quarta-feira, 1 de maio de 2013

Vendimia em Mendoza

Mendoza


Mendoza é um destino turístico por causa de suas vinicolas. Imagina como Mendoza fica por causa da vendimia, a festa da colheita da uva de vinho. Imaginou? Pois então, é mais que isso.
Foi mais que nossa expectativa porque é uma festa espontânea, não é apenas uma coisa para chamar turista. As pessoas que vivem na grande Mendoza (sim, existe esse termo) se envolvem prá valer nessa festa que remonta a culturas ancestrais. Claro, perdeu um pouco de significado mas a alegria é natural. Adoramos estar em Mendoza justamente nessa época.
A vendimia se caracteriza pela colheita da uva de vinho. Originalmente, a Festa da Vendimia comemorava o final da colheita. Em Mendoza, esse significado se perdeu e a festa é marcada entre o fim de fevereiro e começo de abril. 
A festa tem vários momentos. Um deles é o carrossel. Cada cidade participante escolhe uma princesa para representá-la e participar de um concurso de beleza que culmina na escolha da rainha da vendimia. No carrossel essas princesas desfilam dando tchauzinho para o público. Os outros carros da cidade são temáticos e geralmente distribuem uvas, maçãs, ameixas e até costela assada. Uma amostra do que produziram durante o ano, compartilhando da sua colheita.
Nem preciso dizer que é um sucesso entre os espectadores. O pessoal já acostumado com essa distribuição leva baldinhos amarrados em cabo de vassoura para ganhar mais alimentos. Desse  jeito, ninguém precisa fazer feira!
A moça depositava com cuidado as frutas nos baldinhos

Junto com o arremesso de cebolas e pimentões do carro dos trabalhadores bolivianos, a costela assada foi o que mais chamou nossa atenção.O carro da costela levava uns gauchos com várias parrillas sendo assadas no momento. Todo mundo queria um pedacinho de carne, é clllaaaro! Distribuição de carne feita na hora, só na Argentina!

Churrasco no carro alegórico

A festa é bonita, muito alegre, todo mundo feliz. Valeu enfrentar tudo mais cheio por causa da vendimia!
Nas vinícolas que visitamos, todas ainda estavam com as parreiras cheias. Numa delas vimos a uva chegando nos caminhões, sendo despejada no separador e até o mosto, o primeiro suco da uva. É diferente a experiência de visitar vinícolas com a uva e sem.
Uvas no separador

A primeira coisa a fazer chegando em Mendoza é pegar um mapa das vinícolas próximas. Dessa forma, você consegue organizar sua visita mais fácil. Nós visitamos três vinícolas a Cecchin, a Bodega Lopez e a Vistalba. Em cada uma descobrimos coisas novas. A Cecchin é uma pequena produtora de vinhos orgânicos. A  Lopez é uma enorme fábrica, faz milhões de garrafas por ano e foi nela que vimos as uvas chegando. A Vistalba é mais refinada, para fazer a degustação deve-se pagar a parte. Nela pudemos ver como é o solo de Mendoza, absolutamente seco e pedregoso. Todo o território  de Mendoza cultivado pelo homem se transformou num frondoso oásis verde. Onde não há intervenção humana a vegetação é escassa.
Também visitamos uma olivicola, ou seja, uma fábrica de azeites chamada Laur. A visita também foi ótima, muita explicação do processo do azeite e no final degustação.
Prensas de oliva para extrair o azeite

Dividimos nossa estadia em dois campings: um em Mendoza e outro em Maipu. Preferimos de longe Maipu, o camping era melhor, mais barato e a cidade era menor, mais fácil de estacionar e mais perto das vinícolas.
A pacata Maipu

Mendoza, Maipu e arredores são cidades deliciosas, ideais para flanar e tomar um café de horas. Uma região ótima para descansar e relaxar com muitas belezas  já que Mendoza está aos pés da cordinlheira dos Andes. As paisagens são fascinantes!






Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...