quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Preparativos: saúde

Uma aventura desse porte precisa de um planejamento antecipado. Entre outras coisas que iremos detalhar no decorrer dos preparativos, a preocupação com a saúde é uma questão fundamental.

Nessa segunda-feira, dia 27/12, fomos ao nosso clínico geral Dr. Bruno Pompeu, relatar para ele nosso projeto. Achamos que ele poderia nos ajudar nessa parte do planejamento da viagem, fazendo um check-up, nos indicando vacinas, ajudando a montar um kit de primeiros socorros mais completo e sendo um apoio caso precisemos de um suporte médico à distância. O Dr. Bruno é como um médico de família: faz a consulta de uma maneira bem completa, acompanha o histórico de saúde do paciente, realiza exames clínicos, pergunta o que acontece com você e depois faz suas recomendações.
Na nossa consulta, ele não nos decepcionou. Mostrou-se envolvido e curioso pelo projeto e levantou vários pontos importantes para serem pensados. Abaixo seguem alguns dos questionamentos e informações dele:
·         Qual o tipo sanguíneo de vocês? Existe alguma carteira internacional com essa informação?
·         Quais são as doenças endêmicas dos lugares que vocês passarão? Sabendo isso fica muito mais fácil o diagnóstico e também o tratamento de um eventual problema.
·         Quais são os meios de comunicação que vocês levarão: celular, rádio, Nextel , Telefone via satélite, etc?
·         Picadas de cobras são muito mais comuns do que podem pensar. Vocês sabem onde encontrar postos de saúde/hospitais com soro antiofídico no percurso? Existe algum GPS que marca esses locais?
·         As aranhas mais perigosas não são as grandes e peludas e sim as pequenas e marrons, de patas finas, como a armadeira. Cuidado com elas! Principalmente dentro dos sapatos, pois elas gostam de lugares quentes e protegidos.
·         A malária está concentrada nas zonas de floresta tropical de baixa altitude como na Amazônia brasileira. Quando você entra numa zona de malária, existem barreiras sanitárias.
·         Vocês saberiam o que fazer no caso de um ataque de enxame de abelhas?
·         Tenham muito cuidado com a água que vocês irão ingerir. É a forma mais comum de transmissão de doenças, principalmente em países com baixo índice de saneamento básico.
·         Outra forma muito comum é pela picada de mosquitos. Usem um bom repelente, como daqueles usados por pescadores americanos.
·         É importante levar colírios anestésicos e antialérgicos para uma emergência
Pois bem! Coisas que nem havíamos pensado! Valeu a pena nossa consulta dupla. Ficamos de fazer uma pesquisa, pois precisamos estar preparados para alguma emergência nesse sentido. O Mauro até está pensando em fazer um curso de primeiros socorros!
Normalmente em nossas viagens, já levamos um kit de primeiros socorros que fomos montando com a nossa experiência, sem nenhuma recomendação profissional. Mas o Dr Bruno ficou de elaborar uma lista de medicamentos para levarmos. Também nos passou alguns exames de laboratório. Esses exames ficarão com ele, para consulta num atendimento de emergência à distância.
Sou otimista por natureza e acho que “everything is gonna be all right”. Mas prezo pela nossa segurança, e um planejamento básico não elimina os riscos. Porém, se acontecer alguma coisa, estaremos preparados! Agradecemos ao Dr. Bruno desde já!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...