quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Gonçalves, um começo perfeito!

Se todas as cidades por onde passarmos forem como Gonçalves, nunca chegaremos ao Alasca. Vamos acabar ficando pelo caminho. Encravada na Serra da Mantiqueira, Gonçalves é uma cidade pequena mas múltipla; atende quem quer descansar e quem quer passear com a mesma simpatia.
A 1400 km de altitude, seu clima é temperado, com invernos frios e verões agradáveis. Nessa época do ano, nosso termômetro chegou a registrar 11,6 graus na madrugada.

Programa é o que não falta. Se você quer aventura, aqui tem:canoying, cascading, rapel, trekkings, cavalgadas, passeios 4x4, bóiacross e cachoeiras, tudo isso você encontra aqui. Quer fazer esses passeios? Fala com o Alex, da Tribo da Montanha. Eles são os responsáveis pelos esportes de aventura da região.
Agora, se você quer sossego, aqui também tem! Com muita mata ainda nativa, a cada curva da cidade a região presenteia nossos olhos com paisagens bucólicas e tranquilas. Ideal para uma caminhada sem pressa em uma das muitas estradas de terra.

Gonçalves também tem se destacado no meio dos orgânicos. A Orgânicos da Mantiqueira realiza uma feira de orgânicos todos os sábados de manhã. Nessa feira, pode-se comprar os alimentos (todos certificados e sem agrotóxicos) direto do produtor, fresquinhos. Nesse mesmo espaço, um galpão que fica bem próximo ao Centro, você pode tomar um café da manhã completo a preço justo. Além disso, a empresa comercializa cestas para solteiros ou famílias e as entrega em São Paulo e região. Veja mais detalhes no site http://www.organicosdamantiqueira.com.br/!

Além disso, nas imediações da cidade, pode-se comprar muitos produtos regionais, direto dos produtores. Fique atento nas placas de beira da estrada. Nós, por exemplo,  conseguimos umas alcachofras de outro mundo...
Na praça da Matriz, dois lugares se destacam: o Bar do Marcelo, com uma variedade inigualável de cachaças, também comercializa cervejas, licores e vinhos de qualidade. O dono, Marcelo, possui muito conhecimento dos seus produtos e mostra muito domínio e gosto com o que faz. O outro lugar é a padaria São Francisco que além da padaria, aproveitou os porões da casa para fazer um espaço no estilo taberna, para os clientes degustarem vinhos e queijos. Também da padaria, uma biblioteca livre, faz livros girarem pela cidade. Numa iniciativa louvável, os livros estão à disposição para serem lidos por lá ou levados para casa. A pessoa não precisa se comprometer a trazê-los de volta. Sabe que deu certo? Além das pessoas trazerem os livros de volta, elas trazem mais livros de casa, aumentando gradativamente o acervo da padoca.

Visitamos também a Senhora das Especiarias. Essa não fica na praça, mas todo mundo sabe onde é, afinal Gonçalves tem menos de 5 mil habitantes. As donas criaram receitas de geléias sem conservantes com vários de sabores diferentes e muito bons. Se você gosta de misturar o sabor de doce com salgado, experimente a de pimenta com alecrim.
Como chegar: Saindo de SP, são duas opções: Via Carvalho Pinto, todo asfaltada, pegando uma saída um pouco depois da divisa SP/MG ou pela Fernão Dias, pegando a saída para Cambuí e seguindo em direção a Córrego de Bom Jesus. Depois de Córrego, o asfalto cede espaço para a terra e as curvas e aclives se acentuam, proporcionando vistas maravilhosas!
Onde ficar: a rede hoteleira é boa, com pousadas charmosas. E se você gostar, é bem comum na região o aluguel de chalés para uma hospedagem mais longa. Nós ficamos no sítio Santo Canto (estrada Gonçalves-Costas km 2,5 f 35-3654-1487/ 9839-1365. GPS S 22°39.848’W045°52.383’), do Ocid e Carla num chalé com lareira e rede na varanda voltado para a mata, onde está incluída a noite de milhões de estrelas e a sinfonia dos passarinhos pela manhã. O que achamos bem original foi acompanhar o trabalho deles com o cultivo de mudas para agricultura orgânica numa espécie de berçário de alimentos.


