segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Lençóis Maranhenses

Já estamos naVenezuela, mas faltam alguns destinos para deixar o diário "em ordem". Vamos ver se conseguimos correr nessas atualizações....


Conhecido pelas famosas dunas de areias brancas e suas lagoas de água cristalina, os Lençóis Maranhenses são o destino certo para quem deseja conhecer uma paisagem única. A impressão é de estar andando em outro planeta ou na lua. Caminhadas com dunas muitas vezes na altura do joelho e sol implacável exigem boas pernas e muita disposição para quem deseja conhecer suas belezas. Claro, água, protetor solar, chapéu de abas largas e repelente contra mosquitos são também indispensáveis!


O Jumbo pequenininho na imensidão branca

As dunas represam a água da chuva, fazendo com que as lagoas não sejam perenes. Portanto, para conhecer a beleza dos Lençóis em sua totalidade, vá nos meses de cheia. Os moradores da vila nos disseram que os melhores são junho, julho e agosto, quando as lagoas estão bem cheias.
Lagoa da Gaivota

Nós fomos em dezembro e infelizmente vimos apenas a Lagoa da Gaivota com um pouco de água. Mas ter ficado na pequena cidade de Santo Amaro do Maranhão valeu a viagem. Geralmente os turistas preferem a cidade de Barreirinhas como ponto de apoio para conhecer a região. Não fomos até Barreirinhas mas todos nos disseram que lá se encontra a melhor infraestrutura, com hotéis e restaurantes mais bacaninhas. Mas optamos por ficar em Santo Amaro porque: primeiro, nossos amigos de São Luís nos disseram que seria uma experiência mais autêntica e única e segundo, para fazer os passeios pelas lagoas é bem mais perto, e com isso mais barato.
Santo Amaro do Maranhão - praça principal

Não nos arrependemos nem um pouco. Apesar do acesso complicadíssimo devido a “estrada” de dunas com travessias de rios (só carros 4X4 com snorkel) o que encontramos foi uma cidade localizada muito perto das principais atrações e um povo simpático, que vive feliz em completa simbiose com o Rio Alegre. E foi isso que mais nos marcou na pequena cidade de Santo Amaro, uma cidade tranqüila e com pessoas bastante amigáveis.


A areia do rio subiu na altura do  filtro!

Não existe rede de água encanada, portanto os moradores usam o rio para tomar banho, lavar roupa e brincar. Todo dia, mulheres e crianças tomam o rumo do rio. Enquanto as mães lavam a roupa, a criançada brinca. Depois todos tomam banho (os adultos de roupa, claro) e pronto! Hora de voltar para casa!
Que delícia! Brincadeira no rio!!

Não dê trela para quem disser que não existe onde ficar decentemente ou o que comer. Lógico, não existe nenhum restaurante gourmet por lá, mas existem lugares limpos e honestos para se alimentar. Para ficar, escolhemos a ótima Solar das Gaivotas, que tem vista panorâmica para o Rio Alegre, além de quartos com ar condicionado e chuveiro quente. Ótima para recarregar as energias após um dia de passeios!


Entardecer no Rio Alegre

A idéia inicial não era ir com o Jumbo para lá. Íamos deixá-lo no Sangue (um ponto na estrada antes do acesso de 34km por dunas) e pegar um transporte para Santo Amaro numa das Bandeirantes que fazem esse percurso diariamente. Mas quando chegamos em Sangue, ficamos sabendo que a próxima lotação iria demorar cinco horas para partir, e assim decidimos ir com nosso carro mesmo. Atolamos e resgatamos outros carros. Esse trecho é bem ingrato.  Conseguimos atravessar o rio sem o snorkel, mas foi por pouco! Para nossos amigos amantes de aventura off road, nosso tracklog desse trecho já está disponível.


Usando nosso guincho no resgate de um atolado.


Esse é um lugar que pretendemos voltar na época de cheia. Os Lençóis Maranhenses são um local mágico!
Caminhando pras nuvens... demais!

Um comentário:

  1. Barreirinhas além dos lençois tem outras atrações, como o passeio pelo rio preguiças de bate vento, passeio de boia nas correntezas do rio, quadriciclo, caiaque, e claro, os lençois, e tem uma estrutura melhor.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...