quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é um Parque Nacional criado em 1985 com o objetivo de preservar, além das paisagens cênicas da região, as nascentes dos principais rios que alimentam a Bahia. Fica localizado no centro da Bahia e inclui os municípios de Lençóis, Andaraí, Palmeiras, Mucugê e Ibicoara. O relevo montanhoso caracterizado pelas chapadas, com altitudes variando de 400 a 1200 metros, contribui para a biodiversidade da região.  Portanto, quando for para lá, esqueça caatinga e seca, pois a Chapada é recheada de cachoeiras, milhares de espécies de plantas, muitas endêmicas, e visuais arrebatadores.

            Nos apaixonamos por essa diversidade de paisagens impressionantes, presentes no mesmo lugar, fazendo com que a chapada seja nosso destino mais visitado. Por lá se pode visitar morros, canyons, vales, grutas e cachoeiras. Além disso, existem infinitas trilhas que passam pelo meio do parque e que te levam para dentro desse cenário.
            Não podemos nos esquecer das pessoas que vivem lá, sejam nativos, sejam migrantes apaixonados que lá se estabeleceram. Um povo extremamente simpático e cordial.

            Infelizmente esse lugar paradisíaco também tem seus problemas. Hoje se o garimpo do ouro e extração do diamante não assusta mais, o gado e suas queimadas sempre provocam estragos no ecossistema. É um problema muito sério, que sempre aparece na mídia.

            Com tanta coisa para fazer e se conhecer, fica difícil realizar todos os passeios de uma só vez. Nós já carimbamos nosso passaporte para lá quatro vezes, nos anos de 2003, 2005, 2007 e 2009. Portanto, esse diário será a impressão de todos esses anos, separados por atrações e pelo ano visitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...