segunda-feira, 20 de junho de 2011

A saga da CNH

Dirigir é fácil, difícil é tirar a CNH
Para dirigir nos muitos países em que passaremos, é mais prudente termos a carteira de habilitação internacional, ou Permissão Internacional de Dirigir. Um documento fácil de tirar, direto no Detran de sua cidade, no Touring Clube ou até em sites de fora do país.
Só um pequeno detalhe: a habilitação internacional pode ter, no máximo, a mesma validade de sua carteira nacional. E a minha vence em setembro de 2012; no final, mas ainda durante a viagem. Quer dizer que mesmo sem a habilitação internacional eu teria que renovar a habilitação antecipadamente.
Beleza, sem problemas. O mesmo aconteceu com o passaporte, cartões de crédito, vistos, etc. Só ir até o órgão que emite o documento e pedir um novo. Só que, pra quem não sabe, o Detran ganha o concurso mundial de burocracia e antipatia no atendimento, e assim proliferam os despachantes e outros atravessadores que ganham com algo que o Estado deveria fazer. Mas não teria graça - e nem esse post - se fosse assim tão simples. Vamos lá:
Passo 1: Google – descobri que o Detran não permite a renovação antecipada da habilitação, a não ser em caso de “excepcionalidades envolvendo interesse legítimo do condutor”. Achamos que esse era o meu caso e dessa forma teria que entrar com uma solicitação no Detran.
Passo 2: Ciretran de Santos – já sabendo do esquema do Detran, vou com muita paciência procurar o guichê certo e ficar na fila. Explico meu caso e a informação é de que o Detran só permite a renovação da CNH 1 mês antes do vencimento, mas se quiser, posso solicitar uma exceção no Detran que emitiu a CNH, no meu caso em São Paulo capital.

Passo 3: seguimos para o Detran de São Paulo, onde minha habilitação foi expedida, já com todos os documentos necessários para renovar a habilitação, nas vias originais, cópia simples, mais autenticada em 9 vias e rubricadas pelo presidente do Senado de 1998, além de carregar uma grande dose de paciência.
                Após uma peregrinação no prédio pra encontrar o guichê certo, apresento meu caso e a simpatia que dormiu de calça jeans molhada pede para falar com o supervisor, que está na mesa atrás dela - Sr, nós não podemos renovar a CNH antecipadamente, mas falta muito tempo ainda pra você sair, volte novamente 2 meses antes de viajar. Nem preciso dizer que a segunda tentativa de convencimento foi tão frutífera quanto a primeira. Voltamos pra casa. Pelo menos passeamos de metrô.
Passo 4: Despachante – até aqui foi mais difícil do que pensava e vou precisar contar com a boa vontade do delegado do Detran. Melhor procurar um despachante, de preferência que tenha bons contatos dentro do Detran e que talvez facilite esse processo. Assim entramos em contato com o Despachante Cury, por telefone já que o Princesa fechou. A primeira informação foi que o Detran não fazia renovação antecipada, mas pela minha insistência, falaram que iriam verificar. Pediram cópia da minha CNH, que enviei escaneada por email no mesmo dia. Após 1 semana, liguei pra ter notícias. Pediram novo email pois o primeiro não chegou. Novo email, mais uma semana, estão verificando com o Detran. Mais uma semana e ainda não tiveram resposta. Quando liguei na 3ª semana me informaram que não tinha jeito, o Detran não faz renovação antecipada. Grrrrr !
Passo 5: Detran Santos – decidi tentar a renovação por minha conta no Ciretran de Santos – que é mais perto pra mim do que ir pra Sampa fazer isso. O primeiro passo seria transferir a CNH pra Santos e depois tentar a sorte em um processo pra renovação antecipada. Foi quando apareceu uma alma caridosa e atenciosa a quem agradeço muito, a Sheila, atendente do Ciretran. Expliquei pra ela meu caso, que iria transferir a CNH pra Santos, entrar com processo pra renovação antecipada e depois tirar a PID, quando:
                - mas então seria melhor você já fazer o exame médico agora. Porque o que vence é o exame médico, e fazendo um no momento da transferência, a CNH será reemitida já com validade de mais 5 anos. E depois é só pedir a PID que sairá com essa mesma validade.
                Hein ?! Como assim? Porquê ninguém me falou isso antes? Era só fazer qualquer alteração na CNH, alterar a categoria, transferência de cidade, etc e fazer também o exame médico.
                Peguei a lista de documentos e o procedimento pra agendar o horário pela internet no e-cnh SP. Não sei se a Sheila curtiu minhas costeletas ou eu é que estou zicado pra emitir essa CNH mesmo. Devido a um problema de sistema, não consegui fazer o agendamento pela internet, e tive que voltar mais 3 vezes no Ciretran pra resolver. No dia programado pra colher as informações biométricas: fotografia e digitais, fui lá mais 3 vezes, e entre elas fiz o exame médico e paguei a taxa de transferência.


Além da Sheila, as costeletas tem outras fãs
  Mas depois de muita paciência e gasolina, consegui dar entrada no processo de renovação. Dizem que daqui a 10 dias – úteis – ela estará reemitida com validade pra 2016. Depois é só tirar a PID.
Fala sério, Brasil! Dá prá complicar mais um pouquinho?
Aguarde os próximos capítulos dessa emocionante saga, em breve, aqui no nosso blog!

6 comentários:

  1. Também estou tentando antecipar a minha renovação pelo mesmo motivo. Estarei em outro país quando vencer e também quero tirar a PID. Liguei no Detran e eles me informaram que não seria possível. Resolvi buscar alguma informação na net e me deparei com este post. Uma luz no fim do túnel.Valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, por isso temos esse blog. Para compartilhar experiencias e facilitar a vida de pessoas enroladas pela burocracia brasileira.

      Excluir
  2. A burrocracia neztepaiz é tão grande que é mais fácil, neste caso, você "perder" a sua CNH e tirar uma segunda via. Daí como você precisará fazer o exame médico novamente, sai com a nova data de validade. Fala sério!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, voce acabou de dar mais uma ideia de como tirar uma nova CNH. Infelizmente, esse é o Brasil, cheio de pegadinhas. Gostei da sua ideia. Vou indicar!

      Excluir
  3. No site do poupatempo, está realmente escrito que a renovação só pode ser feita "a partir de 30 dias corridos antes do vencimento":

    http://domino.sp.gov.br/UG960162.NSF/WebServOutros1/02774AB0DE00EB7083257A80006A4082/?OpenDocument

    No entanto, há também uma outra entrada (exame médico na validade - DETRAN):

    http://domino.sp.gov.br/UG960162.NSF/WebServOutros1/7B18B71072DA2D3E83257A7E0051887A/?OpenDocument

    e aqui eles nao falam nada sobre o prazo de 30 dias, mas ainda tem informações sobre retirada do documento etc.

    Será que se fizer isso não é emitida uma nova CNH automaticamente? Seria mais simples que transferir a CNH etc.

    ResponderExcluir
  4. Olá, companheiro. Estava buscando por informações sobre renovação antecipada da CNH e achei o seu blog. Estou com os mesmos problemas. O processo realmente deu certo? Quanto tempo durou no total?

    Sei que está um pouco longe do seu post (1 ano de atraso), hehehe, mas estou em dúvidas mesmo..

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...