segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Mais uma cerveza, please ! Cervejas das Américas



     Não somos os maiores consumidores de cerveja, mas uma gelada depois de um longo e cansativo dia é muito bom, principalmente se estiver calor.
     Como dirigir faz parte de nossa rotina, não costumamos tomar álcool. Mas de vez em quando, parados no camping, ou em alguma cidade onde não precisamos dirigir, tomamos uma cervejinha pois não somos de ferro.
     Por isso acabamos fazendo primeiro uma lista das tubaínas que encontramos pelo caminho, mas agora chegou a vez da lista Anima! das cervejas das Américas.
     Ainda não chegamos à Argentina, Chile e Uruguai então as Quilmes, Patricias e outras estarão fora dessa lista. Iríamos excluír as brasileiras também, mas abrimos uma exceção.
     Apesar de partirmos do princípio de que cerveja boa é cerveja gelada, ousamos dar nossos pitacos nas que experimentamos.
     Vamos lá, aprecie com moderação:

BELIZE

                Belikin: Apesar do tamanho, o país conta com uma cervejaria própria e que dá conta do recado. Uma lager tradicional, dourada e super leve é servida sempre bem gelada.








BOLIVIA
                Paceña: é muito difícil a tarefa de tomar cerveja na Bolívia. Primeiro que a cerveja já não é muito boa. Amarelo pálida, com bastante espuma e muito gás, meio amarga e quente! Tudo bem que aqui você não estará abaixo de 3000m e a temperatura ambiente esfria bastante à noite. Então, se quiser tomar uma gelada, precisa ser depois das 22h. Mas é melhor tomar outra coisa: água ou chá de coca.




BRASIL

                Forest Bacuri da Amazon Beer (Belém, PA): a maioria de nós no sul e sudeste nem conhece essa fruta, quanto mais a cerveja dela. OK, a cerveja tem um apelo meio pra turista (incluindo o preço), mas a cervejaria fica num lugar super legal, de frente ao rio Amazonas, na estação das docas, e o que é importante, com ar condicionado. E a cerveja é boa, clarinha amarelo palha, com boa espuma espessa e levemente frutada. Vale a pena experimentar.

CANADA
                Granville Island  Pale Ale: foi a melhor das váárias que provamos dessa cervejaria.
                Molson Dry lager: parte da mais tradicional cervejaria canadense, ela é meio sem graça. Por sorte o Canadá (e os EUA) tem várias micro-cervejarias e importadas !


COLOMBIA
                Club Colombia Roja:  eleita por nós como a melhor cerveja colombiana e uma das melhores lagers. De cor caramelo-avermelhada, é bem equilibrada, com boa espuma, não muito doce e pouco amarga, no ponto certo. Fizemos um estoque dela antes de sair para o Equador. Mas vale a pena experimentar também as outras Club Colombia: Dorada e Negra.
               




COSTA RICA

                Imperial: pilsen leve, com pouca espuma. Para tomar em lugar quente, bem gelada, ou bien fria, como dizem por lá.






EQUADOR
                Pilsener: amarelo palha clara, meio amarga no final.
                Club Premium Roja: pra mim parece cópia da Club Colombia Roja, boa igual.

EUA     Foi com muita surpresa que encontramos ótimas cervejas na terra do hambúrguer.
                Alaskan Amber (Juneau, AK) uma das melhores Ale que provamos. Avermelhada e com corpo, tem pouca espuma mas é super equilibrada nem muito doce nem muito amarga.
                Silver Gulch (Fairbanks, AK) provamos essa depois que falamos para um amigo de Fairbanks que tínhamos gostado da Alaskan Amber. Regionalista, ele prefere a Silver Gulch, uma Lager um pouco amarga.
                Rogue Ales (Newport, OR) provamos várias cervejas indicadas pela garçonete e não saberia dizer quais foram. Mas foram todas ótimas, recomendamos. De vez em quando vale a pena ter a casa rodante, estacionamos ao lado da cervejaria e ali mesmo dormimos.
             

   Visitamos a fábrica da Budweiser (que agora é brasileira, da Inbev) em St Louis, não porque gostamos dela, mas para visitarmos uma fábrica de cerveja, de graça. Após a visita, que é mediana, servem duas cervejas por pessoa e refrigerantes para a garotada. Infelizmente só haviam cervejas estadunidenses para experimentar, mas fomos surpreendidos por uma cerveja cor de laranja feita de abóbora !! Mesmo com leve sabor de abóbora, é deliciosa. Provamos também uma de blueberry, de cor forte de uva e levemente encorpada, só que essa parecia sobremesa, doce de doer, argh !

GUATEMALA
                Gallo: não mais do que uma lager meia amarga passável se bem gelada.
                Brahva: essa é a Brahma de nome ligeiramente diferente provavelmente por problemas de marca. Vendida bem baratinho na Guatemala. Não sei se é saudades de casa, mas preferimos a nossa nacional.





HONDURAS
                Barena: lager leve, meio sem gosto e fácil de tomar gelada no calor tropical hondurenho.
                Salva Vida: estranho nome pra uma cerveja, ainda mais quando você toma ela numa ilha ! Valeu só por estar gelada.




MEXICO     
      O México é muito mais que as Corona e Dos Equis que tomamos no Brasil.

                Michelada: drink feito com cerveja e molho inglês, bem picante. Em alguns lugares, fizeram com tempero Knorr líquido. Adorei, mas é pra quem gosta de picante.
                Negra Modelo: está entre as top das Américas. Não deixe de experimentar se tiver a oportunidade. Uma cerveja tipo bock (um tipo de lager) caramelada escura, quase cremosa e com não muita espuma, mas na medida certa e super leve para uma escura.
                Modelo Especial: Pilsner dourada, teoricamente Premium, mas sem muito charme.
                Victoria: uma lagerzinha leve e suave, amarelo claro quase transparente e com boa espuma. Gostei.
                Estrella: pilsen leve e meio sem estilo. Tome gelada.
                Indio: não recomendamos tentar, prove as demais da lista.

NICARAGUA
                Toña: lager tropical leve e sem muita espuma. Meio sem graça. Tome gelada.







PANAMA
                Balboa: pilsen clara e leve, com pouca espuma. Mais uma da categoria tropical pra tomar bem gelada na praia.
                La Rana Dorada: cervejaria artesanal no casco viejo, o distrito histórico num local super agradável e boa cerveja. Eles oferecem 4 tipos: Blanche, Pale Ale, Premium Pils e Porter. Gostamos mais da Blanche, amarela, leve e com boa espuma com sabor levemente frutado/ cítrico.




PERU
                Cusqueña Malta: cerveja cor caramelo escura com malte tostado, meio doce, espuma mediana e cremosa.
                Cusqueña Red Lager: de cor avermelhada meio caramelo, levemente doce com um pouco de amargo agradável e com boa espuma. Refrescante e bem recomendada.
                Pilsen Callao: amarelo pálida, uma pilsen sem expressão.
                Cristal: pilsen amarelo clara e com pouca espuma, levemente amarga.

`

VENEZUELA
                Polar: pilsen de praia, levinha pra tomar bem gelada.

Bom, essa lista não é completa e nem definitiva, é o resumo de nossas experiências, que como já falamos nem é tão cervejística assim. Mas fizemos esse grande esforço de experimentar todas elas para poder colocar aqui no blog pra vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...