quarta-feira, 18 de abril de 2012

Chegamos ao Alasca

16 de abril de 2012
O Alasca já foi conquistado pelo Anima!
Chegamos em terras geladas aos dezesseis de abril de dois mil e doze!!! Com saúde, felizes e tendo feito até o momento uma viagem segura.

Nossa chegada ao Alasca!

Junto com nosso carro/camper, o Jumbo, percorremos mais de 30.000 km em quase seis meses de viagem. Conhecemos muitos lugares e pessoas, aprendemos muita coisa nova e estamos desenvolvendo outras aptidões antes adormecidas. Tem sido uma experiência e tanto!
Temos aprendido a nos resignar com o que não podemos mudar e buscado alternativas para aquilo que pode ser melhorado. Um exemplo? O clima. Não podemos mudar o clima. Podemos buscar alternativas na rota para tentar evitar chuvas mas mesmo assim, passamos umas duas semanas pegando muita chuva e frio. Paciência.

Nem tudo é do jeito que a gente quer!

Criatividade tem sido a plavra chave: não tem água para lavar louça, derrete neve; os campings estão fechados, dorme-se na estrada. E por aí vai...
Aprendemos a respeitar mais os fenômenos da natureza, a perceber as mudanças sutis da Mãe-Terra que refletem em como o homem vive. Mudanças que são notadas a cada curva na estrada.


Praia de Jericoacoara/Oceano Atlântico
Praia em Vancouver/Oceano Pacífico





E por isso somos categóricos: viajar de carro nada tem a ver com viajar de avião. Lógico que para longas distâncias e pouco tempo, o avião é uma mão na roda. Te leva rapidinho ao seu objetivo. Já viajar de carro ou moto, transformam o percurso tão interessante quanto o objetivo. Pode-se observar as mudanças de vegetação, clima, terreno e fauna. Pontua-se as mudanças nas características físicas e comportamentais dos povos, através da observação das pessoas e de como elas ocupam o espaço. E principalmente, como a vida das pessoas está intrinsicamente ligada ao espaço onde elas vivem.

Tapadores de buracos em estrada do Piauí

Nesse período de tempo passamos por florestas de mata atlântica e amazônica, dunas, desertos, mangues, praias, savanas e já vimos um pouquinho de tundra. Vimos os maranhenses vivendo em total simbiose com as marés, observamos escolas no meio da floresta amazônica cujo o único meio de transporte possível para professores e alunos é o barco, vivenciamos o sonho louco que é manter uma cidade como Las Vegas no meio do deserto.
Unidade escolar próximo à Belém do Pará

Constatamos que os Estados Unidos é muito mais mexicano do que ele gostaria, nos divertimos ouvindo muita salsa em todos os lugares da Colômbia, vivenciamos o controle da vida cotidiana dos cidadãos venezuelanos. 
Provamos de tudo um pouco: tambaqui, bacuri, açai, pato no tucupi, mesmo que isso tudo resultasse numa bela ameba, já sobre controle graças ao nosso médico de plantão em Santos. Descobrimos que camarão bem preparado se come em qualquer fast food dos EUA e que suco de fruta natural não é exclusividade do Brasil, nossa Colômbia querida tem mais variedade e praticamente não conhece a palavra polpa.

Fruta e simpatia não é só na Bahia

Dessa forma, com todas essas experiências e vivências, o tempo parece ter passado de uma forma diferente agora que estamos na estrada. Com tantas novidades diárias, temos a impressão de que estamos fora da nossa rotina passada há mais tempo. É muita informação sendo absorvida em tão pouco tempo.
Temos mais um tempo na estrada, pelo menos mais seis meses. Muito por descobrir ainda na nossa alma, nas Américas e no mundo!



16 comentários:

  1. Aeeeeeeeeeeeeeeeee...devia ter escondido algo por aí perto dessa placa pra vcs pegarem!!! Parabéns pela conquista da última fronteira...não deixem de ir a Dead Horse/Prudhoe Bay pois o caminho é lindo...sei que está frio mas não deixem de visitar o Ártico...na volta, a dica é Jasper e Bunff, coisa mais linda que já vi na terra até hoje!!! Parabéns ao casal quase polar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembramos de vc, Adriano e de outros viajantes que também alcançaram o feito. Quanto a Prudhoe Bay, a vontade é tão grande quanto o frio. Vamos ver no que vai dar!!! Abraço!

      Excluir
  2. Parabens,
    meia missão cumprida,
    heheheheheheh
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela conquista, que continuem fazendo uma excelente viagem, aproveitem o máximo! abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Jonathas.
      Continue nos acompanhando!
      um abraço

      Excluir
  4. Uau... Sonho realizado. PArabéns MArina e Mauro, com certeza a vida de vocÊs nunca mais será a mesma. Deu até vontade de tomar um suco Colombiano! ENjoy it. O Maranhão manda lembranças rsss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erina! Manda um beijão pro pessoal do Maranhão!
      Realmente, muda muita coisa mas o essencial, permanece!
      um beijão, Marina e Mauro

      Excluir
  5. Alaska!!! Que bacana. Realização!!!

    Meio. Metade. 50%. Mediana. Média. Bissetriz.

    Que a próxima parte seja tão saborosa quanto a primeira!!!

    Bons ventos.

    Loras e Carol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridos, a gente também espera!
      Por enquanto, estamos nos deliciando com esse meio do sanduíche, que tá muito bom!
      beijos
      Marina e Mauro

      Excluir
  6. Que legal!! Estou acompanhando tudo!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Marina e Mauro

    Parabéns pela "conquista do Alaska" e por proporcionar a todos nós essa incrivel viagem por meio destes posts.

    Seguimos de carona.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina e Kleber,
      obrigado por nós acompanhar nessa empreitada!
      E pela força que nos mandam com seus comentários!
      Abraços

      Excluir
  8. Parabéns!! Grandes objetivos alcançados.
    Que super experiência!!!
    Fantástico.
    Continuem viajando, aprendendo e se divertindo.
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Claudia, por participar dessa aventura com a gente!
      Beijos, MM

      Excluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...