quinta-feira, 9 de maio de 2013

Região dos lagos - Chile

Lago Villarrica
Seguindo a panamericana sentido sul, você chega a região dos lagos do lado chileno. Comparando com a vizinha Argentina, essa região é mais tranquila. E apenas do lado do Chile é que se pode apreciar os lagos com vulcões de topo nevado ao fundo. Uma beleza fora de série!
São tantos lagos que a gente até se perde! Para quem visita com frequência, é possível escolher o que mais gosta e perceber mais diferenças. Pra gente, apesar de diferentes eles eram bem parecidos...
As cidades mais charmosas e que contam com mais serviços são Villarrica e Puerto Varas. Nelas existem mais restaurantes, hotéis e cafés. Nós fomos em baixa temporada e foi difícil achar campings e até restaurantes abertos. Já na alta, nos disseram que é tudo muito lotado já que o chileno aproveita os lagos como se fossem praias de mar. Acho que o pacífico tem águas mais geladas e escuras que os lindos lagos...
Tem programa prá tudo: passear de barco (dizem que o passeio é belíssimo), alugar caiaques, pedalinhos, realizar trilhas, subir no topo de vulcões e flanar, o que ultimamente temos feito de melhor. Nós fizemos as estradas cênicas. Vamos aos lagos visitados por nós:
Villarrica: duas cidades dividem esse lago: a homônima Villarrica e Pucón. Esse lago é maravilhoso, mais ainda apreciado de Pucón. Ao fundo está o vulcão Villarrica que fica dentro de um parque nacional. Nós visitamos o parque e existem várias opções de trilha, inclusive uma subida até a cratera do vulcão, a 2.847 m. Optamos apenas em subir até o centro de esqui para apreciar a vista privilegiada de cima. O centro de esqui estava fechado, abrindo apenas para a temporada de inverno. Esquiar com essa paisagem deve ser incrível!
Apesar da pouca neve, fazia muito frio no PN Villarrica

Vulcão apreciado desde Pucón

Rua em Pucón: vulcão onipresente

Caburga: outro lago maravilhoso mas dessa vez o que chama a atenção são suas praias, a Blanca e a Negra. Até tomamos um solzinho. Mas entrar na água não dá. Para brasileiro a água é fria.
Lago Caburga

Pedalinho na Playa Negra

Calafquén: ficamos na cidade de Lican Ray que de melhor tinha o camping. Mais um lago com vulcão ao fundo e possibilidades de pequenas trilhas para mirantes. Foi aqui que provamos os deliciosos ostiones al pil pil numa tarde preguiçosa.

Casa típica

Tarde preguiçosa apreciando o Calafquén desde a Plauya Chica

Coñaripe: não lembro desse lago. Acho que apenas passamos rapidamente por ele.
Panguipulli: esse é sem graça. Achamos a cidade homônima feia comparada com outras cidades gracinha da região. Salva pela igrejinha simpática de influência alemã.
Igrejinha

Lago Panguipuli

Lago Ranco: esse lago é gigantesco! As vistas mais bonitas são de mirantes na estrada. A cidade de Futrono é ok, chegamos num domingo e a galera tava lagarteando ao sol.
Lago Ranco

Praia de lago

Llanquihué: esse lago também é imperdível principalmente pelos dois vulcões possíveis de se avistar, o Osorno e o Calbuco. Passamos por três cidades que ficam nesse lago. Frutillar é a mais charmosa e onde é possível de se notar a cultura alemã mais presente nas casas, na organização e limpeza da cidade e nas feições das pessoas. Nessa cidade existem um animado festival de música e um teatro tão bonito que poucas cidades desse porte tem capacidade de manter. Vale com certeza a passagem! 
Frutillar
Puerto Varas é outra cidade situada nesse belo lago. A cidade tem vida também fora da temporada e foi isso que mais nos encantou. Cafés, supermercados e o lago em si fazem a alegria dos turistas que podem alugar caiaques para dar um role. 

A cidade homônima de Llanquihué é pacata. Foi nela que encontramos um camping com visão panorâmica pro lago com vulcão ao fundo.

Lago Puyehue: passamos rapidamente pela cidade de Entre Lagos porque estava chovendo mas precisávamos acabar com as coisas da geladeira para cruzar a fronteira com a Argentina. Foi nesse lago que percebemos como demos sorte nos outros dias de pegar um sol lindo.

