quinta-feira, 1 de março de 2012

Colômbia: documentação para saída e entrada

Enquanto na Venezuela a fronteira foi ótima, cruzar a fronteira Venezuela/Colômbia não foi tão fácil. Demoramos mais de 6 horas para realizar os trâmites, simplesmente porque os funcionários do DIAN (aduana) chegaram atrasados e apenas um atendia o público. Enquanto aguardávamos, ouvíamos histórias horrorosas que os venezuelanos contavam sobre espera de 12 horas enquanto outros diziam que tiveram que dormir por lá mesmo, esperando serem atendidos no dia seguinte.
Demoramos para encontrar essa placa!

Aparentemente, o maior problema é que a relação Venezuela/Colômbia não é muito boa. Como a maioria esmagadora de carros que cruzam essa fronteira é desses países, eles trabalham lento, propositadamente. Também percebemos que é uma maneira de “forçar a barra” e pagar alguém por fora para ser atendido mais rápido. Vimos muitas pessoas passarem na nossa frente. O que fazer? Nada, o negócio é se resignar e esperar sua vez (que uma hora chega) ou pagar propina e ser atendido mais rápido.
Para  o DIAN emitir o documento de exportação temporário do seu veículo, você vai precisar apresentar os seguintes documentos (originais e cópias simples):
- documento do carro
- CNH
- passaporte (identificação e página da entrada na Colômbia)
- decalque do chassis em duas vias (realizado por uns carinhas que ficam na porta do DIAN, em plástico próprio). Nós não pagamos por esse serviço, pois na porta do DIAN havia uma nota dizendo que todo o procedimento é gratuito.
Quando estiver com esse documento em mãos, a orientação para fazer um seguro contra terceiros. Ao lado, você encontra uma seguradora e faz o seguro pelo valor de COP 150.000,00. Nós fizemos, mas em nenhum momento, alguém pediu para conferir esse seguro.

Embarque para os Estados Unidos
Nós resolvemos mandar o Jumbo de navio Ro-ro, ou seja, fora do contêiner. O embarque ocorreu em Cartagena e vamos pegar o carro em Galveston, a poucos quilômetros de Houston. Esse trâmite é mais complicado e a primeira providência é contratar um agente aduaneiro. Ele vai te passar todas as instruções, inclusive solicitar alguns documentos por email. O que é possível adiantar é que você vai precisar apresentar na DIAN:
- a autorização de importação temporária do veículo
- CNH
- documento do carro
- passaporte
Além disso, você terá que apresentar um seguro de vida para poder entrar no porto. Depois da entrada na documentação, você irá realizar várias idas e vindas, entre DIAN, porto e agente.
Muita papelada...

Antes de embarcar, o carro passará por duas inspeções, uma da aduana e em outro dia, do anti-narcóticos. Reserve vários dias para realizar esses procedimentos e saiba que o navio está sujeito a atrasos (nosso navio atrasou em cinco dias).
Apesar de burocrático e complicado, nossa experiência no embarque foi boa. As inspeções foram tranqüilas e todos foram bem educados. No momento, estamos no aguardo do carro aqui nos EUA e só poderemos afirmar que tudo deu certo depois de pegarmos o nosso Jumbo de volta!

Enquanto estamos sem o nosso, vamos engordando com outro Jumbo!


Notas:

  • Para pessoas, o procedimento é muito mais simples: apresentamos o passaporte brasileiro e nos deram o visto de três meses para turismo. O único detalhe que achamos importante compartilhar com vocês é no caso do turista permanecer na Colômbia por mais de dois meses da entrada, precisa pagar um imposto no valor de US$ 37 na polícia federal das fronteiras ou aeroportos.
  • É imprescindível ter pesos colombianos já na fronteira, pois mesmo que você não faça o seguro contra terceiros, existe um pedágio (COP 7.500,00) nos 12 km entre a fronteira e a primeira cidade. Portanto, guarde um pouco de Bolívar para trocar na fronteira e ter um pouco de peso colombiano em mãos. Essa primeira cidade se chama Maicao. Não gostamos dela, muito desorganizada e com poucas opções de bancos. Mas tivemos que sacar em um caixa automático com o cartão de crédito pois apesar das estradas da Colômbia serem todas pistas simples, existem muitos pedágios (até Santa Marta foram cinco!).

9 comentários:

  1. Estou acompanhando a aventura quase que diariamente, desejo-lhes boa sorte, que continuem fazendo uma ótima viagem e que tudo de certo na chegada do jumbo nos EUA..Abraços!
    Jonathas - Santos/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue nos acompanhando, Jonathas! É muito melhor viajar acompanhado dos nossos seguidores!
      Abraço

      Excluir
  2. Marinha e Maurinho, estou aqui lendo os últimos posts! Viajando agora com vcs! Que delicia!
    Desejamos tudo de bom por aí e que vcs logo se encontrem novamente com o jumbo querido! Bj grande aos dois!
    Ellen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ellen! Estamos super ansiosos para encontrar nosso Jumbo! E vocês? Será que nos encontraremos numa viagem afora??? Beijos

      Excluir
  3. Marina,
    Nossa, bem complicados esses tramites com o carro. Espero que tudo funcione 100%.
    Beijos e boa viagem
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, ainda estamos esperando a liberação do carro no porto de Galveston, em Houston. Espera angustiante!!!! bjos

      Excluir
  4. Niiiiiiinoooooooos!!! Tomem uns vinhos por nos aí no Napa Valley... A Carla não ta podendo por causa do ninito com 7 meses de barriga. Abraços dos Kunys!

    ResponderExcluir
  5. OLá! Estou achando o máximo essa viagem "sabática" de vcs. Maravilhoso saber que existem pessoas que não tem medo de se aventurar para realizar sonhos. Boa sorte. Estarei acompanhando vcs. Abraços. Fernanda/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, realmente foi preciso muita coragem e planejamento para realizar esse sonho.
      Vem com a gente que sempre cabe mais um :)
      Um abraço, Anima

      Excluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...