quinta-feira, 31 de maio de 2012

Alaska Highway

A Alaska Highway é a estrada faz a ligação por terra entre o Alasca e o resto do continente. Foi construída em 1942 e antes dela, somente por ar ou mar era possível chegar nas terras geladas do norte. Após os ataques em Pearl Harbor, os Estados Unidos acharam que o Alasca estava muito vulnerável a uma invasão por terra pelos japoneses e decidiram construir a estrada, como forma de proteger seu território. Tiveram pressa: em apenas oito meses, a estrada foi construída, mesmo com seus trabalhadores enfrentando o frio, a tundra, os mosquitos e o isolamento para tal empreendimento. Sorte os Estados Unidos terem uma relação cordial com o Canadá, que autorizou a construção da maioria dessa estrada em seu território.

A estrada em si já é é uma atração. Não apenas para nós brasileiros que saimos de casa com o carro e chegamos até aqui mas também para centenas de estadunidenses e canadenses que invadem essa estrada com seus trailers, motorhomes e motos, muitos carregando seu barco, sua varinha de pesca e quando inverno, seu snowmobile. No caminho, lagos, montanhas, rios fazem a festa dos viajantes.


A partir de meados de maio, todos os campings e atrações estão abertas, a espera dos turistas. Nossa experiência foi diferente, quase tudo estava era fechado. Mas mesmo assim, gostamos muito de percorrer esses 2.451 km de Dawson Creek/Canadá até Fairbanks/EUA. Abaixo, as principais cidades e alguns dos programas que mais gostamos:
Dawson Creek : O grande chamativo de Dawson Creek é ser o quilômetro 0, ou melhor, milha 0, da Alaska Highway.

Trecho de estrada entre Fort Nelson e o Liard River: vimos muitos animais em estradas do Alasca. Mas esse trecho é privilegiado. Vimos ursos pretos, bisões, carneiros, mooses, caribus, veados, coelhos e até lobo. Ande com a câmera preparada!

Muncho Lake: a estrada circunda o lago cor de jade. As paisagens são incríveis!
Watson Lake: fica em Yukon, no Canadá. Nessa cidade fica a Floresta das Placas, um lugar onde os viajantes prendem em alguns postes uma placa resumindo sua jornada. Hoje, a floresta conta com mais de 60.000 placas, de viajantes do mundo todo.

Whitehorse: é a capital de Yukon. É uma cidade agradável, com ciclovias e espaços para caminhadas. A cidade é bonita, mas quase passamos fome por lá, pois apesar de termos chegado num domingo, todos os restaurantes estavam fechados por não ser temporada.
Haines Junction: nesse trecho, a estrada beira o Kluane National Park, suas montanhas e lagos de espelho. Nesse parque nacional fica o Mount Logan, o pico mais alto do Canadá. Prepare-se para tirar muitas fotos!
Tok: a grande atração é ser a primeira cidade do Alasca com infraestrutura para o turista.
Fairbanks: final da Alaska Highway. Cidade com muitos atrativos, como podem ver nesse post.. Além disso, dela é possível ir conhecer as cidades do sul do Alasca (como Anchorage) e ir até o norte, pela Dalton Highway e cruzar o círculo polar ártico.

6 comentários:

  1. Acharam a minha placa em Watson Lake??? ehehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que a gente procurou? Lembramos de mostrando sua placa para nós, em Ubatuba. Se a gente tivesse encontrado, a gente colocava uma foto, claro!

      Excluir
  2. Demais! Amei o urso preto. Nunca vi um solto na natureza!!!
    Boa viagem!!!
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Claudia! A emoção de ver os ursos soltos, vivendo a vida deles foi o máximo! Um dos ápices dessa vivência no Alaska. Beijo e boas viagens para você também.

      Excluir
  3. Lindo.
    Em 1º de Maio de 2014, estarei indo de motocicleta. A intenção é chegar justamente à Fairbanks. Suas dicas já estão bem guardadas.
    Abração e parabéns !
    Serginho de Rio do Sul, SC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte, Serginho.
      Fairbanks é ótima.
      De Fairbanks, recomendamos esticar um pouquinho pra passar na linha do Círculo Polar Ártico !
      Abraços,
      Mauro e Marina

      Excluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...