quarta-feira, 27 de julho de 2011

Permissão Internacional para dirigir

Após sofrermos com a emissão da CNH do Mauro, tivemos uma ótima experiência com a aquisição da nossa PID. Para quem não sabe, PID significa Permissão Internacional para Dirigir e nada mais é que uma tradução de sua CNH para outras línguas. É bem maior que a CNH e não cabe na carteira mas apesar de ser um trambolho, para conseguir tal permissão está facinho, facinho.


Perto dos outros documentos ela é gigante!

Entre no site do Detran e procure esse serviço eletrônico. Você informará o número de registro que consta na sua CNH. Nesse momento, vão aparecer outros dados seus: nome completo, validade da carteira entre outros. Pronto, você já fez o pedido. Agora falta pagar.
Vá ao caixa físico de uma agência do Santander ou Banco do Brasil e diga ao caixa que quer pagar a taxa do Detran cujo código de receita é 425-0 e código de serviço 028. Nesse momento, você escolhe se quer receber a PID em casa ou retirar no Detran mais próximo de sua residência. Após cerca de 15 dias, chega sua PID.
Cada PID custou R$202,95 com a conveniência da entrega por Sedex em casa. Tem a validade da CNH. Um documento caro, mas sem nenhuma burocracia, o que não tem preço em se tratando do Detran. Vale ressaltar que esse é um serviço on-line novo e segundo informações, o Detran está tentando se informatizar para facilitar a vida do cidadão.
Não são todas as viagens que você precisa dessa permissão par dirigir. Se você vai ficar menos de 15 dias dirigindo por um país, na maioria dos países você pode utilizar somente sua habilitação brasileira. Mas no nosso caso, que vamos passar por 18 países diferentes e ficaremos fora por um ano, é imprescindível.

2 comentários:

  1. Só para relatar um fato que ocorreu este ano 2011. O meu marido tirou a PID e não pode dirigir na Espanha porque não levou a carteira de habilitação do Brasil. Então como dica leve as duas na viagem.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo,anônimo.
    Além da PID a gente precisa levar a CNH.
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...