sábado, 26 de fevereiro de 2011

Segovia

                Algumas pessoas quando visitam Madrid, incluem passeios de bate e volta para alguma cidade medieval próxima. Nós visitamos Segovia, uma cidadezinha a 87 km de Madrid, que é muito bem cuidada e com muitos atrativos para serem visitados.

Cartão postal da cidade, o aqueduto romano.

Nós chegamos bem cedo na cidade, tão cedo que o comércio e centro de informação ao turista estavam fechados. Estava um dia lindo, mas bem frio e assim que chegamos nos enfiamos num café minúsculo para tomar um chocolate bem quente. Por sinal, minha primeira dica é: leve sempre um casaquinho pois essa cidade fica a mais de 1000m de altura e próxima a montanhas de picos nevados.

Vista da subida das escadarias.

                Aproveitamos que a cidade estava fechada, vazia e a ótima luz da manhã para tirar muitas fotos do aqueduto. O aqueduto é o cartão postal da cidade e fica na estação final do ônibus que chega da estação de trem. Construído há mais de dois mil anos pelos romanos, sofreu alguns incêndios e destruições em guerra, mas continua firme e forte. E super fotogênico.
Muito legal esse aqueduto!

Ao lado do aqueduto, há uma escadaria que te leva à parte alta da cidade, onde se encontram os outros pontos turísticos. Durante essa subida, fomos observando as paredes das casas e percebemos que quase todas as fachadas tinham desenhos texturizados quase como rendas, cada uma com um padrão diferente. Achamos isso muito legal e característico desse lugar – pelo menos nós só vimos isso lá.

Outro marco importante na cidade é o Alcázar, uma das residências preferidas dos monarcas na Idade Média. O Alcázar desempenhou papel importante na história da Espanha. Foi lá que a Princesa Isabel foi coroada rainha do reino de Castela e Leão e se casou com Fernando II de Aragão. Fizemos uma visita monitorada excelente e no final, subimos no alto da torre de onde se tem uma visão esplendorosa da cidade.
Na entrada do Alcázar.

A catedral de Santa Maria de Segóvia também tem um charme especial. Muito mística e elegante, sua construção externa possui elementos góticos e renascentistas. Existe a opção de visitá-la por dentro, mas nós não quisemos.
De longe, a catedral já causa impacto.


Detalhe das torres.

A cidade toda é um charme. As ruas são bem estreitinhas e a sensação é de estar passeando em outro tempo. Nesses passeios pelas ruelas, aproveite para experimentar as guloseimas que são fabricadas por lá. Tudo é muito gostoso!!! No almoço, aproveitamos para degustar as famosas judias (favas) muito macias e suculentas. Não provamos os leitões (cochinillos asados), mas esses também são considerados pratos típicos.

Feijões gigantes!!!

Devido sua história, encontramos muitas excursões. Inclusive de escolas de outros países, como os Estados Unidos. Mas apesar desse ruído adolescente em alguns lugares, a cidade não estava lotada de turistas e pudemos aproveitar o dia numa boa. Por sinal, Segovia é ótima para passear ao céu aberto, curtindo a arquitetura, sem pressa. A cidade é pequena e dá tempo para fazer tudo.
Essa é a vista de cima do Alcázar

É muito simples chegar lá. Na estação de metrô Chamartin, em Madrid, pegue um trem rápido para esse destino (a viagem demora uns 30 minutos). Assim que chegar a estação, existem ônibus tipo circular até o centro, distante 7 km. Custa centavos e você economiza boas pernadas. Esse ônibus te deixa em frente ao aqueduto romano, no miolo da cidade medieval. Agora anote essa dica que é a mais importante: assim que chegar na estação de trem, se sua intenção não for pernoitar na cidade, compre a passagem de volta. Nós não fizemos isso e levamos um baita susto pois havia pouquíssimas passagens para retornar e todas num horário bem mais tarde do que havíamos planejado. Com isso, tivemos que esperar uma hora a mais na estação mas pelo menos conseguimos voltar pra Madrid na data prevista.
O link abaixo tem informações sobre a malha viária da Espanha. É só preencher os dados solicitados e buscar, que aparecem os horários de partida e duração da viagem.

2 comentários:

  1. Olá! Vocês sabem como chegar à Sepulveda, que fica na região?

    Abçs!

    Juliana

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana! Nós descobrimos exatamente como chegar em Segóvia num quiosque de informações ao turista em Madrid. É um serviço público e gratuito, disponibilizado pela Prefeitura em vários pontos da cidade. Eles nos entregaram um papel escrito os horários dos trens saindo de Chamartin. Pelo que pesquisei rapidamente na internet, ônibus a partir de Segovia é uma opção. Boa sorte na sua pesquisa!
    Marina

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...