sábado, 18 de fevereiro de 2012

Venezuela: documentação

Para quem vai entrar na Venezuela de carro a partir do Brasil, obrigatoriamente terá que passar por Boa Vista. É no Detran de lá que você precisa pegar o primeiro documento exigido para a exportação temporária do veículo, uma licença para trânsito na Venezuela. O Detran de Roraima não tem nada a ver com o de SP, muito mais ágil. Portanto, você dá entrada na papelada e no mesmo dia, já está com a licença em mãos.  Para isso, é necessário apresentar o documento do carro e CNH originais, além de pagar uma taxa no próprio Detran.
Na aduana venezuelana, além da licença para trânsito na Venezuela, você precisará apresentar o documento do veículo, o passaporte e o seguro contra terceiros, cópia simples e original. Após a apresentação de toda a documentação, eles emitem um documento de exportação temporária do veículo que é o que os guardas geralmente pedem para ver nos pontos de controle. No passaporte, a aduana carimba uma autorização da entrada do veículo.

Entrando na Venezuela

O seguro contra terceiros deverá ser feito em Santa Elena de Uiarén, a 12km da aduana. Nós fizemos na Mapfre. O seguro mínimo tem validade de um ano e o valor varia de acordo com o carro (caminhonetes, carros de passeio...). Pagamento somente em dinheiro (não aceitam reais).
Importante ressaltar que esses são os documentos exigidos para quem é proprietário do veículo. Quando este está no nome de outra pessoa ou está alienado, são necessários outros documentos.
Tudo foi muito tranqüilo mas aqui seguem algumas dicas:
- percebemos que umas 15:30 o expediente se encerra para os funcionários da fronteira. Chegue cedo.
- verifique a documentação entregue. No nosso caso, erraram o número do chassi duas vezes.
- na primeira barreira policial, você deve parar, apresentar a documentação do veículo e pessoal (passaporte) e eles carimbarão no verso desse documento essa averigação.
Tudo isso para o carro. Para nós, apenas o passaporte. Não se esqueça de dar saída de sua pessoa no Brasil. Eles verificam tudo!

Esse é o documento que emitem na aduana

Saída
Para o carro, você vai entregar esse documentos de exportação temporária na aduana venezuelana antes de entrar na Colômbia. Em outro posto, dará a saída da sua pessoa do país.
Esses dois procedimentos foram estranhos. Chegamos as 9 horas na fronteira e como não tinha ninguém na aduana, o exército nos instruiu a colocar o documento embaixo da porta e seguir viagem. Lógico que ficamos cabreiros pois é no mínimos estranho. Mas eles chegavam a partir das 10 e não queríamos perder tempo. Pois fizemos o que nos mandaram.
No outro posto, para carimbarem sua saída na Venezuela, tivemos que pagar BSF 76 por pessoa para um agente que ficava atrás de um vidro escuro. Estranhíssimo, não havia nada dizendo que necessitávamos pagar uma taxa para deixar o país. Até agora não entendemos se tivemos que pagar algo realmente que existe ou só foi propina mesmo.  Pagamos, pois o homem só carimbava sua saída mediante pagamento. 

4 comentários:

  1. Ihhhhhhhhhhhh, vão acostumando com essas "taxas estranhas" pois até a fronteira dos EUA tem muuuuitas!!! "Fumigacion" então é uma piada!!! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. E nem adianta fugir delas. Quem está na chuva é para se molhar!
      bjos Adriano!

      Excluir
  2. boa tarde, se eu levar meu passaporte sou obrigado tb a levar a minha carteira de identidade para ir de carro a Venezuela ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo! Obrigado pela visita! Para entrar na Venezuela leve o passaporte e a habilitação, além do documento do carro. Boa sorte!

      Excluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...