Ainda visitamos duas cidades que apesar de não ficarem em lagos ficam próximas e também valem a passada. A história foi a seguinte: quando chegamos ao Chile, nossa expectativa era comer peixe e frutos do mar todos os dias. Ainda mais que vínhamos da Argentina onde passamos duas semanas fazendo nossas parrillas nos campings com ojo de bife e bife de chorizo. Precisávamos dar um tempo de carne. Mas nos lagos estava difícil encontrar peixes, principalmente em supermercados. Decidimos então visitar a cidade de Valdívia que fica numa ponta de rio próxima ao oceano.
Feira de peixes em Valdívia

Fizemos bem principalmente porque aos domingos a feira no mercado de peixes é bem movimentada. Bom, os peixes estavam praticamente vivos! Gostaríamos de sair com quilos deles mas com nossa microgeladeira, um salmão e uma merluza austral já davam conta do recado.
A quantidade de moluscos em conchas é absurda, numa vimos uma variedade tão grande! E para a garotada, vários leões marinhos ficam pertinho esperando uma cabeça de peixe ser entregue pelos peixeiros.
Mariscos

Além dos peixes, tinha uma feira normal com frutas e vegetais. Destaque para as frutas rosa mosqueta e as berries (framboesas, amoras, cranberries). Frutas que no Brasil a gente ouve falar que existem e que no Chile são super comuns.
As delicadas e deliciosas framboesas
Apesar de tantos peixes, nos restaurantes a influência é alemã. Portanto, comemos salsicha e cerveja. Nada mal...
Variedades de cerveja em pequenas amostras

A outra cidade fora do roteiro Lagos foi Puerto Montt. Nosso objetivo era claro: Puerto Montt é considerada a capital do salmão. As fazendas de salmão ficam ali perto e levam ao mercado os peixes super frescos. Além do salmão, encontramos a deliciosa centolla. Detesto comer siri porque demora muito ficar com um martelinho crec crec quebrando a casquinha e chupando uma miséria de carne. A centolla é graúda, cheia de carne, mas o melhor é que você pode comê-la já desfiada fora da casca. É o filet mignon da centolla!
Centollas

Também vimos como eles montam uns potes com os moluscos. Impressionante, eles abrem todas as conchas na mão com uma faquinha. Vimos muito ouriço também, mas esse não tivemos vontade de experimentar.
Restaurantes na parte de cima

Além de banquinhas que comercializam os peixes e frutos do mar, o mercado conta com restaurantes. Praticamente todos vendem os mesmos produtos. Basta escolher o que você simpatiza mais e saborear a deliciosa e rica culinária chilena do mar!
Salmão

Para salivar:

- adoramos comer bem, isso não é um mistério para ninguém. Também adoramos fazer comidas gostosas. Por isso queríamos tanto um peixe para comprar! Bom, salmão fizemos de algumas formas mas a mais interessante foi na brasa. Com a pele prá baixo e apenas um pouco de sal o salmão chileno super fresco na brasa ficou delicioso! Praticamente imbatível! Para acompanhar, vinho branco e um lindo lago com vulcão ao fundo...


- era época das berries! A mais comum é uma que parece com nossa amora mas a árvore é um pouco diferente, tem muitos espinhos. Eles chamam de mora e acreditamos que seja a blackberry. Enfim, tinha amora prá tudo que era lado. De tão mato, as pobrezinhas estragavam nas árvores. Nem os passarinhos comiam! Mas nós não deixamos passar a oportunidade e comemos um monte de amoras, puras, na granola e até fizemos geleia delas.

- aproveite as berries e peça nos restaurantes e cafés o suco de framboesa ou cranberry. Eles fazem com frutas frescas. Outro suco delicioso e que foi uma verdadeira surpresa foi o de chirimoya (atemóia). Surpresa porque não vimos uma atemóia para vender, nunca pensamos que atemoia dava suco e o suco dela era super comum. Aproveite!
Chupe
- na região dos lagos, principalmente na cidade de Villarrica, não deixe de provar a k¨uchen, uma torta típica alemã. Doce na medida e super leve!
- os mariscos são deliciosos!!! Coma-os sem culpa! E passe num supermercado para ver a variedade de mariscos em lata que existe no Chile. Compramos algumas latinhas, claro!
- agora nossa melhor dica é: não deixe de comer um chupe, de preferência de centolla. É uma das melhores comidas da viagem e assim que voltarmos prá casa vamos tentar fazer. 

Centoll desfiada

2 comentários:

  1. Marina,

    Muito gente fala que essa região é linda. Não conheço nada no Chile além de Santiago. O país é cheio de diversidade. Montanhas, lagos, cordilheira, deserto, vinícolas... E, melhor de tudo, pertinho do Brasil.

    Belas fotos.

    Beijos

    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia!
      O Chile vale muito a pena! Um país seguro, organizado e com lugares belíssimos!
      Um beijo, Marina

      Excluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...