domingo, 14 de abril de 2013

A difícil arte de comprar combustível na Bolívia


- Acabou o diesel.
- Não temos o formulário para estrangeiros.
- O próximo posto vende para estrangeiro.
- O governo ainda não definiu o preço do combustível para estrangeiros esse mês.
- Não podemos abastecer seu carro. Aqui tem câmeras.
E assim vai. Ouvimos toda a sorte de criatividade em desculpas esfarrapadas para não abastecerem nosso carro na Bolívia.
Uma hora e meia prá conseguir combustível do caminhoneiro

Quando entramos na Bolívia, na região de La Paz, fomos em 16 postos até conseguir um para abastecer comprando diesel do tanque de um caminhoneiro, passando para o nosso com mangueira. Deprimente.
Essa situação ridícula de quase pedir pelamordedeus por uns mirrados litros de combustível está assim desde 2008 quando o governo boliviano decidiu colocar um processo e preço especial para o combustível vendido a estrangeiros. Dizem que fizeram isso para prevenir o contrabando do combustível boliviano para os países vizinhos. E preço especial significa pagar três vezes mais que o local. Mesmo pagando mais, não querem te vender.
Civilização! Oba!
E olhe que o combustível boliviano é de péssima qualidade. Sem dúvida alguma foi o pior de todos os que usamos. Logo depois que saímos da Bolívia, tivemos que trocar o filtro de combustível. E isso ainda saiu barato, outros viajantes tiveram problemas bem piores, com sujeira nos bicos injetores e outros problemas sérios no motor.
O lado bom é que essa situação é pior mesmo próximo a La Paz. Em outras regiões do país, pudemos abastecer com menos dificuldade e pagando um preço melhor (lá pelo dobro do preço local). Mas em Uyuni, o problema é ainda pior: a falta de combustível mesmo. Locais e estrangeiros tem a mesma dificuldade lá. Nem pense em abastecer de final de semana. Na 6ª feira já começam filas gigantes pra abastecer. Nós conseguimos comprar 20 litros de um comerciante local que nos cobrou o preço cheio de turista.
Amamos a Bolívia, seu povo e suas paisagens. Mas foi um alívio chegar ao Chile e voltar a abastecer sem precisar ficar implorando, negociando antes e pagar com o cartão de crédito!

3 comentários:

  1. Que show a viagem de vocês! Estou programando ir até o atacama e uyuni em fevereiro/14 saindo de São Paulo e foi muito legal ler os relatos sobre estes lugares! Ainda mais que iremos na época das chuvas tb e estava preocupado.

    No "Onde Estamos" diz que vocês estão em Buenos Aires mas os últimos posts são do atacama? Onde estão? rss

    Showw demais, parabéns e sucesso na parte que falta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe! Acontece que o blog não consegue acompanhar os passos do SPOT. Estamos em Buenos Aires agora, já no caminho de volta.
      Olha, dá prá visitar Uyuni na época após chuva. Nos disseram que na época que está chovendo, tem mais água e as estradas do sudoeste da Bolívia ficam ainda mais difíceis. Quando estiver na estrada, vale a pena ir se informando de como está o tempo na Bolivia. Qualquer coisa, vá para lá primeiro!
      Aproveita porque realizar uma viagem dessas de carro/moto é fantástico! Lugares impressionates, vc vai ver.
      Se precisar de alguma outra informação, é só pedir. As vezes demoramos em responder mas respondemos, sim?
      abraço, Marina

      Excluir
  2. Marina, tudo bem contigo,
    Sabe, quero fazer uma viagem de moto daqui de Goiânia até Antofagasta no norte do Chile, subindo pela Bolívia até Potosi e descendo o lado chileno por Calama... já vivi por lá, mas nunca atravessei a Cordilheira por este caminho...
    Me dá uma dica...
    Abraço.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...