quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Camping Sites

Antes de sairmos para viajar, fizemos uma pesquisa básica de lugares para acampar pela América. Tivemos tanta dificuldade para encontrar informações de outros viajantes sobre isso que decidimos que uma coisa que iríamos fazer seria colocar na internet os lugares onde acampamos ou passamos a noite. Já dissemos uma vez e vamos repetir: quando se está tendo uma vida trabalho-casa nunca temos dúvida onde iremos dormir. Afinal de contas, isso não precisa ser uma decisão diária, faz parte da sua vida cotidiana dormir na sua cama, com todas as facilidades e segurança de um lar. 


Essa é nossa foto clássica de free camping: num rest area da Dalton Highway, onde enfrentamos a noite mais fria da viagem, até agora

Não saber onde parar pra dormir faz parte de nossa rotina hoje em dia. E apesar de hoje estarmos administrando e resolvendo isso muito melhor depois de meses de experiência, ainda causa uma certa apreensão não saber onde vamos amarrar nosso jumbo durante a noite...
Lembramos com um carinho especial os free campings que fizemos. Um lugar perfeito para isso é o Alaska, o Canadá e alguns pontos dos EUA. São silenciosos, no meio de uma natureza fantástica e a sensação de liberdade é indescritível. Fora a economia de uns bons trocos! Claro, para clima muito frio, temos um aquecedor a gás que garante nosso conforto térmico.
Essa lista está em construção, afinal de contas, ainda estamos na estrada. Além disso, lugares que super funcionaram para a gente podem ser verdadeiros tropeços para outros viajantes. Já ocorreu com a gente mesmo, no México, chegarmos a uma cidade com quatro sugestões de onde ficar na mesma cidade e nenhuma dar certo.Ficamos num quinto local. Mesmo assim, costumamos confiar muito mais na opinião de viajantes do que qualquer guia Lonely Planet.
CCB do Rio, deu até para esticar nosso varal

Avaliamos segundo o padrão Anima de qualidade, portanto essa é uma avaliação totalmente e absolutamente empírica. Mas as facilidades descritas ajudam a selecionar um local para ficar.
Acordando com os deers
O que procuramos num lugar para passar a noite? As necessidades variam um pouco, dependendo das nossas condições, por exemplo, tem dias que precisamos muito tomar bom banho. Portanto, nesse dia, vamos procurar um lugar que tenha banheiro e chuveiro com água quente. Vamos as nossas prioridades:
- segurança: estamos fazendo uma viagem com um carro todo adesivado, um cego talvez não perceba o que estamos fazendo mas pessoas que enxergam, sabem que é um carro de viajantes. Portanto, dependendo do  país onde estamos, realizar free campings nas ruas nem pensar! Para sanar nossas angústias com relação a segurança, caso não fiquemos em campings, procuramos um hotel/hostel com estacionamento.


Free camping no Canadá: gelo no parabrisa

- preço: geralmente lugares que cumpram alguns dos objetivos são muito mais caros. Pesquisamos bastante antes de conseguir um BBB (bom, bonito, barato) e pedimos desconto. As vezes, conseguimos alguma coisa.
O jornal cumpre a função do papel higiênico
- banheiro: de preferência além de banheiro, chuveiro com água quente. Uma missão praticamente hercúlea na América Latina. Já ficamos em muitos lugares que dizem que a água é quente mas na hora agá tomamos agua fria na cachola.
- energia: precisamos carregar o jumbo com frequencia. É importante que tenha tomadas próximas e sempre testamos a energia para ver se está ok
- silencioso: não gostamos de dormir em postos de gasolina de estradas muito movimentadas ou em outros lugares com muito ruído. Tentamos ficar num lugar tranquilo. Já tivemos noites horrorosas sem sono por causa de ruído de caminhão. 
- internet: temos uma família saudosa e preocupada (acho que como todos os outros viajantes). Procuramos um lugar com wifi sempre que possível.


No Tayrona, Colômbia: mais varal e ótimos vizinhos

- lugar limpo, sem muito mato, sem muita lama, bem conservado e plano: dormir dentro do carro todo torto não é legal. É ai que entra na nossa vida a frase "Não existe milagre". Se o sítio é seguro, barato, tem banheiro, é silencioso e com internet, vai ter lama ou mato, ou será um lugar caindo aos pedaços ou terá o chão desnivelado ou terá pessoas esquisitas. Portanto, quando avaliamos um camping como três estrelas, ele cumpriu com louvor todos os requisitos. Tarefa árdua!
Ter mesinha, lugar para fazer um fogo, grelha, isso é luxo. Mas proporciona muito mais conforto, principalmente porque apesar de termos nossa cama, dependemos bastante das facilidades externas.
Quase perfeito. Faltou a energia, o banho, a internet... Mas era gratuito e era no Denali, EUA
O melhor de tudo é ter uma varanda móvel. A paisagem nem sempre é deslumbrante mas  é sempre nova!

Bom, pela listinha, deu para perceber como temos decisões difíceis para tomar todos os dias e vira e mexe, abrimos mão de alguma coisa. Faz parte da viagem, faz parte da aventura.

Nossa lista de lugares para acampar, será atualizada conforme o andar da carruagem, portanto, não perca os próximos capítulos!



2 comentários:

  1. Uau! A logística para uma viagem longa como essa é incrível. Tem que pensar em tudo. Parabéns! Admiro a determinação de vocês. Não sei se eu conseguiria ficar tanto tempo assim fora de casa e sujeita à contra-tempos.

    Super experiência de vida.

    Beijo

    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Claudia! Temos que pensar em tudo a todo momento. Muitas vezes ficamos cansados. Mas bola prá frente, sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...