num espaço chamado Camper Services existem chuveiros e lavanderia e fica próximo ao Mather Campground.
  • Dei umas dicas gerais nesse post, mas quero reinterar a dica do mapa e jornal; absolutamente indispensável num parque do porte do Grang Canyon consulte as informações desses veículos e sempre que tiver alguma dúvida, procure o centro de visitantes.
  • O Grand Canyon é um parque para se apreciar paisagens. Até tem algumas trilhas mais fortes, mas essa não é sua maior vocação.
  • Caso sua intenção seja realizar uma trilha difícil, saiba que existem riscos de morte, principalmente no verão. A principal causa é a desidratação e o esforço na subida. Tenha em mente que tudo que descer, terá que subir depois. Por isso, nossa sugestão é que você faça essas trilhas em três dias, para não se cansar demais e ter algum problema mais sério.
Acredite nas placas!

  • Nós ficamos três dias/duas noites. E não fizemos nenhuma trilha longa, a maior foi a South Kaibab mesmo. Para nós, foi mais que suficiente.
  • Muitos pontos são acessíveis apenas pelos Shuttle buses gratuitos, que circulam pelo parque. Horários e rotas estão no jornalzinho.
  • Enjoy! Esse parque merece ser curtido pois as paisagens são profundas e levam a várias reflexões. Para nós, a principal foi que a vida é breve. Principalmente comparada com a idade do canyon e das pedras expostas no Trail of Time. 
Essa é uma das pedras com mais idade

Um comentário:

  1. Muito legal pessoal, sem dúvida um destino conhecido mas não batido!

    Abraços!

    Dani e Leo

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...