domingo, 19 de maio de 2013

Os sete lagos- Argentina

Lago Correntoso

A primeira coisa que descobrimos com relação a famosa rota pelos sete lagos é que eles não são sete. Nove, ou dez talvez. Mas o número 7 é um número místico e provavelmente essa é a inspiração para esse nome. E mais provavelmente quem deu esse nome não era argentino; se fosse seria a “ruta de los 270 lagos”. Brincadeirinha com o ego dos nossos hermanitos...
Espelho
Estou para descobrir o que faz dessa região geográfica ter tantos lagos. Eles se dividem em dois países mas geograficamente, estão próximos uns aos outros. Aparentemente os lagos foram criados a partir de vulcões. O que temos certeza é que muitos dos lagos são alimentados por água de degelo das montanhas. Por isso as cores azuis tão vibrantes!
Do lado argentino não são os vulcões que chamam a atenção e sim os lagos em si. Temos que confessar que achamos os lagos argentinos mais bonitos que os chilenos. São mais azuis e mais "espelhos", refletindo as montanhas. Visitamos essa região em meados de março e estava sem neve. Algo me diz que com as montanhas nevadas as paisagens ficam espetaculares.

Traful
Nós fizemos a rota dos 7 lagos e duas cidades prá lá de badaladas: Villa La Angostura e Bariloche. Segue nossa experiência.
O melhor caminho para se avistar lagos bonitos é o trecho entre La Angostura e San Martin de Los Andes pela via 234. A estrada está sendo asfaltada e conta com uns 40 km de rípio médio. No caminho, placas indicam o nome dos lagos e lugares para acampar. O melhor é também ter um mapa da região que pode ser solicitado gratuitamente nos quiosques de informações turísticas da região.  

Passamos por todos os principais lagos desse roteiro e podemos ser sinceros dizendo que dá para enjoar. Foram duas semanas de lagos tanto do lado chileno quanto do lado argentino que cansamos!
Visitamos o Nahuel Huapi (onde fica la Angostura), Espejo, Espejo Chico, Correntoso, Traful, Escondido, Villarino, Falkner, Machonico e o Lacar onde fica a cidade de San Martin.



Temos alguns preferidos. O Correntoso por sua cor caribe, com azuis de três tons, está na lista dos mais bonitos de toda a viagem. 


O Correntoso é muito bonito

O Nahuel Huapi é enorme e maravilhoso, banhando além de Angostura, a cidade de Bariloche. Nele você pode realizar passeios de barco, pescar, caminhar, andar de caiaque, mergulhar entre outras atividades interessantes. Aqui está localizado um parque nacional mas sem pagar a entrada, pudemos passear pela península La Villa e visitar os piers Bahia Brava e Modesta Victoria. 
Nahuel Huapi

O lago Lacar também é muito bonito e frequentado, onde uma porção de gente passa a tarde tomando mate e se esquentando ao sol.
Lacar

Nesse trecho dos lagos é possível acampar gratuitamente em lugares determinados ou em campings pagos. Mais uma vez, realizamos um camping selvagem, dessa vez no lago Falkner, embalados por toneladas de estrelas que teimam em nos acompanhar. Sorte pura!
Toneladas de estrelas

As cidades dos lagos são puro charme! San Martin de los Andes é a menor e menos interessante delas. Mas você necessariamente passará por ela no caminho dos lagos e após tanta natureza, uma cidade arrumadinha cai muito bem.
Cachoeira Inacayal
Villa la Angostura é o destino top de quem visita a região e quer esquiar. Muitos hotéis românticos, vários restaurantes e alguns supermercados são alguns dos serviços prestados. Nós ficamos num bom camping e fizemos nossa própria comida. Passamos dias agradáveis em Angostura.
Também queríamos esticar as pernas e resolvemos caminhar até a cachoeira Inacayal. O caminho é só subida e chegando até a cachoeira percebemos que ainda bem que a Argentina tem tantos lagos bonitos. A cachoeira é mixuruca, apesar de todos os UAUs que ouvimos a respeito dela.
Agora nosso destino preferido foi Bariloche. Destino de brasileiro que quer dizer que esquiou, Bariloche é charmosa mas cheia de serviços. Além disso, tem vários programas interessantes para se fazer e não é só esqui. Na verdade o pessoal de lá diz que a melhor época para visitar a região é no verão, para aproveitar os lagos com temperaturas mais amenas.
Nós chegamos um pouco antes da Páscoa e como Bariloche é famosa também pelos seus chocolates, pelo segundo ano consecutivo estavam fazendo o maior ovo de Páscoa do mundo com mais de 8 metros de altura e 3000 kg de chocolate! Eles distribuem o ovo na Páscoa, de graça. Pena que não pegamos a distribuição mas em compensação vimos a confecção do ovo. Usar chocolate como reboco e utilizar serra tico-tico para cortar as placas de chocolate ficará para sempre em nossas memória.


Fazendo uma parede de chocolate


As ruas Mitre e Moreno são as principais ruas. Nelas se concentram lojinhas, chocolaterias, restaurantes e cafés. Batemos muita perna por ali.
Também realizamos o Circuito Chico para conhecer o outro lado do lago e recomendamos.
Agora imperdível aos domingos é comer um curanto na Colonia Suiça. Curanto é uma comida típica da região que eles fazem assim: enterram num buraco as comidas – carnes, frutas e vegetais- colocam pedras quentes dentro, em cima colocam folhas de árvores e tampam tudo com terra. Aqui o sabor da comida não interessa tanto. Vale mais a experiência de participar de um evento tão diferente, ver a fumaça saindo da terra e assistir o desenterramento da comida. Passamos em frente despretensiosamente mas impossível não experimentar!


Mirante no Circuito Chico


Indo para o sul, passamos pelo Parque Nacional Los Alerces onde existem árvores gigantes e milenares, os alerces.  A latitude onde ficam os alerces é quase identica a latitude das sequioas, nos EUA e como gostamos muito desse parque estadunidense, seria a oportunidade de cruzar informações. Mas tivemos que dar meia volta da porta por falta de informação dos funcionários. Não sabiam informar onde estavam as árvores e a estrada principal reabriria apenas a partir das 16 horas. Infelizmente,  a comparação ficou apenas no atendimento: que diferença dos parques estadunidenses para a Argentina, pois apesar de não saberem informar insistiam que deviamos comprar os ingressos para entrar no parque. Essa situação de desinformação em atendimento ao turista se repetiu várias vezes na Argentina. Com propriedade, nos deram horários errados de funcionamento de atrações, campings que "por supuesto"estão abertos e que estavam fechados depois de percorrermos quilômetros, entre outros. Existe uma presunção muito grande da parte deles, eles nunca dizem que não sabem. Eles preferem dar uma informação errada a assumir ignorância. Complicado com relação ao turismo. Já conscientes dessa característica do povo, resolvemos não arriscar e seguir estrada.
Nada profissional. 


Daqui seguimos para a Patagônia, sempre pela ruta 40, nossa fiel companheira! Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...