quinta-feira, 14 de julho de 2011

Certificado Internacional da Febre Amarela

Morar num país tropical tem os seus problemas. Um deles é o mosquito. O pior do mosquito além do zunido irritante no ouvido e a coceira provocada pelas suas picadas são as doenças transmitidas por ele. Veja a dengue: problemão em todo início de verão, ninguém consegue encontrar a vacina e o pior, cada vez ela está mais mortal.
Além da dengue, outra doença transmitida por eles é a febre amarela. Mas diferentemente da dengue, possui vacina para evitar o contágio. A vacina é administrada em várias unidades básicas de saúde, de forma gratuita e tem a validade de 10 anos. A febre amarela é uma doença endêmica de regiões de trópicos e sua incidência está na América do Sul e África.

Portanto, mesmo que você viaje dentro do Brasil, para a região Norte, por exemplo, é imprescindível a imunização contra a febre amarela.
O que algumas pessoas não sabem é que para se entrar em alguns países da América do Sul e Central é necessário apresentar o Certificado Internacional da Vacinação contra Febre Amarela. Esse documento é gratuito e será anexado junto ao seu passaporte, para ser apresentado na fronteira desses países. Para conseguir tal certificado, se informe junto a Anvisa. No nosso site também estamos divulgando essa informação.
O meu eu peguei ontem na Anvisa de Santos. Apesar do mau humor da funcionária que me atendeu, consegui o tal certificado e, voilá, mais um item ticado no meu TO DO.


Dos 18 países por onde passaremos, doze exigem esse documento: Bolívia, Brasil, Colômbia, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela. OK, eu já fui pro Paraguai e ninguém pediu tal certificado. Mas custa alguma coisa? Não! Então tome a vacina e pegue o tal certificado. A saúde pública agradece!
Anvisa Santos: Rua Frei Gaspar, 22 conj. 11 e 12. Horário: das 8 às 14 horas. Comparecer pessoalmente munido de CIC, RG e comprovante de vacinação (importante estar o número do lote da vacina).

6 comentários:

  1. Pedem meeeeesmo!!! Fora a "arrancação" de dinheiro, esse é um documento que eles fazem questão...Abraaaaço

    ResponderExcluir
  2. É bom ter sempre esse certificado de vacinação. Pois, caso apareça uma viagem repentina e a gente não tenha...perde a chance.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Fala Adriano! Ninguém melhor que vc para comentar o assunto já que está com as rodas na estrada!

    e Claudia, brasileiro tem mania de tentar dar um jeitinho ou resolver de última hora e tem coisas que simplesmente não dá! Vacinas, passaporte e visto americano sempre devem estar em dia!!! bjão!

    ResponderExcluir
  4. É verdade. Se estiver tudo em dia não dá zebra!!!
    :0))
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. E lembrando que você precisa se programar, pois precisa tomara vacina 10 DIAS antes de viajar.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...