O que comer: orgânicos! Você estará na terra deles e é uma maravilhosa maneira de se inserir na cultura local, conversando com os produtores. Folhas, raízes e frutas são os principais produtos. Mas atenção se estiver programado uma estada mais longa, os restaurantes da cidade costumam fechar às 20h durante a semana, quando muitos nem abrem. Um que experimentamos no horário do almoço foi o do Chiquinho: comida caseira e gostosa.
Quanto tempo: um final de semana ou a vida toda. Quatro dias são o suficiente para conhecer a região com calma. Mas para quem mora em São Paulo capital, é uma ótima pedida para finais de semana pois a fica a 204km pela Carvalho Pinto. Mas programe-se para chegar a tempo da feirinha dos orgânicos!

7 comentários:

  1. Muito legal acompanhar vocês pelos posts, com fotos, comentários que realmente retratam a cidade ...só não comentaram sobre as histórias de ETs da região ; ) bj!

    ResponderExcluir
  2. Vambooooora!!! Não sei se não gostam mas postem preço das coisas...pra gente, que viaja barato, isso se transforma em um serviço de utilidade pública...se estivéssemos esbanjando, gastando a rodo eu não recomendaria mas as pessoas se interessam em valores justos, garimpados!!!...as vezes alguém se anima a viajar só com esses acesso a valores...dá pra montar já um orçamento!!! Se não gostam, não tá mais aki quem falou...ehehehehe...Respondendo a pergunta de vcs...internet eu arrumava nos hotéis...era uma condição importantíssima pra mim ter estacionamento e Wi-Fi...fora isso, tem muito em Mc Donalds...como falo com vcs "privadamente" se precisarmos conversar algo mais sigiloso??? Abrax

    ResponderExcluir
  3. Queridos... voltem logo... e tragam na mala uma quantidade enorme de boas lembranças e de coisas pra contar... foi um prazer ter voces aqui em Gonça... e lógico, como eu havia falado, voces foram o comentário geral na cidade...rsrsrsrsr Aliás, tomara que na volta seja época de alcachofras, porque estavam maravilhosas, made by Marina...
    Beijo grande
    Carla e Ocid

    ResponderExcluir
  4. Marina e Mauro

    Um belo começo, ar puro, lugar calmo,comida saudável e Minas Gerais..., valeu a dica dos orgânicos.
    Um abraço
    Regina e Kléber

    ResponderExcluir
  5. Bruna: ET? vimos um documentario (estou sem acentos...) " Caminhos da Mantiqueira" excelente, mostrando um monte da cultura regional e falaram muito sobre o lobisomem, mas nada sobre ETs...Agora, com o tanto de estrelas no ceu, 'e bem possivel:)

    Adriano, valeu novamente sobre as dicas preciosas...

    Ocid e Carla, a gente coment'ario??? vcs nao viram aqui em Trindade, o pessoal na rua perguntando pra gente " Alasca, fica onde??" hehehe. o adesivo de vcs vai pelo correio, com uma por'cao de beijos...

    Regina e Kl'eber: venham sempre! j'a estamos contando com vcs na nossa garupa virtual!!!!

    bjos a todos e todas
    MM

    ResponderExcluir
  6. é... esquecemos de contar essa peculiaridade da região... o saci e os ET's... aqui tem até um local de pouso para as espaçonaves..rsrsrsrsr
    Nossa, já estão ficando longe... Trindade... fui pra ai quando tinha uns 20 anos... como o tempo passa...
    Beijos e boa continuação de viagem...e obrigada pelo adesivo do cara de pau do Ocid...

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...