domingo, 7 de abril de 2013

Salar de Uyuni


Visitar o Salar de Uyuni na Bolivia foi um dos pontos altos da viagem. O lugar é incrível!
Com 12.000 quilometros quadrados de área, é o maior deserto de sal continuo do mundo. 

Veja só o tamanho do salar ao lado de São Paulo
Para visualizar melhor, o salar é maior que a Grande São Paulo. Ficamos impressionados com essa informação e resolvemos colocar uma imagem do google para vocês também poderem ter um pouquinho da ideia da dimensão do Uyuni. A escala utilizada nos dois mapas é a mesma.
Quando a gente lê que o salar fica num altiplano, não tem noção do que isso significa. Uma área plana numa região alta, significou para nós mais de três semanas acima dos 3000 metros. Nós que nascemos e vivemos pé na areia, tivemos sorte e não sentimos o mal da altitude, como dores de cabeça, enjoôs, que muitos viajantes sentem. Talvez porque fizemos essa adaptação gradual, mal percebemos que o salar fica a 3650 metros. Bem, apesar que sentimos outros efeitos da altitude como frio e o ar mais rarefeito mas nada que impedisse nossos programas. Para quem pretende visitar uma região que fica nas alturas, além de uma adaptação gradual que significa subir aos poucos, em pelo menos dois dias, é importante se hidratar bem. Água e chá são os mais indicados nesse caso. E se estiver no Peru ou na Bolivia, é possível comprar folhas de coca que aparentemente também funcionam.
O salar é composto por 11 camadas, sendo que a crosta, a que vemos, tem uma profundidade de 10 metros. Estima-se que tem 10 bilhões de toneldas de sal dos quais 25.000 toneladas são extraídas anualmente. A Bolívia não precisa se preocupar com falta de sal por milhares de anos.


Além desse monte de sal, o salar é a maior reserva de lítio do mundo. Com certeza, você usa mais lítio do que imagina, já que ele está presente no celular, em pilhas e em computadores. Portanto, tem muita gente de olho grande nessa reserva. Descobrimos que a Bolivia começou a explorar essa riqueza há bem pouco tempo mas aparentemente a extração de lítio não é fácil além de precisar de muita água, coisa rara nas imediações do salar.
Nossa experiência foi um pouco distinta da de outros viajantes. Chegamos após a época de chuva, uma época curta do ano mas que coincidiu com a época que estávamos ali. Por esse motivo, não conseguimos cruzar o salar com o Jumbo nem visitar a Isla del Pescado pois a água impedia que passássemos com o carro. Mas encontramos o maior espelho que com certeza veremos em nossas vidas.
Por ser branco e plano, juntamente com a água da chuva, o salar cria paisagens surreais. A sensação é única!
Vimos também os ocos, os desenhos geométricos criados naturalmente pelo sal.
Com essa perspectiva atrapalhada, as fotos ficam interessantes. Vá com o cartão de memória bem vazio.

Saindo da cidade de Uyuni, você vai passar por uma pequena comunidade chamada Colchani. Nela, o povo trabalha com o turismo, vendendo artesanato e também da extração de sal. Suas casas são feitas de blocos de sal, assim como o hotel onde almoçamos que além das paredes tinha cadeiras, mesas e esculturas de sal.
Artesanato em sal

Esse é um dos lugares que está na lista para se visitar novamente, mas da póxima vez, na estação seca quando poderemos cruzar esse imenso branco com o carro.

As paredes são feitas de blocos de sal

Dicas:
- se for com o seu carro e sozinho leve combustível extra e tenha um GPS. Além de muita água e comida. Se perder no salar é fácil. Ele é gigantesco e confunde as pessoas com suas paisagens surreais e falta de perspectiva.
- pegamos uma excursão para visitar o salar e evitar o contato do sal líquido com o Jumbo. Como não podiamos cruza-lo já que muitos trechos estavam intransponíveis, decidimos poupar o carro, o que achamos que foi uma boa decisão.

Sal líquido não faz bem para o carro

- a cidade base é Uyuni. O que esperar de uma cidade boliviana isolada e com pouca água potável? A cidade é pequena, com poucos serviços. Chegamos na sexta feira santa e vários, repito, vários hotéis estavam fechados. Restaurantes então, era implorar pelamordedeus para te atenderem. Sobrevivemos por uma noite e após o passeio, continuamos nossa viagem pelo altiplano boliviano, dormindo na estrada rumo ao parque Eduardo Avaroa e suas lindas lagunas com flamingos.
A cidade de Uyuni

- se você quer conhecer um lugar único no mundo, visite o salar. Podem ter lugares melhores e piores mas nenhum vai causar a sensação de caminhar em um lugar tão único como aquele. E mais do que as milhares de fotos que você com certeza vai tirar, aproveite para sentir aquele lugar. E como o mundo é cheio de surpresas e coisas novas. Sempre!

Vale o esforço

3 comentários:

  1. Ai que lindo. Sou doida para conhecer essa região. As fotos são deslumbrantes.
    Bjs e boa viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pgrogramse-se para visitá-la mesmo Claudia! POr enquanto o segundo top da viagem. Só que Bolívia deixa bastante a desejar em serviços. Nem tudo é perfeito! Beijos

      Excluir
  2. Olá!
    Lindas fotos! Voçê foi em que época do ano para o Salar?
    Grande abraço!
    Artur Butierrez Aranha

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...