domingo, 15 de janeiro de 2012

Seguro Saúde Internacional

            Entre outros preparativos da viagem, vocês já viram que nós nos preocupamos com a saúde. Além de vacinas e remédios, também fizemos seguro saúde internacional.
            Mais do que atentar aos seguros obrigatórios para alguns países* queremos nos prevenir para algum acidente ou doença que possa ocorrer durante a viagem.  E além disso, alguns países como EUA e Canadá não possuem sistema público de saúde com atendimento gratuito. Nesses lugares, se você não tiver seguro de saúde terá que pagar todos os custos como particular, o que é bem caro por lá. Assim, não é nem um pouco recomendado ir pra lá sem um seguro de saúde.
Última do Mauro:
RX no Maranhão depois de uma pancada no joelho.
Felizmente não foi nada
            Além da possibilidade de você ficar doente na viagem, acidentes pequenos e grandes acontecem nos lugares mais inusitados e quando menos esperamos. O Mauro, por exemplo, já rompeu os ligamentos do tornozelo descendo de um ônibus e ficou vários meses imobilizado. Pra ver como podemos marcar bobeira em qualquer lugar.
            Ah, mas meu cartão de crédito já inclui seguro. Bom, você que não é marinheiro de primeira viagem já sabe que os cartões anunciam muito mais do que oferecem. Veja muito bem as letras pequenas da apólice que normalmente as coisas não são tão fáceis assim. A maioria dos cartões, somente indicam médicos, dentistas, etc, sem cobrir os custos deles, que são seus. Alguns até te adiantam um dinheiro numa necessidade, mas você tem que pagá-los depois. Mas existem exceções, e recomendamos que você se arme de muita paciência para ligar à operadora de seu cartão e questionar qual sua cobertura, e tentar conseguir uma apólice. Outra questão é que você tem que comprar a passagem integralmente com o cartão de crédito. Quem está parcelando a passagem ou viajando com milhas pode ter problemas e não ser atendido.

            Em viagens internacionais, nós sempre contratamos seguro adicional, além do cartão de crédito. Já fizemos o seguro Top Travel, da AmEx . Que inclusive usamos quando parte de nossa bagagem foi extraviada e a que chegou estava danificada.
            Também já contratamos o seguro da Corus, que felizmente não usamos.
            Para esta viagem agora, pesquisamos muito e decidimos contratar o seguro da World Nomads. O custo é menor do que um seguro aqui no Brasil, e ele tem cobertura muito superior aos demais (US$ 5 milhões), ressarcimento de 100% das despesas, além de outras coberturas como bagagem, atraso de vôo, roubo de documentos, etc. Quem já usou aprova, mas esperamos não entrar nesse grupo. Veja abaixo uma calculadora online com o custo de seguro, que pode ser contratado online a qualquer momento, mesmo durante a viagem.


Travel Insurance.
Simple & Flexible.





















Policy type






            Num próximo post, nossa pesquisa sobre seguros de veículos.


*países participantes do Acordo de Schengen (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Itália, Islândia, Holanda, Portugal, Luxemburgo, Noruega e Suécia) solicitam seguro de até 30 mil Euros para despesas médicas. Além desses países, o seguro saúde também é obrigatório para quem vai aos EUA ou Canadá com visto de estudante.

4 comentários:

  1. Marina, a respeito de saude, aqui em Chicago, existe uma servico pulico, que se chama Cook County Hospital, hoje mudou de nome, mas e conhecido como Cook County, o servico e gratis. Caso vc nao ssabe mas no codigo de viena se vc teem visto para entrar em um pais, como turista eles sao obrigado a lhe dar servico medico, aqui em Chicago caso vc fique doente, primeiro eles te curam e depois vao falar em dinheiro, caso vc nao pode pagar eles enviam a conta para um departamento onde esta localizado o seu visto. Eu nao conheco nenhuma pessoa que ficou sem atendimento aqui em Chicago devido a falta de dinheiro, sendo assim nao se preocupe se ocupe. Lena

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela complementação da informação Lena! Adoramos quando nossos leitores ajudam com informações que possam auxiliar os outros numa viagem. Não sabiamos desse atendimento gratuito em Chicago. Com certeza outras cidades também tem algum tipo de atendimento gratuito. Mas isso é pra quem conhece bem o lugar, a regra é que nos EUA não tem atendimento médico gratuito. Nossa opção é pelo plano pois também passaremos por vários outros países e não sabemos a quantas anda a saúde nesses lugares (se melhor, pior ou igual ao Brasil), resolvemos fazer um seguro que nos atenda em todos os países por onde passarmos. Um grande beijo nosso e até breve! MM

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre contrato seguro médico. É aquele tipo de coisa que se você não precisar dá aquela pena de ter gasto $ com o que não usou, mas se precisar... É o dinheiro mais bem pago do mundo!

    Eu uso sempre o GTA.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor mesmo. É o tipo de coisa que paga-se para não usar, mas quando precisa... que falta que faz!
      um beijo e obrigada pela visita

      Excluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...